Nutrientes e cuidados com a boca

· 25 de setembro de 2013
Alguns alimentos tem o poder de melhorar a saúde de nossa boca, conservar os dentes e manter nossa gengiva saudável, proporcionando um sorriso mais que perfeito. Tratam-se daqueles que contém cálcio, vitamina C e o aminoácido lisina.

Consumir alimentos que contenham estas substâncias, na dose correta, pode resultar num sorriso bonito e numa boca saudável; ajudando no fortalecimento dos dentes e na composição do tecido da gengiva. 

Para os dentes, muito cálcio

O cálcio é muito importante durante a gravidez para a formação óssea do feto. Durante a vida adulta, ele é responsável pelo fortalecimento dos ossos e dos dentes.

Consumir uma dose diária de 1200 mg, que equivale a quatro copos de leite ou quatro copos de iogurte, resulta no fortalecimento dos dentes. A vitamina D também pode ser encontrada, por exemplo, no salmão, bacalhau e arenque.

O chá-verde no combate a gengivite

Se você está com algum problema na gengiva, como inflamação e sangramento, o chá-verde preparado por infusão poderá te ajudar. Sua ação deve-se a catequina, que inibe as metaloproteínas da matriz, enzimas responsáveis pela erosão da dentina.

Leia também: 5 remédios para aliviar infecções na gengiva

O chá-verde colabora para a saúde da boca

Gengivas fortes com vitamina C

Outra eficiente substância para a saúde da gengiva é a vitamina C, que ativa a produção de colágeno pelo corpo humano. O colágeno é um importante amigo da gengiva, ossos e dentes.

Vitamina C no combate ao câncer de boca

Outra ação da vitamina C é reduzir pela metade a chance de câncer na boca. Recomenda-se consumir uma dose diária de 60 mg do nutriente.

Caso queria ingerir um copo de suco de laranja (duas laranjas correspondem a uma dose diária) deve consumir o suco assim que estiver pronto, porque a vitamina C em contato prolongado com o ar perde todo seu potencial nutritivo.

Vitamina C no combate ao câncer de boca

Aftas na berlinda

Sabe-se que a formação de aftas está diretamente ligada a um sistema imunológico fraco. Pode significar também carência de vitamina B2. Sua ausência no organismo provoca ferimentos nos lábios e na língua. Para ingerir vitamina B2 coma carnes, ovos e derivados do leite.

Leia também: Os 5 melhores leites vegetais

Vitamina B2 para saúde da boca

Ricos em lisina

Carnes, ovos e derivados do leite contêm também lisina, um aminoácido poderoso no combate as aftas provocadas pelo vírus da herpes. O aminoácido lisina também facilita a absorção do cálcio.

Evite certos alimentos para manter a saúde da boca

Veja que refrigerantes, limão, abacaxi e vinagre em demasia são prejudiciais à dentina e ao esmalte dos dentes. Com a corrosão provocada por estes alimentos consumidos em excesso os dentes ficam mais sensíveis a ingestão de alimentos frios.

Alerta a saúde da boca: cuidado com inimigo açúcar

Todo mundo sabe que açúcar em demasia provoca cáries. A fermentação das bactérias do açúcar é a responsável pela proliferação das cáries, principalmente a sacarose. Se ficar muito tempo na boca sem a limpeza adequada, ele potencializa os riscos de aparecimentos de cáries. Então, escove o dentes sempre que comer algum doce.

Imagem oferecida por: Rávila Ducas e suhibtelfah.

BRASIL. Ministério da Saúde. (2008). Saúde Bucal. Cadernos de Atenção Básica, no 17. https://doi.org/10.1029/97JD00906.