4 posturas que devemos corrigir

Mesmo que muitos cuidem da postura quando se está em frente ao computador, existem muitos outros que devem começar a fazê-lo, caso não queiram afetar a saúde geral do corpo 

Quando nascemos, sabemos de maneira instintiva quais são as posturas corretas. Assim, uma criança saudável do ponto de vista físico e emocional costuma caminhar, dormir e brincar nas posturas fisiologicamente apropriadas.

No entanto, a vida adulta e sedentária e os trabalhos forçados ou repetitivos nos levam a danificar nossa higiene postural.

O que é a higiene postural?

A higiene postural é um termo usado para se referir aos bons hábitos em nossa postura corporal ao realizar tarefas cotidianas, trabalhar, praticar esportes, etc. Não se trata de um assunto que deva ser considerado somente nos locais de trabalho, como em nossa vida no geral.

Sem percebermos, podemos adotar posturas pouco saudáveis que vão minguando nossa saúde. Na verdade, muitas deformações, danos irreversíveis, problemas na coluna vertebral, dores na coluna e outros problemas se relacionam diretamente com maus hábitos posturais.
É muito importante observar nossa forma de sentar e as posturas que adotamos ao estar de pé. Estas terão influência direta em nossa saúde e em nossa aparência. Neste sentido, a higiene postural nos permitirá ficar saudáveis e ativos por mais tempo.

Por outro lado, as posturas inadequadas podem limitar seriamente nossa qualidade de vida. Entre as posturas incorretas mais comuns e que devem ser corrigidas rapidamente estão as seguintes:

4 posturas que devemos corrigir

postura que devemos corrigir ao trabalhar

1. Má postura ao sentar

A mais comum é formar uma curvatura com a coluna colocando os ombros para frente. Pode parecer uma posição confortável, mas não é fisiologicamente correta.

No início, uma forma de saber se uma postura é incorreta é porque produz dor.

No entanto, quando o corpo se acostuma a uma postura incorreta, pode ser que nem sequer apareçam sinais do mal que está gerando. Outro erro muito comum ao sentar é apoiar todo o peso do corpo em um só lado. Nos apoiando principalmente em uma só perna.

Com relação a isso, está provado que qualquer postura na qual nosso corpo não se encontre em um balanço adequado de peso, será prejudicial para a saúde. Cada parte do corpo deve descansar em seu ponto de apoio natural sem sobrecarregar outro membro.

  • O ideal é que, ao sentar, o peso corporal se encontre em equilíbrio.
  • Para isso, ambas pernas devem se encontrar na mesma posição, tentando deixar a planta de ambos pés tocar completamente o chão.
  • A coluna deve estar em posição reta, mas relaxada, em um ângulo de 90 graus com as pernas.

2. Má postura para dormir

Posturas que devemos corrigir ao dormir

Este é um dos momentos na qual a postura correta é fundamental, já que se dormimos mal, não descansamos, teremos um dia ruim. Além disso, as posturas do sono vão se tornando um costume muito difícil de mudar.

  • As posturas ideais para dormir são de lado, preferivelmente com um travesseiro entre as pernas de forma que sua coluna permaneça alinhada.
  • Outra boa opção é dormir de barriga para cima, com um travesseiro por debaixo dos joelhos, de forma que a coluna e as articulações recebam o descanso ideal.

Neste caso não é bom cruzar as pernas. O correto é que cada membro esteja apoiado totalmente na cama e repouse sobre seu próprio peso, sem estar um sobre o outro.

Outra postura que não deveríamos adotar ao dormir é barriga para baixo, já que dessa forma os órgãos ficam muito pressionados, criando dificuldade para respirar. Além disso, os músculos do pescoço se contraem e se cria tensão.

3. Má postura ao levantar objetos

Homem corrigindo a postura da mulher

Na vida cotidiana, em um ou outro momento, nos vemos com a necessidade de levantar coisas do chão. O ruim é que a maioria move o corpo para frente, flexionando o tronco. Desta forma, podem aparecer hérnias na coluna, trazendo consigo muita dor.

  • O ideal é se colocar em frente ao objeto e dobrar os joelhos para se agachar e depois de pegar o objeto, contrair os músculos dos glúteos e do abdômen para voltar para a posição inicial, respirando profundamente.

Se não pudermos levantar o objeto na postura correta, é melhor não o levantar e pedir ajuda.

O que acontece quando levantamos o objeto com a coluna é que inicialmente parece mais simples, mas o sistema ósseo sofre por estar realizando um trabalho que deve ser feito em combinação com os músculos.

4. Má postura em frente ao computador

Este é um assunto delicado, pois representa uma das principais razões de desenvolver doenças ocupacionais e problemas de saúde associados à higiene postural e a lugares de ócio e trabalho pouco ergonômicos.

Se quando estivermos em frente ao computador, inclinamos repetidas vezes o corpo para frente e para trás buscando uma postura “confortável”, é provável que a cadeira não esteja na altura correta, ou não seja adequada.

  • O ideal é que a cadeira na qual trabalhamos seja regulada, de maneira que tenha uma altura onde a planta dos pés se apoie completamente no chão e que se forme um ângulo reto entre o quadril e os joelhos.

Da mesma forma, para que a postura seja completamente correta, a tela do computador deve se encontrar aproximadamente a um braço de distância do corpo, que pode ser vista na altura dos olhos.

Por outro lado, os pulsos devem descansar nas almofadinhas do mouse, para evitar problemas do túnel do carpo.

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