Acupuntura para tratar a dor nas articulações

16 de julho de 2019
A acupuntura tem sido usada há várias décadas como uma terapia complementar para aliviar a dor nas articulações. Quais são seus benefícios? Descubra-os!

Você sabe como a acupuntura ajuda a tratar a dor nas articulações? A acupuntura é a base da medicina tradicional chinesa.

Ela tem sido praticada há milhares de anos como um tratamento complementar para promover o alívio de muitas doenças e patologias.

Os mecanismos responsáveis ​​pela ação terapêutica desse ramo da medicina alternativa ainda não são conhecidos, mas a acupuntura ainda é praticada no mundo ocidental.

Muitas pessoas recorrem a ela para melhorar sua qualidade de vida.

O que é a acupuntura? 

Apesar de não saber exatamente o mecanismo de ação da acupuntura, existem vários estudos que apoiam as alterações fisiológicas que surgem após o tratamento com essa terapia no alívio da dor, incluindo a dor articular.

A acupuntura é baseada em um conjunto de procedimentos que estimulam certos pontos anatômicos através do uso de várias técnicas. Destes, os mais conhecidos e cujos benefícios para a saúde têm sido estudados em maior profundidade, é que pequenas agulhas finas são estrategicamente inseridas na pele, a fim de aliviar a dor de certas patologias.

Talvez você esteja interessado em ler também: 6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

Dor nas articulações 

Dor no joelho

Mais de 70% das mulheres com mais de 35 anos sofrem dores nas articulações, de acordo com um estudo da International Osteoarthritis Foundation (OAFI). Este tipo de distúrbio afeta o sistema musculoesquelético e ataca as articulações, responsáveis ​​por proporcionar a mobilidade dos ossos do joelho, tornozelos, quadris ou punhos. Quando é muito intensa, a dor impede a realização de atividades básicas como caminhar, ou sentar em uma cadeira.

Por outro lado, a dor articular se apresenta como uma sensação de uma picada e rigidez aguda, o que limita os movimentos das articulações, como resultado da inflamação que é gerada na área afetada. Essa limitação interfere seriamente na qualidade de vida, dificultando as atividades, e as tarefas diárias.

Alguns dos sinais e sintomas da dor nas articulações são os seguintes:

  • Em primeiro lugar, inflamação, calor e vermelhidão da articulação.
  • Além disso, erupção cutânea, manchas violetas.
  • Também, pode-se sentir dor no peito, dificuldade respiratória.
  • Ademais, presença de dor abdominal.
  • Finalmente, febre, sudorese, ou arrepios.

Sem dúvida alguma, a osteoartrite (OA) é um dos principais tipos de dor nas articulações que causa incapacidade. É uma doença degenerativa onde a cartilagem se deteriora, deixando a articulação desprotegida. Os ossos se desgastam como resultado do atrito entre eles, causando dor intensa e rigidez na articulação.

Não perca ademais: 10 formas através das quais seu corpo manifesta a fibromialgia

A eficácia da acupuntura para tratar a dor nas articulações

Acupuntura na mão

A idade, o excesso de peso, e a herança genética são fatores que predispõem à osteoartrite. Às vezes, uma mudança no estilo de vida pode ajudar a melhorar os sintomas. No entanto, diferentes estudos mostraram a eficácia da acupuntura como terapia alternativa no tratamento da osteoartrite.

Uma avaliação sistemática coletada no banco de dados de saúde Cochrane mostrou que a acupuntura pode reduzir a dor. Também pode melhorar a função física em pacientes com diagnóstico de osteoartrite.

Para isso, os pacientes foram divididos em 2 grupos. Um grupo receberia tratamento com acupuntura, e o segundo grupo permaneceria como controle (não receberiam tratamento). Entre 8 e 26 semanas, os pacientes que haviam sido submetidos a tratamento com acupuntura relataram alívio da dor e melhoraram a função física em comparação com o grupo não tratado.

Dor nas articulações resultante do uso de medicamentos 

A dor articular também pode aparecer como um efeito colateral de certos medicamentos. Os inibidores de aromatase são usados ​​para o tratamento de pacientes com câncer de mama, ou no caso de mulheres na pós-menopausa com alto risco de desenvolvê-lo. Esse tratamento pode gerar dores articulares tão intensas que alguns pacientes até o abandonam.

Um estudo realizado pela rede de pesquisa científica SWOG (Southwest Oncology Group), mostrou que a acupuntura reduziu significativamente a dor nas articulações.

Os 226 pacientes de diferentes centros médicos incluídos no estudo foram divididos em 3 grupos:

  • Tratamento com acupuntura
  • Tratamento de simulação com acupuntura
  • Sem tratamento

Em resumo, após 12 semanas, os pacientes que receberam tratamento com acupuntura relataram alívio da dor, que também permaneceu por vários meses. Isto representa um avanço em relação ao uso alternativo de drogas opiáceas, e os efeitos indesejáveis ​​que delas derivam.

Conclusão 

Em conclusão, levando em conta esses resultados, embora sejam necessários mais estudos, a acupuntura não é eficaz apenas no tratamento da dor articular. Esta prática também teve seus efeitos benéficos no tratamento da fibromialgia ou doenças neurodegenerativas, como Parkinson.

É por isso que alguns profissionais de saúde sugerem a possibilidade de oferecer aos seus pacientes a acupuntura como terapia complementar ao tratamento de saúde básico.

  • Chou PC, Chu HY. Clinical Efficacy of Acupuncture on Rheumatoid Arthritis and Associated Mechanisms: A Systemic Review. Evid Based Complement Alternat Med. 2018;2018:8596918. Published 2018 Apr 12. doi:10.1155/2018/8596918
  • Manheimer E, Cheng K, Linde K, et al. Acupuncture for peripheral joint osteoarthritis. Cochrane Database Syst Rev. 2010: CD001977. doi: 10.1002/14651858.CD001977.pub2.
  • Crew KD, Capodice JL, Greenlee H, et al. Randomized, blinded, sham-controlled trial of acupuncture for the management of aromatase inhibitor-associated joint symptoms in women with early-stage breast cancer. Journal of Clinical Oncology. 2010, 28:1154-1160. doi: 10.1200/JCO.2009.23.4708. Epub 2010 Jan 25.
  • Inhibidores de la aromatasa para reducir el riesgo de cáncer de seno. American cancer society. 2017. https://www.cancer.org/es/cancer/cancer-de-seno/riesgos-y-prevencion/inhibidores-de-la-aromatasa-para-disminuir-el-riesgo-de-cancer-de-seno.html
  • Zhang Q, Yue J, Sun Z, Lu Y. Acupuncture for chronic knee pain: a protocol for an updated systematic review. BMJ Open. 2016;6(2):e008027. Published 2016 Feb 24. doi:10.1136/bmjopen-2015-008027
  • Manyanga T, Froese M, Zarychanski R, et al. Pain management with acupuncture in osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. BMC Complement Altern Med. 2014;14:312. Published 2014 Aug 23. doi:10.1186/1472-6882-14-312