Chás relaxantes que te ajudarão a dormir

· 2 de maio de 2014
Existem medicamentos para eliminar a ansiedade e estimular o sono, mas também é verdade que algumas infusões de determinadas plantas podem nos ajudar a dormir e descansar melhor e naturalmente.

Apresentaremos, neste artigo, cinco bons exemplos de chás relaxantes que te ajudarão a harmonizar o sono com facilidade e dormir mais profundamente.

Hoje em dia, problemas como a ansiedade, o estresse e a insônia são muito frequentes devido ao estilo de vida que levamos, as responsabilidades dentro de casa, no trabalho e outros fatores.

5 chás relaxantes que te ajudarão a dormir

1. Chá de Passiflora (Flor de Maracujá)

O chá de Passiflora é um excelente remédio natural que combate a ansiedade, ajuda a eliminar o estresse e atua como um sedativo leve. Por isso, a infusão de passiflora te ajudará a dormir melhor.

É uma flor bastante comum, que pode ser encontrada em muitas lojas  de produtos naturais.

Algumas pessoas dizem que o sabor da Passiflora não é muito agradável. Mas isso pode ser solucionado ao adicionar um pouco de mel ou suco de fruta concentrado à infusão.

2. Chá de Camomila

É um dos remédios naturais mais conhecidos para os problemas de insônia. Pode-se encontrar em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais e tem um sabor muito agradável.

Você também pode usar as bolsinhas de chá na banheira para conseguir um banho de camomila delicioso e relaxante.

Leia também: Camomila e outros remédios para a digestão

chás relaxantes

3. Chá de Valeriana

O chá de Valeriana foi popularizado como um remédio muito eficaz contra a insônia. Vários estudos científicos mostraram resultados promissores, ainda que o fator pelo qual a valeriana ajuda a conciliar o sono não esteja muito claro.

Hoje em dia, é fácil encontrar a valeriana em supermercados, herbanários ou na internet. A infusão de valeriana tem melhor efeito sobre a insônia quando consumida durante um determinado período de tempo.

Por isso, é um tratamento ideal para problemas de insônia crônicos. 

Leia também: Você sabia que existem diferentes tipos de insônia?

4. Chá de Tilo

Este é outro dos famosos remédios naturais com efeito relaxante e tranquilizante. Este produto está à venda em quase todos os supermercados e em todas as lojas de produtos naturais.

Tome uma xícara de chá de tilo na hora de dormir e você vai relaxar graças ao seu efeito vasodilatador. Dessa forma, você poderá cair no sono mais rapidamente.

Se uma xícara não bastar, você pode tomar até quatro xícaras por dia, distribuídas em diferente horas do dia. Mas não supere esta dose porque o excesso de tilo pode ter um efeito tóxico.

5. Chá de Kava

O chá de Kava tem sido objeto de muitos estudos científicos em que foram provados seus efeitos ansiolíticos. É um produto seguro, totalmente natural e não produz dependência.

Para preparar a infusão, é importante conseguir kava de boa qualidade, ou seja, pura porque o que se encontra em algumas lojas ou supermercados pode não ser suficientemente concentrado para obter o efeito desejado.

Por eliminar a ansiedade, o chá de kava é um bom aliado na hora de dormir.

Por fim, lembre-se de que se você tem problemas para dormir que persistem mesmo depois de ter tentado técnicas diferentes ou remédios naturais como esses chás relaxantes, você deve consultar seu médico.