Qual é o significado dos pés de galinha e como preveni-los?

· 9 de janeiro de 2018
Os pés de galinha podem ser um sinal que nosso fígado nos envia para nos indicar que devemos desintoxicá-lo. Se melhoramos este órgão, também conseguimos avanços contra estas marcas nos olhos.

Você sabe qual é o significado dos pés de galinha? Eles não são apenas uma questão estética que preocupa muitas pessoas que sentem que lhes confere um aspecto mais envelhecido.

Também indicam como nosso fígado está funcionando. Por este motivo, podemos preveni-los de forma natural e, ao mesmo tempo, melhorar nossa saúde.

Descubra neste artigo o verdadeiro significado dos pés de galinha e como preveni-los de forma simples, efetiva e natural, sem recorrer a tratamentos de beleza caros.

O que são e qual é o significado dos pés de galinha?

Os pés de galinha são as rugas horizontais que aparecem na borda externa dos olhos, em direção às têmporas, e que se acentuam quando sorrimos ou rimos.

Ainda que seja uma marca de expressão, o fato de sejam mais evidentes em algumas pessoas do que outras está relacionado ao funcionamento do fígado.

Os pés de galinha muito marcados, principalmente quando estão presentes desde cedo, como a partir dos 20 anos, indicam uma fraqueza na função hepática.

A que se deve a fraqueza hepática?

Saúde hepática

Há muitos fatores que podem prejudicar o funcionamento de nosso fígado e, como consequência, favorecer o surgimento de pés de galinha:

  • Uma alimentação desequilibrada, com excesso de frituras e gorduras de baixa qualidade (produtos de panificadora, margarina, embutidos, laticínios, etc.), açúcares, adoçantes artificiais e farinhas refinadas.As carnes e os laticínios deveriam ser consumidos com moderação.
  • Aditivos alimentares, presentes em grande quantidade em alimentos não orgânicos.
  • Determinados medicamentos.
  • Hábitos tóxicos como consumo de álcool ou de cigarro.
  • Emoções negativas, especialmente o ódio ou a raiva.
  • Estresse.
  • Poluição ambiental.

Como melhorar a função do fígado?

O fígado é um órgão que desempenha funções relacionadas com o metabolismo, o sistema imunológico e a depuração do sangue.

Ainda que sofra as consequências de muitos fatores que nos influenciam de forma direta todos os dias, também tem a surpreendente capacidade de se regenerar.

Por este motivo, com alguns remédios e técnicas naturais podemos melhorar sua atividade e prevenir ou reduzir os pés de galinha.

Aplicação de calor

 

Cuidar do fígado

O fígado é um órgão que tende a se esfriar quando enfraquece, por isso podemos aplicar-lhe calor de forma local para melhorar sua função.

Podemos fazer isso de diferentes formas:

  • Almofadas elétricas;
  • Bolsa de água quente;
  • Toalha úmida quente, com uma toalha seca por cima.

Aplicaremos durante meia hora todos os dias antes de deitar, já que pode nos fazer sentir cansados.

Enema de café

Quando fazemos enemas de café aumentamos a atividade da enzima GGT (gamma-glutamil-transferase ou transpeptidase).

Esta é imprescindível para ter um fígado saudável. Assim, facilitaremos a expulsão da bile e depuraremos o organismo.

Os enemas são feitos com café orgânico torrado e em pó, e podem ser aplicados uma ou duas vezes por semana.

Plantas medicinais

Chá de camomila

As plantas medicinais amargas favorecem o fígado e melhoram a digestão.

Deste modo, por meio de infusões podemos regular e melhorar a função hepática sem efeitos colaterais, para prevenir também o surgimento dos pés de galinha.

Podemos tomar todas as noites uma infusão à base de plantas medicinais benéficas para o fígado:

  • Cardo mariano
  • Absinto
  • Boldo
  • Alcachofra
  • Dente de leão

Podemos adoçá-las com estévia e potencializar ainda mais seus efeitos com um pouco de suco de limão.

Suplementos à base de aminoácidos

Uma das maneiras mais cômodas de depurar o fígado consiste em tomar suplementos à base de plantas, nutrientes e outros remédios benéficos para o funcionamento deste órgão.

Uma das opções são os aminoácidos, em particular os seguintes:

  • L-Arginina
  • L-Ornitina
  • L-Citrulina

Nota: ainda que os aminoácidos potencializem a função do fígado, não devem ser consumidos em casos de cirrose.

Sucos e vitaminas verdes

Os vegetais de cor verde têm a virtude de regenerar o fígado. Por este motivo, uma maneira de consumir mais estes alimentos em seu estado cru, que é como conservam melhor suas propriedades, é por meio de sucos verdes.

Nestas bebidas combinamos frutas como a maçã, o morango ou a banana com vegetais de folha verde como o espinafre, a acelga, as folhas de beterraba ou a rúcula.

O resultado é uma vitamina muito nutritiva e depurativa de um sabor delicioso e surpreendente.

Podemos tomar estas vitaminas verdes todas as manhãs no café da manhã, e inclusive combiná-las com outros ingredientes a nosso gosto: bebidas vegetais, oleaginosas, sementes, cacau, etc.

Você já conhecia este significado dos pés de galinha? Agora que sabe o que eles querem nos indicar, mude seus hábitos para favorecer sua saúde hepática.