A gastrite é uma das doenças mais comuns na sociedade, e pode se apresentar em qualquer momento de nosso dia. Não existem restrições alguma em aparecer tanto em crianças como em adultos.
Cada um de nós tem um revestimento de células no estômago que o cobrem e protegem. Também sabemos que neste se encontram os sucos gástricos que se encarregam de transformar os alimentos e ajuda na digestão. Tais sucos são ácidos, o que a longo prazo pode produzir irritação e inflamação pelo desgaste que causam nesta parede protetora.
A seguir contaremos um pouco mais sobre esta pouco amigável condição e traremos uma alternativa natural para te ajudar a combatê-la.
Causas
Ainda que existam diferentes possíveis causas deste problema, a mais comum é a gastrite causada por infecções pela bactéria Helicobacter pylori. Também existem outros fatores que podem desencadeá-la como:
Doenças parasitárias
Uso prolongado de medicamentos analgésicos
Lesões no sistema digestivo
Doença de Crohn
Doenças autoimunes e outros transtornos do sistema imune
Infecções virais (como o citomegalovírus ou o vírus do herpes simples)
Hábitos tóxicos (como o consumo de álcool ou fumar)
Caso não se evite os alimentos desta última lista, é possível que a situação piore e a irritação seja ainda maior. Assim, será prejudicial se o que se deseja é que a condição desapareça. Também devemos prestar muita atenção e tratá-la prontamente, já que esta pode se tornar crônica.
A maioria dos casos de gastrite se apresentam de uma maneira pouco convencional, já que não apresentam sintomas muito notáveis. Com grande facilidade podemos confundi-la com alguma desordem digestiva ou com uma dor de estômago normal.
No entanto, nos casos mais graves, quando tal afecção alcança um nível mais alto, o mais provável é se notar o seguinte:
Dor abdominal: normalmente a dor vem acompanhada de uma sensação de inchaço intensa. O mais comum é notá-la depois de ter ingerido algo.
Sensação de ardor: é o que se conhece como acidez estomacal. Deve-se a inflamação da mucosa e se acentua depois da ingestão de certos alimentos, como os que mencionamos anteriormente.
Perda de apetite: devido ao ardor tão incômodo que aparece depois de ingerir alimentos, as pessoas que sofrem com esta condição tendem a perder o apetite.
Náuseas e vômitos: o estômago não é capaz de seguir os processos de digestão corretamente e tenta expulsar tudo que está em seu interior. Nos casos mais severos, os vômitos podem conter sangue devido aos danos na parede gástrica.
A pera é uma fruta que traz muitos benefícios para melhorar a gastrite, graças ao seu teor de vitaminas do grupo B (B1, B2 e B3), A e C, além de fibras. Esta fruta se encarrega de regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.
A banana ou plátano é uma das frutas que contém mais fibras, é pobre em gorduras e contém muitas proteínas. Assim, é uma fonte de energia e ajuda a acelerar a digestão tendo um efeito leve de laxante, além de ajudar a reduzir a irritação.
Para a gastrite o mais recomendado é consumi-la em seu estado de maduração, senão seu efeito será totalmente o contrário.
Ingredientes
1 pera ou 10 colheres de sua polpa (150 g)
1 banana ou plátano
1 copo de água (200 ml)
Modo de preparo
Primeiro lave e descasque muito bem tanto a pera como a banana.
Pique muito bem e retire as sementes da pera.
Leve ao liquidificador, adicione o copo de água e bata tudo.
Se preferir uma bebida menos espessa pode-se adicionar outro copo de água.
Retire e beba sem coar, já que a maior parte da fibra está na polpa.
Não fique sem provar este remédio natural tão fácil de preparar. Trará um grande alívio para combater esta incômoda afecção e poderá continuar com suas tarefas diárias sem nenhum problema.
Sarkar, D., Ankolekar, C., Pinto, M., & Shetty, K. (2015). Dietary functional benefits of Bartlett and Starkrimson pears for potential management of hyperglycemia, hypertension and ulcer bacteria Helicobacter pylori while supporting beneficial probiotic bacterial response. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2014.12.014
Os relaxantes musculares de uso tópico podem ser preparados a partir de ingredientes naturais. Ainda que na farmácia estejam disponíveis várias opções efetivas, a combinação de alguns óleos e ervas se torna mais benéfica. Interessado? As dores musculares podem aparecer por várias…
A hipertensão arterial é conhecida como a doença da “morte silenciosa”, pois muitas vezes passa desapercebido, apesar de sua gravidade. Baixar a pressão alta pode ser um desafio, porém incluir tomates na dieta pode contribuir significativamente. Entre 90 e 95%…
Foi demonstrado que os sintomas da gota estão ligados a problemas de hipertensão e obesidade. Inclusive a má alimentação e o consumo de álcool também podem contribuir para o seu desenvolvimento.
A neurite vestibular é uma inflamação produzida em um nervo do ouvido interno, cuja função é o equilíbrio. Por isso, quando um vírus proveniente de uma infecção do sistema respiratório ou do gastrintestinal o danifica, são produzidas tonturas, vertigem e náuseas. Quer…
A menta é uma planta muito refrescante e tem propriedades muito benéficas. No entanto, hoje focaremos em algumas soluções com menta para os problemas digestivos, que permitirão lidar com eles de maneira efetiva. Os inconvenientes digestivos são bastante frequentes. Muitas pessoas…
Como fazer uma infusão de folhas de manga para tratar a diabetes, um remédio natural e de sabor agradável? Em suma, é um remédio muito econômico e fácil de preparar, além disso, traz resultados efetivos em curto prazo. A diabetes,…