Receita fácil de trufas de chocolate

· 17 de julho de 2018
O chocolate funciona como base para inúmeras receitas. Hoje, vamos falar especificamente sobre como fazer trufas deliciosas.

A maioria das pessoas ama as sobremesas. É por isso que pensamos em algo especial para que você possa preparar depois de um delicioso almoço ou um jantar romântico. As trufas de chocolate são o doce perfeito para dar o toque final a uma refeição, por isso, não perca a oportunidade de prepará-las.

Este doce se originou na Bélgica. Geralmente é feito com chocolate amargo, açúcar, gema de ovo e manteiga. Graças ao seu sabor rico, foi popularizado em quase todas as cozinhas do mundo e hoje é considerado uma sobremesa muito procurada.

Atualmente existem muitas receitas para preparar este doce, por isso não é surpreendente que possamos fazer tantas combinações exóticas com ele.

Portanto, além de oferecer a receita tradicional para preparar as trufas de chocolate, também daremos mais algumas opções se você quiser algo diferente.

Receita de trufas de chocolate

1. Trufas de chocolate tradicionais

Trufas de chocolate tradicionais

Este doce pode ser preparado facilmente e você não precisará de uma infinidade de ingredientes. As trufas costumam ser feitas de uma massa chamada ganache, e vêm em apresentações de chocolate, creme ou manteiga. Você também pode deixá-las do seu jeito e adicionar seus ingredientes favoritos.

Ingredientes

  • 200 g de chocolate ralado
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de maisena (30 g)
  • ¼ de copo de leite (50 ml)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (15 ml)
  • ¼ de xícara de açúcar (50 g)
  • 4 colheres de granulado de chocolate (60 g)

Preparação

  1. Para começar, você só usará a gema do ovo, então coloque-a em uma tigela e adicione os ingredientes um por um, exceto o granulado de chocolate, para formar uma massa.
  2. Depois, faça bolinhas com a massa obtida, preparando a forma de uma trufa.
  3. Então, cada uma das bolinha deve ser passada pelo granulado de chocolate e levada para a geladeira por 3 horas.
  4. Por fim, retire da geladeira e sirva. Você também pode espalhar leite condensado ou calda de chocolate sobre as trufas.

2. Trufas de chocolate branco

Nós sabemos que o chocolate branco às vezes pode ser um pouco mais enjoativo do que o amargo. No entanto, vamos contar o segredo para que suas trufas tenham a doçura perfeita. O limão é o ingrediente especial que vai tirar um pouco do sabor enjoativo deste doce. Aprenda a prepará-lo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chocolate branco derretido (200 g)
  • ¼ de copo de creme de leite (50 ml)
  • Raspas da casca de um limão
  • 3 colheres de sopa de coco ralado (45 g)
  • 2 colheres de sopa de amêndoas trituradas (30 g)

Preparação

  1. Para começar, coloque o chocolate branco derretido em uma panela e adicione o creme de leite. Bata bem para que os ingredientes fiquem bem integrados.
  2. Em seguida, adicione as raspas de limão à mistura.
  3. Depois, aqueça o chocolate e espere ferver. Deixe esfriar um pouco.
  4. Quando estiver morno, mexa bem e você notará que a mistura começará a engrossar. Você deve continuar misturando até obter uma mistura homogênea.
  5. Em seguida, despeje a mistura em um molde forrado com papel antiaderente e deixe solidificar até obter o ganache. Isso leva aproximadamente 15 minutos.
  6. Após esse tempo, retire o ganache obtido e corte-o em tiras e depois em quadrados. Desta forma, você poderá fazer as trufas.
  7. Por fim, polvilhe um pouco de coco ralado e amêndoas em cada trufa. Leve à geladeira por 3 a 4 horas e sirva.

3. Trufas de chocolate com poucas calorias

Nem todo doce engorda; é preciso tirar isso da sua mente. Se você usar os ingredientes certos, é possível fazer uma sobremesa com poucas calorias. Desta forma, você pode se deliciar com o sabor enquanto cuida do seu peso e da sua saúde. Dê uma chance a essas trufas de chocolate light.

Leia também: Sobremesas sem açúcar para você experimentar

Trufas de chocolate

Ingredientes

  • 2 xícaras de chocolate amargo ralado (200 g)
  • 1 xícara de queijo cremoso sem calorias (100 g)
  • 1 gema de ovo
  • ¼ de copo de creme de leite (50 ml)

Preparação

  1. Em uma panela média, misture o chocolate amargo com o creme de leite e coloque-os em fogo médio. Espere até ferver e deixe esfriar.
  2. Em seguida, adicione a gema de ovo e o queijo cremoso e bata bem até não restarem pedaços.
  3. Em seguida, coloque a mistura em uma tigela revestida com papel antiaderente para que ela fique firme.
  4. Por fim, faça bolinhas com a massa obtida e leve à geladeira por 3 horas. Depois desse tempo, sirva e se delicie sem remorsos.