8 dicas de como dormir bem na gravidez

30 de julho de 2018
As mudanças físicas e emocionais que ocorrem no período da gestação podem causar muitas dificuldades para dormir bem. É essencial implementar práticas saudáveis ​​para alcançar o sono.

As grandes mudanças provocadas pela gravidez no organismo podem interferir na qualidade do sono. Embora nos primeiros meses a fadiga tome conta do corpo, chega um momento em que fica muito difícil dormir bem na gravidez durante a noite.

De fato, à medida que a gravidez progride, aparecem sintomas e características que favorecem os distúrbios do sono: a barriga cresce, o desconforto digestivo aumenta e centenas de dúvidas surgem, que podem ser acompanhadas de ansiedade.

Como dormir bem na gravidez? Há muitas mulheres grávidas que anseiam pela resposta para essa pergunta. Por esse motivo, reunimos uma série de dicas que podem ser úteis para conseguir um bom descanso.

Por que é tão difícil dormir bem na gravidez?

Antes de conhecer os métodos para melhorar o sono na gravidez, vamos rever algumas das razões para a insônia neste estágio. Embora em cada caso a mulher possa ser afetada por um ou mais fatores, em geral esta é uma resposta das alterações hormonais, físicas e emocionais.

Dormir bem na gravidez

  • Aumento do estrogênio e progesterona
  • Necessidade constante de urinar à noite
  • Redução dos níveis de melatonina
  • Aumento do volume e peso da barriga
  • Ansiedade e preocupações sobre o parto
  • Movimentos excessivos do bebê
  • Sentir tontura quando deitada de costas
  • Cãibras e formigamento nas extremidades
  • Aumento da azia e refluxo ácido
  • Frequência cardíaca acelerada
  • Dores nas costas

As melhores dicas para dormir bem na gravidez

Implementar medidas para dormir bem na gravidez é crucial tanto para ter uma boa energia quanto para desfrutar de boas condições físicas e mentais. Embora seja normal ter problemas de sono nesta fase, é essencial encontrar uma maneira de conseguir um descanso ideal.

1. Regular o horário de sono

Conforme a gravidez avança, o corpo exige mais horas de sono. Portanto, a partir dos primeiros meses, é aconselhável seguir um horário regular de sono, com o qual as necessidades de descanso sejam atendidas.

Mulher acordando pela manhã

2. Consuma um jantar leve

Nenhuma mulher grávida deve evitar o jantar, é claro. No entanto, os pratos consumidos a esta hora do dia devem ser leves e livres de alimentos irritantesO consumo de frituras, gorduras e alimentos condimentados pode causar refluxo ácido e desconfortos noturnos.

3. Ingestão moderada de líquidos

Um dos impedimentos para dormir bem na gravidez é a necessidade recorrente de ir ao banheiro. Por isso, o ideal é moderar o consumo de líquidos depois das quatro da tarde. Como foi exposto acima, o corpo pode eliminar fluidos antes de ir para a cama.

4. Evite a cafeína

Café, chocolate e outros produtos com cafeína e compostos estimulantes podem colocar o cérebro em estado de alerta, impedindo o descanso. Portanto, para evitar a insônia, esses alimentos devem ser evitados a partir da tarde.

Leia também: Como decorar o quarto para descansar melhor?

5. Faça atividade física

A gravidez não deve ser um impedimento para a atividade física. Na verdade, sua prática pode ajudá-la a descansar melhor à noite, principalmente quando for realizada logo cedo. É aconselhável implementar uma rotina de atividades adequadas para mulheres grávidas ou fazer uma caminhada de cerca de 30 minutos.

Ioga na gravidez

6. Implemente técnicas de relaxamento

Os exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento, como a ioga, podem ajudar a reduzir as tensões e ansiedades que afetam o sono durante a gravidez. Outras práticas saudáveis ​​podem ser um banho com água morna ou uma sessão de aromaterapia.

7. Use compressas quentes

A aplicação de compressas quentes é uma medida simples e eficaz para acalmar as dores nas costas que geralmente afetam os problemas do sono. É melhor usá-las logo antes de ir para a cama, para que seu efeito relaxante a ajude a dormir melhor.

Não perca: Exercícios simples para a dor nas costas

8. Dormir do lado esquerdo

Se os problemas do sono estiverem relacionados ao desconforto da postura na hora de dormir, é melhor tentar dormir de lado, descansando no lado esquerdo. Esta posição ajuda a melhorar a circulação e faz com que o sangue flua melhor para o feto.

Além disso, reduz o inchaço dos pés e ajuda a descansar mais facilmente quando a barriga aumenta de tamanho. Embora dormir de costas pareça mais confortável, é menos recomendável porque pode aumentar a dor nas costas.

Lembre-se de que é normal ter várias noites de insônia durante a gravidez. Tente não se desesperar. Embora no começo haja muitas dificuldades, pouco a pouco você conseguirá alcançar uma rotina saudável para descansar bem.

Recomendados para você