Acupuntura: quais são seus benefícios para a saúde?

· 23 de maio de 2018
Apesar de não ter respaldo científico, a acupuntura é uma terapia alternativa que procura nos ajudar a restabelecer o fluxo de energia de nosso corpo por meio do uso de agulhas.

A acupuntura foi usada como terapia energética. Sua origem remonta à Antiga China, onde foi usada para desbloquear a energia do corpo.

O fluxo de energia no corpo é importante devido ao fato de que previne doenças e ajuda o metabolismo. A história da acupuntura data do ano 2500 a.C., praticamente do início da humanidade.

As primeiras agulhas usadas para este método medicinal foram feitas de pedras, e eram usadas pelos imperadores da China Antiga.

Com o passar dos anos foram sendo usados mais métodos e foram descobertos mais usos para melhorar a saúde e as deficiências em diferentes áreas. Assim, esta terapia pode nos ajudar a aliviar doenças:

  • Respiratórias
  • Gastrointestinais
  • Neurológicas
  • Oculares
  • Musculoesqueléticas
  • Dérmicas
  • Controle de peso

Como a acuputura funciona?

Acupuntura na mão

Diz-se que as endorfinas são duzentas vezes mais potentes do que a morfina no momento de aliviar a dor.

Por esta razão, busca-se uma região para estimular e liberar hormônios naturais que permitem o alívio da dor. Também ajuda a melhorar a circulação, aliviar a inflamação e reduzir os espasmos musculares.

O que se procura é localizar as agulhas nos pontos-chave para o desenvolvimento do fluxo de energia. A acupuntura também favorece a produção de hormônios que permitirão ter uma evolução melhor no momento de curar e prevenir doenças.

  • As agulhas fazem com que se produza uma dor surda ou outra sensação no músculo.
  • Assim são enviados impulsos ao sistema nervoso central, conseguindo fazer com que gere endorfinas e neurotransmissores que ajudam a bloquear a mensagem de dor.

Contribuições da acupuntura para a saúde

A acupuntura, por ser uma terapia alternativa, carece de estudos científicos que avaliem seus resultados. Porém, desde que começou-se a usar a acupuntura como especialidade, foi reduzida a taxa de problemas crônicos e circulatórios.

  • Ela ajuda as pessoas a melhorar a circulação de energia no corpo pela estimulação do sistema nervoso.
  • As agulhas são inseridas em pontos-chave para enviar sinais e liberar hormônios que ajudam na solução de problemas corporais.
  • Também vem acompanhada de terapias alimentares para melhorar o desempenho e ajudar a pessoa a adotar hábitos melhores.

Acupuntura para a depressão

Mulher respirando profundamente

A depressão é considerada um transtorno do tipo afetivo. Consegue tirar a emoção ou a vontade de fazer qualquer atividade.

Alguns depoimentos explicam que, devido ao fato de que a acupuntura restabelece o fluxo vital de energia, ajuda a restabelecer o equilíbrio do organismo. Por isso, é muito eficaz para recuperar o equilíbrio psíquico.

Ainda, graças ao fluxo adequado da energia no corpo, melhoramos o rendimento na sexualidade e minimizamos os sintomas de estresse que sofremos diariamente.

Acupuntura para a ansiedade

A acupuntura funciona de forma imediata e diminui os ataques prolongados de ansiedade. Ajuda a equilibrar a mente do paciente da mesma forma que a ioga.

  • Essa disciplina da Medicina Tradicional Chinesa reduz a ansiedade, visto que a mesma não é considerada um transtorno do cérebro, mas sim um mau funcionamento dos principais órgãos.
  • A vantagem de usar este método é que, ao não usar substâncias químicas que afetem o sistema imunológico, não há efeitos colaterais.

Cabe esclarecer que a acupuntura deve ser aplicada por um especialista, já que é uma terapia que requer precisão para obter os resultados desejados.

Acupuntura para emagrecer

Perder medidas no corpo

Muitos rumores asseguram que os tratamentos de acupuntura para perder peso são incríveis. Porém, o certo é que há muitos lugares que oferecem resultados que são praticamente impossíveis.

Não podemos deixar passar que todo processo aplicado com acupuntura tem um desenvolvimento que deve ser estudado antes de ser aplicado no paciente.

Há casos em que pacientes que se submetem a estes tratamentos melhoram sua vida em aspectos positivos; tudo isso é graças ao fato de que a acupuntura ajuda a melhorar os sistemas de energia no corpo.

Portanto, o funcionamento do organismo melhora e aumenta a queima de gorduras. Por isso, as pessoas submetidas ao tratamento desfrutam de um estilo de vida melhor.

Últimas considerações

A terapia alternativa como tal não tem estudos científicos que validem seu resultado, portanto, não é recomendada por um médico. Por isso, a responsabilidade recai sobre o paciente.

Este artigo foi feito com a finalidade de tornar conhecida a informação sobre outras terapias existentes, e para que o leitor saiba que pode diferenciá-la dos tratamentos médicos validados por estudos científicos.

Todo tratamento de medicina alternativa pode ser eficiente sempre e quando for aplicado por um especialista.

Também depende do cuidado que você tem com seu corpo e dos hábitos saudáveis que mantém para isso. Faça mais exercícios e evite os alimentos ricos em gordura, visto que os mesmos podem dificultar a circulação.