Como melhorar a gastrite crônica com remédios caseiros?

· 20 de novembro de 2013
Se estivermos sofrendo de gastrite, não devemos passar longos períodos sem comer. Devemos manter horários fixos para as refeições e comer frutas ou sucos entre elas.

A gastrite crônica pode ser causada por uma infinidade de motivos, dentre eles, o estresse ou o consumo regular de medicamentos, como a aspirina, ou tomar muito café, bebidas alcoólicas ou consumir alimentos muito picantes.

A gastrite é uma inflamação do estômago e causa sintomas como a perda de apetite, acidez frequente, dor de estômago e vômitos.

Caso você apresente algum desses sintomas, o melhor a fazer é experimentar os remédios caseiros que indicaremos a seguir.

Quais alimentos podemos consumir com a gastrite crônica?

Quando sofremos de gastrite, são necessários alguns cuidados com os alimentos que consumimos, visto que existem alguns que podem prejudicar e agravar a doença.

A primeira coisa a considerar é que devemos nos alimentar muito bem, para obtermos os nutrientes necessários e melhorarmos a nossa qualidade de vida, além de tratarmos e evitarmos o vômito e a acidez.

Desse modo, comer frutas frescas é muito importante para quem sofre de gastrite; a mais saudável e recomendada é o mamão, além do gengibre. Beba, também, água de coco, chá de regaliz, e o consumo de pelo menos 8 copos de água diários, para, assim, manter o corpo hidratado.

Para começar o dia com um café da manhã nutritivo e saudável, coma alguns flocos de aveia com mel, um iogurte com banana, rodelas de abacaxi polvilhadas com sementes de mamão papaia secas.

Esses alimentos são muito benéficos para aliviar os sintomas da gastrite crônica e úlceras de estômago.

Recomenda-se ingerir 3 copos de suco de salsa com sal e pimenta negra por dia, com isso, é muito provável que você cure a gastrite e melhore o apetite.

Leia também: Remédio de pera e banana para a gastrite

Remédios caseiros que amenizam os sintomas

gastrite2

Os remédios naturais capazes de melhorar a gastrite crônica atuam aliviando os sintomas e permitindo que tenhamos uma vida mais saudável. Esses remédios caseiros são muito fáceis de preparar, visto que são produtos igualmente fáceis de encontrar.

Como primeira medida, é necessário que se acostume a tomar em jejum e todos os dias 1 copo de água com 2 colheres de mel de abelhas.

Outro remédio que você pode tomar pela manhã é 1 colher de sopa de azeite de oliva quente em 1 copo de leite, pode ser que o sabor não seja dos melhores, mas é muito eficaz para aliviar os sintomas incômodos da doença.

Outro remédio caseiro muito simples e eficaz é tomar 2 colheres de sopa de gel de babosa, 3 vezes ao dia, ou 1 colher de sopa de pó de carvão em meio copo de leite, assim como 2 colheres de sopa de azeite de dendê; estes devem ser consumidos em jejum para que seu efeito seja mais rápido.

Outro modo de controlar a gastrite é comer meia colher de chá de sementes de cardamomo verde, funcho e canela refogados em uma frigideira durante 30 minutos.

Quais alimentos evitar durante a gastrite crônica?

melhorar a gastrite crônica

Sem dúvidas, os alimentos que devem ser evitados caso os sintomas da gastrite sejam muito fortes e frequentes são:

  • Sucos cítricos
  • Alimentos muito temperados
  • Alimentos muito picantes
  • Bebidas gasosas
  • Licor
  • Café
  • Lácteos integrais
  • Alimentos muito frios ou muito quentes
  • Chocolate

Quando estamos com os sintomas da gastrite, não sentimos fome durante muito tempo, desse modo, é necessário comer em horas fixas, e comer frutas ou sucos de frutas doces entre as refeições, não deixar o estômago vazio por muito tempo e, o mais importante: jamais deitar com o estômago muito cheio ou com fome!

Lembre-se de que qualquer doença que afete nosso organismo necessita de cuidados especiais e tratamentos diferenciados. O mesmo tratamento nunca é eficaz para todas as pessoas, mas podemos provar as diferentes opções e acatar as recomendações feitas por especialistas.

A única coisa em comum que todos podemos fazer, independentemente do tipo de doença que tenhamos, é manter uma dieta saudável, rica em frutas e verduras, tomar água o suficiente e praticar exercícios.