Como eliminar as toxinas do cólon com linhaça?

24 de abril de 2015
Além de limpar o intestino, as sementes de linhaça reduzem o risco de câncer.

Nos últimos anos, as sementes de linho (também conhecidas como linhaça) tornaram-se muito populares, já que seus nutrientes e ácidos graxos ômega 3 são importantes para a saúde.

Estas sementes são compostas em 40%  por fibra dietética, das quais um terço são fibras solúveis e o resto fibras insolúveis.

A fibra solúvel é a encarregada de capturar as toxinas, enquanto que as insolúveis são aquelas que estimulam a eliminação dos resíduos.

O consumo das sementes de linhaça favorece a limpeza do cólon e o restabelecimento das funções intestinais. Suas fibras, ácidos graxos poli-insaturados e fitoquímicos, como os lignanos, fazem deste alimento um poderoso aliado à saúde do cólon. Visto que, além de ajudar a eliminar as toxinas, também contribuem para seu correto funcionamento.

Benefícios da linhaça para limpar o cólon naturalmente

linhaça moida

  • O consumo de linhaça tem um efeito laxante suave que promove a digestão e ajuda a direcionar os resíduos alimentícios com facilidade para, em seguida, proceder com a eliminação.
  • As propriedades da linhaça promovem o trânsito intestinal que, em muitos casos, é bastante lento e provoca problemas de prisão de ventre crônica.
  • A prisão de ventre é um problema de saúde que pode causar muitas complicações às pessoas que a padecem. Essas pessoas acumulam uma grande quantidade de resíduos em seu organismo, que podem gerar outros problemas à saúde. Nesse sentido, o consumo frequente de linhaça pode ser um dos melhores aliados, pois suas propriedades laxantes umedecem as fezes endurecidas; estimulando assim a evacuação.
  • O consumo de sementes de linhaça tem uma ação desintoxicante para o organismo, pois ajuda a eliminar as substâncias tóxicas, assim como combate os incômodos gases intestinais.
  • Por seu alto conteúdo de fibra, ácidos graxos e sua ação limpadora, a linhaça é um grande aliado para tratar problemas digestivos.
  • Diminui os efeitos da gastrite, desinflama hemorroidas, regenera a flora intestinal do aparelho digestivo, elimina os divertículos e melhora o movimento intestinal.
  • As propriedades da linhaça também ajudam aquelas pessoas que sofrem com o cólon irritado, já que diminuem seus sintomas; além disso, evita que a pessoa sofra ao realizar atividades diárias.

Leia mais: Fatores que causam a prisão de ventre

Como utilizar a linhaça para limpar o cólon naturalmente?

  • Para aproveitar todos os seus benefícios, o ideal é utilizar a linhaça com casca. Pelo fato de que possui mais fibras, tanto solúveis quanto insolúveis; o que proporcionará mais benefícios no processo de limpeza do cólon.
  • Para poder consumir facilmente a linhaça, moa com casca, a fim de obter uma farinha muito fina; que pode ser consumida sem complicações.
  • Evite consumir a semente inteira, já que é mais difícil digeri-la.
  • Uma fez feita a farinha, consuma duas colheres diárias, seja diretamente ou dissolvidas em um copo de água ou suco.
  • Além disso, para facilitar seu consumo, também pode deixar a farinha da linhaça de molho e beber duas horas depois.
  • Outra boa opção é imergir as sementes em água e, posteriormente, triturá-las com a água.

Saiba mais: Alimentos ricos em fibras que ajudam a emagrecer

Quando devemos suspender a limpeza do cólon com a ajuda da linhaça?

colon irritado

O tempo de aplicação do tratamento de linhaça para a limpeza do cólon é indefinido e dependerá da situação de cada pessoa.

Primeiramente, deve-se levar em conta o estado da inflamação do cólon e a quantidade de toxinas que este acumulou.

O ideal é que o consumo frequente ajude a combater a prisão de ventre; permitindo assim que o intestino volte à normalidade de defecar de duas a três vezes ao dia.

Logo após notar os resultados, pode-se suspender o consumo da semente. Contudo, não há problema se continuar consumindo-a como um hábito diário saudável.

Conselhos que devemos levar em consideração

  • Lembre-se que este tratamento natural pode ser muito efetivo sempre e quando for feito com regularidade.
  • Consuma alimentos ricos em fibra como, por exemplo, cereais integrais, frutas e verduras. Dessa maneira, modificará a dieta e eliminará aqueles alimentos que causam dano ao organismo.
  • Adote um estilo de vida mais saudável como, por exemplo, dormir bem, fazer exercícios físicos, comer devagar, beber bastante água durante todo o dia, entre outros.
  • da Silva, C. P., da Silva Ponciano, C., de Araújo, M. G. G., Pontes, E. D. S., de Lima Moura, R., de Oliveira, N. D., … & Viera, V. B. (2018). os Benefícios do Consumo da Linhaça e sua Relação na Prevenção do Câncer: uma Revisão. International Journal of Nutrology11(S 01), Trab597.
  • Silva, F. G. D. (2016). Capacidade antioxidante de hidrolisados proteicos e compostos fenólicos da linhaça (Linum usitatissimum L.) e moduladora da atividade inflamatória em modelo experimental de colite= Antioxidant capacity of protein hydrolysates and phenolic compounds of flaxseed (Linum usitatissimum L.) and its modulatory effects on experimental colitis.
  • Lopes, F. S., Martins, D. S., Oliveira, J. S., Nóbrega, A. L., & Junior, V. M. P. (2015). Efeitos de farelo alimentar fibroso produzido a partir da linhaça em indivíduos com constipação intestinal. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável10(1), 213-217.