Conheça tratamentos caseiros para a dor ciática

Conheça alguns remédios naturais para amenizar a dor ciática. Não perca!
Conheça tratamentos caseiros para a dor ciática

Última atualização: 15 março, 2019

A dor ciática é caracterizada por uma espécie de queimação, que pode ir desde o fundo das costas, afetando as nádegas, parte de trás ou da frente da coxa até o pé.

Ela é causada pela compressão do nervo ciático devido a uma alteração na coluna lombar ou devido a uma predisposição à doença devido a forma do músculo piriforme.

Sintomas da dor ciática

Os sintomas característicos da dor ciática são:

Sensação de ardência, queimação ou dormência que começa no fundo das costas e pode afetar também todo o trajeto do nervo ciático, que vai do final da coluna até o pé.

Alguns pacientes se queixam por que a dor vai e vem, e algumas vezes pode ser incapacitante, fazendo com que o indivíduo não consiga levantar, sentar ou caminhar. Em caso de dor ciática, um ortopedista deve ser procurado.

Causas

As causas da dor ciática estão relacionadas a compressão do nervo ciático, que pode ocorre através de:

  • Traumatismo, como pancadas ou acidentes automobilísticos;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Envelhecimento;
  • Má postura;

Ao realizar trabalhos que exigem levantamento de cargas pesadas, ou permanecer muito tempo sentado ou de pé. A dor ciática geralmente surge de forma repentina e geralmente desaparece espontaneamente.

Manifesta-se na região do fundo das costa ou na parte posterior de uma ou de ambas as pernas, descendo em direção à panturrilha.

Tratamento caseiro para a dor ciática

Eucalipto

Um bom remédio caseiro para aliviar a dor ciática é aplicar uma compressa morna de folhas de eucalipto.

Cozinhe de 5 a 10 folhas de eucalipto. Quando estiverem amolecidas, utilize-as como cataplasma sobre a área afetada pela dor (onde a dor tiver início).

Para manter o calor das folhas por mais tempo, coloque uma toalha morna por cima das folhas e por cima da toalha, um saco plástico.

Esse cataplasma também pode ser feito com alfazema ou artemísia. Repita o mesmo processo durante as crises dolorosas diariamente com duração de no mínimo 20 minutos.

Alho e raiz-forte

O alho rico em antioxidantes, ao ser ingerido cru, estimula a circulação sanguínea, alivia dores e ajuda a manter o corpo aquecido. Isso ajudará a relaxar durante surtos de dor ciática.

Esmague pelo menos dois dentes em meia xícara de leite de búfala morno e consuma duas vezes ao dia por sete dias.

Outra cura natural eficaz contra a dor ciática é a raiz-forte; esmague metade de um rábano de forma a produzir uma colher de sopa de pasta.

Aplique-a uniformemente na região dolorida e cubra-a com um tecido como cataplasma. Remova após pelo menos uma hora para aliviar as dores.

Sucos e água

Beba diariamente pelo menos 300 ml de suco feito com folhas de aipo e batata. É possível também acrescentar os sucos de cenoura e raiz de beterraba para aumentar a força e a energia; o chá de folha de aipo também é útil para aliviar a dor ciática.

Para um tratamento caseiro eficaz, tome suco ou chá de folhas de sabugueiro, que auxiliam no relaxamento muscular e reduzem a dor.

Além disso, você pode tomar banhos alternados de água quente e fria ou aplicar alternadamente compressas quentes e frias para melhorar a circulação sanguínea e aliviar as dores.

Pode interessar a você...
5 maneiras de fazer compressas para aliviar a dor ciática
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 maneiras de fazer compressas para aliviar a dor ciática

As dores geradas pela ciática são muito fortes, por isso existem diferentes tratamentos químicos. No entanto, as compressas são uma das melhores al...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.