4 posturas que devemos corrigir

Mesmo que muitos cuidem da postura em frente ao computador, há muitas outras coisas que devemos considerar se não quisermos afetar a saúde geral do corpo 
4 posturas que devemos corrigir
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 dezembro, 2022

Quando nascemos, sabemos de maneira instintiva quais são as posturas corretas de um modo geral. Assim, uma criança saudável, do ponto de vista físico e emocional, costuma caminhar, dormir e brincar em posturas fisiologicamente apropriadas. Além disso, seus pais a corrigem quando necessário.

No entanto, a vida adulta e sedentária e os trabalhos forçados ou repetitivos nos levam a prejudicar nossa higiene postural. Você sabe do que se trata? Se a resposta for “não”, não se preocupe, falaremos sobre isso a seguir.

O que é a higiene postural?

A higiene postural é um termo usado para se referir aos bons hábitos ao realizar tarefas cotidianas, trabalhar, praticar esportes, fazer exercícios, etc. Não se trata de um assunto que deva ser considerado somente nos locais de trabalho, mas em nossa vida no geral.

Sem perceber, ao realizar qualquer movimento, podemos adotar posturas pouco saudáveis que vão minguando nossa saúde. Na verdade, muitas deformações, danos irreversíveis, problemas na coluna vertebral, dores na coluna e outros problemas se relacionam diretamente com maus hábitos posturais.
Por isso, é muito importante observar nossa forma de sentar e as posturas que adotamos ao ficar de pé e realizar diferentes tarefas (como levantar um objeto pesado, passar aspirador ou lavar a louça, etc.). Estas terão influência direta em nossa saúde e em nossa aparência. Neste sentido, a higiene postural nos permitirá ficar saudáveis e ativos por mais tempo.

Por outro lado, as posturas inadequadas podem limitar nossa qualidade de vida. Entre as posturas incorretas mais comuns e que devem ser corrigidas rapidamente estão as seguintes.

4 posturas que devemos corrigir

 

1. Má postura ao sentar

A mais comum é formar uma curvatura com a coluna colocando os ombros para frente. Pode parecer uma posição confortável, mas não é fisiologicamente correta.

No início, uma forma de saber se uma postura é incorreta é se ela provoca dor. No entanto, quando o corpo se acostuma a uma postura incorreta, pode ser que nem sequer apareçam sinais do mal que está acontecendo.

Outro erro muito comum ao sentar é apoiar todo o peso do corpo em apenas um lado. Nos apoiando principalmente em uma só perna. Com relação a isso, está provado que qualquer postura na qual nosso corpo não se encontre em um balanço adequado de peso, será prejudicial para a saúde.

Cada parte do corpo deve descansar em seu ponto de apoio natural sem sobrecarregar outro membro.

  • O ideal é que, ao sentar, o peso corporal se encontre em equilíbrio.
  • Para isso, ambas pernas devem se encontrar na mesma posição, tentando deixar a planta de ambos os pés tocar completamente o chão.
  • A coluna deve estar em posição reta, mas relaxada, em um ângulo de 90 graus.

2. Má postura ao dormir

 

Esse é um dos momentos na qual a postura correta é fundamental, já que, quando dormimos mal, não descansamos e temos um dia seguinte ruim. Além disso, as posturas do sono vão se tornando um costume muito difícil de mudar.

  • As posturas ideais para dormir são de lado, preferivelmente com um travesseiro entre as pernas de forma que sua coluna permaneça alinhada.
  • Outra boa opção é dormir de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos, de forma que a coluna e as articulações recebam o descanso ideal.
    • Nesse caso não é bom cruzar as pernas. O correto é que cada membro esteja apoiado totalmente na cama e repouse sobre seu próprio peso, sem estar um sobre o outro.

Uma postura que não deveríamos adotar ao dormir é barriga para baixo, já que dessa forma os órgãos ficam muito pressionados, criando dificuldade para respirar. Além disso, os músculos do pescoço se contraem e a tensão é criada.

3. Má postura ao levantar objetos

Higiene postural para levantar objetos

 

Na vida cotidiana, em um ou outro momento, nos vemos na necessidade de levantar coisas do chão. O ruim é que a maioria das pessoas move o corpo para frente, flexionando o tronco. Dessa forma, podem aparecer hérnias na coluna, trazendo consigo muita dor.

  • O ideal é se colocar em frente ao objeto e dobrar os joelhos para se agachar. Depois de pegar o objeto, deve-se contrair os músculos dos glúteos e do abdômen para voltar à posição inicial, respirando profundamente.

Se não pudermos levantar o objeto na postura correta, é melhor não o levantar e pedir ajuda.

O que acontece quando levantamos o objeto com a coluna é que inicialmente parece mais simples, mas o sistema ósseo sofre por estar realizando um trabalho que deve ser feito em combinação com os músculos.

4. Má postura em frente ao computador

A higiente postural e o trabalho
Mudanças de posição ajudam a proteger a coluna, mas sempre devem ser feitas de maneira confortável.

Esse é um assunto delicado, pois representa uma das principais razões de desenvolver doenças ocupacionais e problemas de saúde associados à higiene postural e a lugares de lazer e trabalho pouco ergonômicos.

Se quando estivermos em frente ao computador, inclinamos repetidas vezes o corpo para frente e para trás buscando uma postura “confortável”, é provável que a cadeira não esteja na altura correta ou que não seja adequada.

  • O ideal é que a cadeira na qual trabalhamos seja regulada, de maneira que tenha uma altura que permita apoiar a planta dos pés completamente no chão e que se forme um ângulo reto entre o quadril e os joelhos.

Da mesma forma, para que a postura seja completamente correta, a tela do computador deve se encontrar aproximadamente a um braço de distância do corpo e deve poder ser vista na altura dos olhos. Por outro lado, os pulsos devem descansar nas almofadinhas do mouse, para evitar problemas do túnel do carpo.

Agora você já tem as noções básicas para saber quais são as melhores posições em cada situação. Leve essas informações em consideração e você notará a diferença em seu corpo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Noll, M., Candotti, C. T., Da Rosa, B. N., Schoenell, M. C. W., Tiggemann, C. L., & Loss, J. F. (2013). Back Pain And The Postural And Behavioral Habits Of Students In The Municipal School Network Of Teutônia,Rio Grande Do Sul. Journal of Human Growth and Development. https://doi.org/10.7322/jhgd.61234
  • Robledo-Arranz, V. M. (2013). Cervicalgia mecánica y postura TT – Mechanical neck pain and posture. Eur. J. Ost. Clin. Rel. Res.
  • Mork, P. J., & Westgaard, R. H. (2009). Back posture and low back muscle activity in female computer workers: A field study. Clinical Biomechanics. https://doi.org/10.1016/j.clinbiomech.2008.11.001

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.