Exercícios faciais para amenizar as rugas

· 11 de setembro de 2014
Para que estes exercícios sejam mais eficazes aplique um creme hidratante antes de começar. Recomendamos repeti-los pela manhã e antes de ir dormir.

É muito importante aprender e praticar diariamente alguns exercícios que podem ajudar a atrasar os sinais de envelhecimento, principalmente por amenizar as rugas, em diferentes partes do rosto.

Em geral, nos preocupamos em exercitar o corpo para mantê-lo tonificado e saudável. Porém, também devemos fazer o mesmo com o rosto.

O rosto é o lugar que mais rapidamente mostra os efeitos que o passar do tempo causa. Por isso, é imprescindível manter constância nos cuidados que esta parte do corpo necessita.

O primordial é manter uma dieta saudável, na qual não faltem as frutas, as verduras e água o suficiente. Da mesma maneira, devemos manter alguns bons e saudáveis hábitos de vida.

Esses são, por exemplo: praticar exercícios moderados, dormir bem, evitar o consumo de álcool e evitar as situações que provoquem estresse.

Existem muitos tratamentos no mercado para acabar com as rugas, os quais – sem dúvida – são muito efetivos, mas também são muito caros.

Por esta razão, neste artigo, recomendaremos algumas rotinas de exercícios faciais. Eles são igualmente efetivos para amenizar as rugas do rosto e que, além do mais, não custam nada.

Só temos que dedicar alguns minutos por dia para realizá-los e pronto. Facílimo! Confira.

Exercícios faciais para amenizar as rugas e tonificar o rosto

Amenizar as rugas

exercícios para amenizar as rugas

Parada de frente a um espelho e depois de ter tomado banho, procure mover todos os músculos do rosto pelo menos durante dez minutos. Se for possível, estes exercícios podem ser feitos antes de ir dormir.

Leia também: O significado das rugas faciais e como preveni-las

Tonificar e fortalecer as pálpebras

Você deve elevar o olhar o mais alto que seja possível, depois para a direita e para a esquerda. Devem ser realizadas quatro séries de vinte repetições cada uma, descansando dois minutos entre cada série.

Manter as bochechas e as maçãs do rosto tonificadas

tonifique as bochechas para amenizar as rugas

Um exercício bem simples é fechar com força a boca e soprar de maneira que ela se encha de ar e se infle. Além disso, faça movimentos com a língua da direita para a esquerda. Realize três séries de quinze ou vinte repetições.

Manter os lábios saudáveis e bonitos

Abra a boca tanto quanto possível e, em seguida, cubra os dentes com os lábios, mantenha esta posição enquanto conta até dez.

Em seguida muito lentamente feche a boca. Relaxe os músculos antes voltar a começar. Faça umas cinco repetições.

Corrigir os pés-de-galinha

correção dos pés de galinha para amenizar as rugas

Com a ponta dos dedos esfregue e pressione as rugas realizando movimentos para cima e para baixo.

E não perca: Qual é o significado dos pés de galinha e como preveni-los?

Lembre-se

As massagens faciais apresentam os mesmos resultados, já que atuam sobre os tecidos, ajudando a corrigir os danos causados na pele.

Assim, estas massagens podem ser feitas realizando alongamentos nos lugares que, com maior frequência, as rugas se apresentam.

Além disso, elas podem ser feitas durante dez minutos pela manhã ou pela tarde, se for possível podem ser auxiliadas com algumas gotas de óleo de amêndoas doce, o que além do mais, irá ajudar a hidratar e umedecer a pele.

Em suma, antes de realizar qualquer destes exercícios faciais é muito importante aplicar um creme em todo o rosto para estimular e preparar a pele, desta maneira, os exercícios que forem realizados serão muito mais efetivos.

Souza, S. L. G., Braganholo, L. P., Ávila, A. C. M., & Ferreira, A. S. (2007). Recursos Fisioterapêuticos Utilizados no Tratamento do Envelhecimento Facial. Revista Fafibe.