Os melhores exercícios de alongamento que ajudarão você a perder peso 

O alongamento não só ajuda a prevenir dores musculares, mas também é uma ótima maneira de complementar os exercícios para perder peso.

Última atualização: 09 Fevereiro, 2021

Você sabia que existem alguns exercícios de alongamento que ajudarão você a perder peso? Embora muitos não saibam disso, o alongamento pode contribuir para a redução de calorias. Tudo depende dos exercícios que são realizados.

Hoje vamos descobrir alguns dos mais eficazes e as variantes que possuem. No entanto, é recomendado que sejam acompanhados de algum exercício de cardio, como correr ou caminhar, para que a perda de peso seja muito mais eficaz. O que acha de experimentá-los?

Para começar, não há estudos que comprovem que apenas o alongamento pode deixar o corpo mais magro. Porém, se você alongar ao mesmo tempo em que faz alguns exercícios ou atividades físicas, isso contribuirá para a redução das calorias ingeridas, portanto, você pode perder peso.

Uma investigação realizada em 2007 constatou que o alongamento é uma prática comum entre atletas, técnicos e esportistas quando o assunto é treinamento de força. São recomendados para evitar lesões e dores musculares, ou até mesmo para melhorar o desempenho dos músculos.

Vamos saber mais sobre esses alongamentos!

Exercícios de alongamento: as panturrilhas 

O primeiro dos exercícios de alongamento que podem ajudá-lo a perder peso é alongar as panturrilhas. É fundamental, acima de tudo, evitar cãibras. Há uma grande variedade de opções para fazer esse alongamento. Alguns deles são os seguintes:

  • Dê um passo à frente. vamos dar um grande passo, mantendo os pés apoiados no chão e as costas retas. Vamos flexionar a perna da frente, fazendo a panturrilha se esticar. Não levantaremos o calcanhar em nenhum momento: caso contrário, o alongamento será perdido.
  • Pé flexionado. Sentados e com as pernas esticadas, colocaremos os pés flexionados, ou seja, em vez de apontados, puxaremos o pé em direção à perna até que ela esteja na posição vertical. Vamos notar como a panturrilha se alonga.

Alongar as costas 

Este é outro alongamento que pode ajudá-lo a perder peso. Para isso, também existem várias opções. Vejamos alguns dos mais eficazes:

  • A cobra: essa postura é realizada de barriga para baixo, colocando as mãos ao nível do peito, e levantando o tronco enquanto esticamos os braços e olhamos para o teto. Vamos tentar abaixar a pélvis no chão e manter os ombros relaxados.
  • Postura da vaca e do gato: colocando-nos em quatro apoios, com os ombros relaxados, levaremos as costas para cima, contraindo os glúteos. Depois, faremos o oposto. Vamos levantar a cabeça e as nádegas, e empurrá-las para fora.

Leia: Rotina de alongamentos de 8 minutos para aliviar a dor nas costas

Alongar as pernas 

É um tipo de alongamento que tem a ver com as pernas. Nesse caso, você também verá algumas opções que te ajudarão muito no objetivo de perder peso:

  • Meia torção: sentamos no chão com as pernas esticadas. Vamos dobrar uma delas e cruzá-la sobre a outra, enquanto torcemos o nosso corpo. Podemos ajudar com a mão a pressionar o joelho da perna flexionada.
  • Deslocamento lateral: em pé, vamos esticar uma das pernas para um lado enquanto flexionamos a outra. Esta deve estar em um ângulo de 90 graus. Devemos garantir que o pé da perna esticada esteja totalmente apoiado no chão.
  • Quadríceps: vamos nos levantar e segurar um pé com a mão, levando-o ao glúteo. Quando nos aproximamos mais do glúteo, notamos um alongamento maior.

Veja também: 9 exercícios que você pode fazer pelas manhãs em 9 minutos para ficar em forma

Alongar os braços

O último alongamento será feito nos braços. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Tríceps: de pé, vamos esticar os braços para cima e dobrar o cotovelo de um deles. Posteriormente, seguraremos com a mão do braço oposto e puxaremos delicadamente o cotovelo em direção à cabeça. Faremos o mesmo com o outro cotovelo.
  • Alongamento global do braço: esse alongamento consiste em entrelaçar as mãos enquanto os braços permanecem esticados. Vamos levá-los primeiro para cima, depois para frente e, finalmente, vamos entrelaçar as mãos atrás das costas e esticaremos os braços.

Para concluir, uma investigação realizada em 2004 mostrou que é aconselhável combinar toda a atividade física com uma boa alimentação. Isso trará melhores resultados, diminuirá as chances de doenças e otimizará a qualidade de vida.

Na mesma linha, esses alongamentos podem ser realizados para aumentar a perda de peso após o treinamento ou atividades como caminhadas. Eles funcionam como um suplemento, não como uma forma de fazer exercícios em um só lugar.

Leve em consideração!

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