Hábitos que auxiliam no tratamento da osteoartrite

Embora não exista uma cura definitiva para a osteoartrite, seguir alguns hábitos saudáveis ​​pode facilitar o controle de seus sintomas.
Hábitos que auxiliam no tratamento da osteoartrite

Última atualização: 01 Junho, 2021

A osteoartrite é uma doença crônica que compromete a saúde das articulações. Ela afeta com frequência pessoas com mais de 60 anos, mas pode ocorrer em adultos de qualquer idade. Embora não tenha cura, alguns hábitos podem prevenir sua progressão.

Atualmente, avanços importantes têm sido feitos em relação ao controle desta doença. Portanto, além de basear seu tratamento em medicamentos como analgésicos, você pode seguir outras recomendações para controlar seus sintomas.

Hábitos que auxiliam no tratamento da osteoartrite

A osteoartrite se desenvolve devido a danos progressivos nas articulações. Essa deterioração pode ocorrer com o tempo, seja devido ao processo de envelhecimento ou devido a lesões. Em qualquer caso, ela desencadeia sintomas como dor, rigidez e dificuldades para executar movimentos.

É uma doença que, em geral, produz uma deterioração na qualidade de vida da pessoa que a sofre, embora seu nível de gravidade possa variar em cada paciente. Assim, o tratamento da osteoartrite visa reduzir a progressão da doença e controlar os sintomas.

1. Fazer exercícios físicos

Conheça hábitos que auxiliam no tratamento da osteoartrite
É fundamental alongar antes de realizar exercícios físicos.

As dores que a osteoartrite produz diminuem a capacidade de realizar determinados exercícios. No entanto, não é recomendável se tornar uma pessoa inativa.

Um estudo publicado na revista Journal of Exercise, Sports and Orthopaedics confirma os benefícios da prática de atividades físicas. Entre outras vantagens, fazer exercícios físicos de baixo impacto regularmente permite fortalecer os músculos ao redor das articulações, o que contribui para a prevenção das complicações da doença.

Praticar alguma atividade física durante cerca de 20 a 30 minutos por dia ajuda a aliviar a rigidez e a prevenir crises de dor. Você pode praticar atividades leves, como caminhar, nadar, se alongar ou também realizar sessões de ioga ou tai chi.

2. Perder peso auxilia no tratamento da osteoartrite

Uma pesquisa publicada na revista Indian Journal of Medical Research em 2013 confirma que o sobrepeso e a obesidade são fatores que podem acelerar a deterioração das articulações em pacientes com osteoartrite.

Nesta mesma linha, um estudo publicado na revista Obesity Reviews indica que um peso saudável reduz a pressão nas articulações, ajudando a controlar os episódios de dor. Além disso, perder peso diminui o risco de sofrer outras complicações de saúde, como doenças cardiovasculares ou a síndrome metabólica.

3. Dormir bem

Às vezes, as dores causadas pela osteoartrite afetam a qualidade do sono. Apesar disso, é essencial tentar dormir bem diariamente, pois como sugere um estudo recente publicado pela revista Metabolism, o descanso é fundamental para reduzir o inchaço e a inflamação nas articulações. 

Se você estiver tendo problemas para dormir, procure seguir os seguintes conselhos:

  • Garanta um ambiente confortável no seu quarto.
  • Evite usar seu quarto para trabalhar.
  • Evite utilizar dispositivos que distraiam, como computadores, telefones ou tablets, antes de dormir.
  • Consuma alimentos que promovam o sono.
  • Coma um jantar saudável e de baixa caloria.
  • Tome infusões relaxantes, como chá de maracujá ou valeriana.

4. Tomar infusões naturais

A osteoartrite é uma doença que compromete a saúde das articulações. Embora não tenha cura, alguns hábitos podem prevenir sua progressão
Embora não tenham respaldo científico, muitas infusões podem ser úteis para melhorar os sintomas da osteoartrite.

As infusões medicinais não substituem o tratamento farmacológico prescrito pelo médico. No entanto, de acordo com estudo publicado na revista Rheumatology, seu consumo pode ser benéfico no tratamento da osteoartrite. Algumas opções recomendadas por suas propriedades anti-inflamatórias são as seguintes:

  • Infusão de gengibre: de acordo com um estudo publicado na revista Arthritis and Rheumatism, essa bebida tem efeitos moderados que ajudam a reduzir os sintomas da osteoartrite.
  • Chá verde: uma pesquisa in vitro dos efeitos anti-inflamatórios do chá verde publicado na revista Journal of Advanced Pharmaceutical Technology & Research em 2012 confirmou a propriedade anti-inflamatória dessa infusão.
  • Chá de cúrcuma: um estudo publicado na revista Phytomedicine destaca a propriedade anti-inflamatória da cúrcuma.

5. Aplicar calor e frio

A terapia com calor e frio pode contribuir para o tratamento da osteoartrite. Isso é confirmado por um estudo de 2003 que analisa as possibilidades da termoterapia para o tratamento dessa condição.

O calor contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Graças a isso, o transporte de nutrientes para os tecidos afetados é facilitado. Além disso, o calor produz um efeito calmante que diminui a rigidez.

O frio, por sua vez, restringe os vasos sanguíneos e reduz o inchaço e a dor. Por esse motivo, é uma boa opção para complementar o efeito do calor.

Como realizar essa terapia?

  • Para começar, aplique calor com uma bolsa de água quente ou uma almofada térmica. Se você não tiver nenhuma dessas opções, umedeça uma toalha com água quente (tenha cuidado para não se queimar) e aplique-a por 20 minutos na região afetada.
  • Se você preferir aplicar frio, envolva vários cubos de gelo com um pano ou um saco plástico e aplique por 20 minutos.

Evite aplicar gelo diretamente sobre a pele, pois pode ser prejudicial. Ao aplicar calor, certifique-se de que a temperatura seja suportável.

Considerações finais sobre a osteoartrite

A osteoartrite é uma condição crônica que pode se agravar sem um tratamento oportuno. Por esse motivo, é essencial se atentar aos sintomas e realizar exames médicos quando houver suspeita da doença.

A combinação de medicamentos e bons hábitos torna o prognóstico mais positivo. Assim, ambos se tornam essenciais para lidar da melhor forma com a doença e evitar que ela progrida. 

Pode interessar a você...
7 dicas para prevenir a osteoartrite
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 dicas para prevenir a osteoartrite

Quer saber como prevenir a osteoartrite mudando alguns hábitos de vida? Não perca as recomendações que listamos neste artigo.