Benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

· 26 de janeiro de 2015
Ao dormir do lado esquerdo, favorecemos a saúde de nossos órgãos, já que facilitamos o seu trabalho. Entre outros benefícios, iremos melhorar nossa circulação e a digestão.

Você costuma dormir do lado esquerdo ou direito do corpo? Ou você é mais uma das pessoas que prefere dormir de barriga para cima? Especialistas advertem que o melhor lado para dormir é o esquerdo. A seguir, confira nosso artigo e descubra o motivo.

5 benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Pode ser que o título desse artigo o surpreenda. Talvez você seja uma pessoa que, até o momento, não havia parado para pensar no fato de que dormir em determinada posição pudesse ser mais ou menos benéfica para o corpo.

Mas, ao que parece, esse detalhe tem sim sua importância.

A verdade é que a medicina oriental já nos dizia há muito tempo que todos deveríamos dormir do lado esquerdo do corpo. Um estudo recente publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology demonstrou através de princípios simples por que isso é importante.

Nesse espaço, faremos um pequeno resumo desse estudo para que o coloquemos em prática. Temos certeza de que você sairá convencido.

1. Favorece a drenagem linfática

O doutor Doulliard explica que dormir do lado esquerdo é agir da forma natural. Essa parte é o lado dominante do sistema linfático.

Portanto, é por esse lado que ocorrem as drenagens, por onde a linfa transporta elementos importantes como as proteínas, glicose, metabolitos e elementos que devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e que devem ser conduzidos pela parte esquerda.

Portanto, lembre-se de que o primeiro princípio é precisamente devido ao nosso sistema linfático, que se beneficiará ao dormirmos desse lado.

Recomendamos a leitura: Ingrediente incrível para eliminar as impurezas de todo o seu corpo

2. Por razões anatômicas

Pode ser que agora você não se lembre, mas tanto o estômago quanto o pâncreas se situam do lado esquerdo do corpo. Se nos posicionarmos desse lado para dormir, favoreceremos uma melhor digestão.

Esse é um modo de canalizar melhor os sucos gástricos, também ajudando as enzimas pancreáticas a serem secretadas com maior facilidade.

Leia também: 5 remédios naturais para limpar o pâncreas

3. Para o bem-estar do coração

dormir

Surpreso? Provavelmente sim. Esse estudo nos explica que mais de 80% do coração se encontra do lado esquerdo do corpo e que, por meio do simples ato de dormir do lado esquerdo, favorecemos a saúde desse órgão de um modo simples e natural.

Além disso, como já mencionamos, o sistema linfático faz a drenagem mais facilmente nessa posição.

Outro ponto a considerar é que a aorta sai do coração, tomando uma forma arqueada para o lado esquerdo para chegar ao abdômen. Se dormirmos do lado esquerdo, o coração bombeará o sangue de forma mais simples e eficaz, impulsionando-o mais facilmente.

4. Você costuma cochilar depois do almoço?

Se você costuma cochilar um pouco depois do almoço, principalmente quando come muito, então não se esqueça de fazer isso optando sempre por se deitar sob seu lado esquerdo.

Dessa forma, você estará favorecendo a digestão e levantará mais relaxado, menos cansado e sem dor no estômago. Experimente e verá como essa soneca após almoço será ótima se você optar pelo lado esquerdo.

5. Pela saúde do baço

dormir do lado esquerdo

O baço também fica do lado esquerdo do corpo. Esse órgão também é parte básica do sistema linfático, necessário para filtrar o sangue e para executar uma ótima função linfática.

Se dormirmos do lado esquerdo do corpo, faremos com que nossos fluidos se dirijam até o baço de uma forma mais simples, favorecendo o sentido natural da gravidade em nosso corpo. A maior parte de nosso sistema linfático executa suas tarefas desse lado do corpo.

Logo, você já sabe, por uma questão de saúde é sempre mais recomendável dormir do lado esquerdo. Que tal experimentar essa noite?