Esgotamento matinal: causas e remédios

28 de maio de 2014
Um bom café da manhã pode nos ajudar a superar o esgotamento e nos oferece energia para enfrentar o dia. Não se esqueça de incluir frutas e fibras.

Isso já aconteceu com você? Levantar pela manhã e se sentir cansado de tal forma que até mesmo seu ânimo é afetado, sem vontade de começar seu dia? É claro que ter descansado bem pela noite é indispensável, mas o esgotamento matinal nem sempre se deve a esta causa. Quer saber por quê?

Quando sabemos que dormimos o suficiente, mas nos levantamos cansados, sabemos que não é normal. Devemos estar cientes disso.

Segundo alguns especialistas, o esgotamento matinal frequente é um sintoma de algumas doenças e, portanto, algo que deve ser conversado com um médico.

Explicaremos a seguir quais podem ser as causas.

Esgotamento matinal: sintomas

huellas-del-cansancio

  • Possíveis tonturas ao levantar da cama.
  • Sensação de boca seca.
  • Dor muscular difusa.
  • Mal-estar gastrointestinal.
  • Calafrios.
  • Baixa pressão pela manhã (hipotensão).
  • Secura nos olhos.
  • Cansaço extremo que vai melhorando à medida que avança a manhã.

Possíveis causas do esgotamento matinal

O cansaço matinal prolongado não é uma doença em si, mas um sinal de que algo não está funcionando bem em nosso corpo.

Somos incapazes de nos recuperar e não temos a energia suficiente para cumprir as nossas obrigações.

Todos sabemos que o fato de não dormirmos o suficiente, geralmente, é a causa mais comum, mas nos aprofundaremos em outros aspectos que podem nos trazer mais consequências para a saúde.

É importante também relacioná-lo com as seguintes informações que vamos assinalar. O esgotamento matinal deve ser persistente, isto é, ocorrer, ao menos, durante duas semanas seguidas.

Leia também: Cansaço emocional: como recuperar sua energia

1. Problemas cardíacos

Corazon-cuidado

Os médicos geralmente comentam que as primeiras horas da manhã são as mais perigosas.

Geralmente falam bastante da chamada síncope por queda da pressão arterial, que ocorre devido à diminuição da irrigação cerebral.

Por isso, deve-se estar atento. Se este esgotamento matinal se repete diariamente e você nota que sente enjoos e falta de energia, não hesite em procurar um médico.

2. Problemas hormonais: hipotiroidismo

Hipotiroidismo

Quando sofremos de hipotiroidismo, apresentamos um déficit de hormônios tiroides que altera o funcionamento de nosso organismo.

Esta falta de hormônios faz com que o nosso metabolismo funcione mais lentamente e que, por isso, o nosso rendimento baixe.

Nos sentimos cansados e apáticos e é normal que durante as manhãs esta sensação de esgotamento seja mais evidente.

Também pode gostar de 5 tratamentos para a tiroide que pode fazer em casa

3. Problemas emocionais

Depresion-simple

Os especialistas costumam dizer que o modo com o qual enfrentamos as nossas manhãs é o reflexo de nossa saúde física e emocional.

Neste momento, em que temos diante de nós o dia inteiro; o trabalho, a atenção aos filhos, cumprir com obrigações, etc.

Se o nosso estado de ânimo não estiver em seu nível de excelência, qualquer esforço se tornará uma imensa montanha.

As depressões costumam ocorrer com dores musculares, com cansaço extremo, com apatia e com tristeza generalizada. Assim, um dos momentos mais cruciais é, sem dúvida, pela manhã, ao amanhecer.

4. Nutrição incorreta, dietas extremas

dietas-extremas

Devemos ter cuidado com as dietas, porque, às vezes, planejamos seguir um regime muito restrito, que acaba gerando uma disfunção nutricional muito grave.

Podem ocorrer grandes desajustes metabólicos, capazes de produzir desde desmaios, transtornos hidreletrolíticos, de sódio e potássio.

Daí podem derivar em problemas no coração, arritmias e até paradas cardíacas. Temos que ficar atentos a isso.

Combatendo o esgotamento matinal

desayuno

  • Em primeiro lugar, caso sinta o esgotamento matinal durante ao menos duas semanas, é necessário procurar um médico. Pode se tratar de alguma doença anteriormente assinalada: problema cardíaco, hipotensão, arritmias, etc.
  • Cuide de sua saúde emocional: se ao levantar, você sente que não tem vontade de enfrentar sua jornada e que gostaria de ficar na cama o dia inteiro, pergunte-se o motivo. Enfrente seus problemas e busque apoio emocional em sua família e amigos. Anime-se com o novo dia que se inicia. A tranquilidade e a felicidade são as maiores energias que existem para combater o cansaço.
  • Cuidado com as dietas que você faz. Cuidado para que não faltem nutrientes, que seja uma dieta variada na qual você esteja sempre bem hidratado.

Mais dicas

  • Nunca se esqueça do café da manhã. Este é um dos momentos mais importantes do dia, e mediante o qual obterá energia suficiente para combater o cansaço. Inclua frutas e fibras. Troque o leite de vaca por algum leite vegetal. A maçã com casca, os morangos ou os mirtilos e as nozes também nos fornecem energias e melhoram nosso estado de ânimo.
  • Arrume as coisas que precisa à noite, para quando você se levantar pela manhã esteja com tudo pronto e basta apenas sentar para tomar seu café com tranquilidade.
  • Tome infusões de ginseng ou gengibre ao menos três vezes pela semana em seu café da manhã. Eles proporcionam vitalidade, energia e fortalecem nosso estado físico.
  • Tenha uma rotina em sua vida, coma sempre nos mesmos horários, descanse oito horas por dia, tenha um momento para você, caminhe e permita-se tomar um pouco de sol. E, como dito anteriormente, ante qualquer sintoma fora do normal, procure um médico.