Ainda que possamos levar algum tempo, graças à meditação e a ioga podemos aprender a relativizar nossos problemas e conseguir fazer com que a depressão seja uma doença menos devastadora.
A depressão continua sendo o grande mal de nossos tempos, uma doença que temos que enfrentar com todas as nossas forças.
O grande problema surge quando estamos dispostos a isso mas nos faltam forças. Porque este é um dos sintomas da depressão: a falta de ânimo para fazer qualquer coisa.
Não falamos mais daqueles prazeres que agora se transformaram em algo que já não fazem sentir nada. Mudamos tanto? Não, tudo é produto da depressão.
Já pensou em complementar seu tratamento com uma terapia natural? Já pensou em experimentar a ioga?
A ioga, um excelente tratamento natural
Talvez muitos possam pensar que com a ioga chegou a solução da depressão, mas não é assim. Exatamente como os fármacos, a ioga é uma ajuda, mas não a solução definitiva.
São diversos os estudos que afirmam tudo isso. Por exemplo, em um estudo publicado no Indian Journal of Psychiatry foram explicados os seguintes benefícios da ioga contra a depressão:
Ajuda a reduzir os quadros de ansiedade e estresse.
Permite que sejamos mais conscientes de nosso estado de ânimo.
Permite gerenciar as emoções de maneira eficaz.
Seremos mais fortes psicologicamente para enfrentar diferentes situações.
Estes são apenas alguns dos benefícios que a ioga pode nos proporcionar e tudo isso em sessões curtas, de 15 minutos até no máximo 45 minutos.
Qualquer um que tenha assistido pelo menos uma vez a uma aula de ioga talvez tenha percebido o estado de relaxamento mental e físico no qual se encontra a pessoa que acaba de praticar esta atividade .
A ioga pode ser usada para tratar diversas doenças mas, principalmente, para aquelas que afetam o bem estar físico e mental.
A depressão não é só um estado mental, mas também se manifesta fisicamente. Enxaquecas, dores de barriga, palpitações. Tudo isso pode ser causado pela depressão.
Praticar ioga permite lidar com todos os problemas respiratórios e digestivos que estão alertando de que algo não está bem no corpo.
Não é nada mais do que uma chamada de atenção de que existe um problema que deve ser solucionado.
Mas, além de tudo isso, a ioga permitirá sair de casa, interagir com o resto do mundo, ao invés de se fechar e alimentar mais a depressão.
Relacionar-se com os outros, fazer algo diferente, trabalhar o corpo, relaxar e aliviar a mente será o melhor remédio para combater a terrível depressão que está te perseguindo.
Melhora o estado de humor
Quando a depressão aparece, tudo se torna escuro, pessimista. Mas, não é a primeira vez que mencionamos que o mundo é da maneira como quisermos vê-lo.
Se está triste, tudo parecerá negativo e acreditará que tudo de ruim acontecerá. A ioga permitirá ser consciente de que em suas mãos está o poder de mudar tudo isso.
Aprenderá a ler as emoções e será mais consciente do que sente. Somente aproximando-se dos sentimentos será possível começar a lidar com aqueles que são mais negativos.
A ioga, às vezes, é combinada com pequenas doses de meditação, o que, sem dúvida, faz com que esta prática seja ainda mais efetiva.
Nunca participou de uma aula de ioga? Acredita que não é para você? Para pessoas com ansiedade, estresse, problemas não resolvidos e depressão, dentre outros, essa atividade é ideal!
Uma prática milenar que permite ganhar flexibilidade, equilíbrio não só físico como também mental, força de vontade. A ioga ajudará a conhecer a si mesmo e a se tratar por dentro.
Acorde de sua depressão fazendo algo novo, diferente e que, sem dúvida, será muito positivo. A depressão irá puxá-lo para trás, mas não é você o protagonista?
Por fim, não deixe que ela tome as rédeas da sua vida!
de Azevedo Klumb Steffens, R., da Silveira Viana, M., de Liz, C. M., Brandt, R., Bevilacqua, G., & Andrade, A. (2013). Efeito da prática conjunta da caminhada e yoga no sono, depressão e qualidade de vida em pacientes com síndrome da fibromialgia. ConScientiae Saúde, 12(3).
Baptista, M. R., & Dantas, E. H. M. (2002). Yoga no controle do stress. Fitness & Performance Journal, 1(1), 12-20.
Vorkapic, C. F., & Rangé, B. (2011). Os benefícios do yoga nos transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 7(1), 50-54.
Umadevi, P., Ramachandra, S. V., Philip, M., & Gangadhar, B. N. (2013). Effect of yoga therapy on anxiety and depressive symptoms and quality-of-life among caregivers of in-patients with neurological disorders at a tertiary care center in India: A randomized controlled trial. Indian journal of psychiatry, 55(Suppl 3), S385.
Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos. Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o…
Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de…
O herpes genital é um vírus que atinge o organismo através do contato. Dentre os seus sintomas encontramos pequenas feridas ou bolhas que causam coceira e dor na região íntima. Este vírus é muito contagioso e deve ser tratado o…
Não poder respirar bem afeta nossa vida diária e nos faz sentir cansados. Se a isso somarmos outros sintomas como febre, dor de cabeça e secreção nasal, o incômodo pode até mesmo nos deixar na cama devido à fraqueza que…
As verrugas não são, em geral, um grave problema de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um dermatologista para verificar quaisquer alterações na nossa pele. A desvantagem é que elas são muito desagradáveis e, além disso, em alguns casos, podem ser…