7 frutas para aliviar os sintomas da gastrite

· 1 de outubro de 2017
Como a gastrite pode ter diferentes origens em cada pessoa, também devemos testar quais frutas são as que nos caem melhor, de acordo com nosso caso particular.

Quer conhecer algumas frutas para aliviar os sintomas da gastrite? Você vem sofrendo com este problema e não sabe como solucioná-lo de forma natural? Então não perca as informações que compartilharemos a seguir.

A gastrite é um transtorno do sistema digestivo que ocorre pela inflamação do revestimento que protege o estômago da acidez dos sucos gástricos.

Esta produz uma forte sensação de queimação no abdômen, além de dor, acúmulo de gases e outros sintomas próprios da indigestão.

Seu aparecimento pode ser de origem genética, mas a maioria dos casos está relacionado com os maus hábitos alimentares e a infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

Mesmo que seus sintomas apareçam de forma esporádica diante de certos estímulos externos, muitos pacientes sofrem com eles de forma recorrentes e com complicações.

No entanto, ainda que a intervenção médica seja necessária, a prática de hábitos saudáveis ajuda a reduzir a severidade dos sintomas para que não afete a qualidade de vida.

Por esta razão, neste artigo queremos compartilhar 7 frutas para aliviar os sintomas da gastrite. Aproveite as suas propriedades sempre que precisar!

Frutas para aliviar os sintomas da gastrite

1. Banana

A banana é uma das frutas para aliviar os sintomas da gastrite

As bananas são frutas ricas em fibras, vitaminas e minerais que, em conjunto, apoiam o processo de digestão e o alívio da gastrite.

É um alimento suave, com pouca gordura e proteínas, que ao regular o pH do estômago, previne úlceras e a acidez.

Seus teores de vitaminas A e C, além de potássio e magnésio, ajudam a proteger a mucosa gástrica e controlam a inflamação.

Sugestões

  • Consuma uma porção diante do primeiro sintoma de gastrite.
  • Inclua em suas vitaminas ou prepare uma geleia.

2. Mamão

Esta deliciosa fruta tropical é um remédio alternativo para o ardor e a acidez causados pela gastrite.

Seus principais benefícios são atribuídos aos teores de fibras dietéticas e enzimas digestivas que, depois de serem assimiladas, ajudam a melhorar o processo de digestão.

Recomenda-se para aliviar a inflamação abdominal, assim como a sensação de peso e azia.

Sugestões

  • Consuma de duas a três fatias de mamão por dia.
  • Combine uma porção de mamão com iogurte natural com pouca gordura e consuma para prevenir o mal-estar.

3. Pêssego

O pêssego é uma das frutas para aliviar os sintomas da gastrite

O pêssego é uma fruta rica em nutrientes essenciais que lhe conferem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e laxantes.

Seus teores significativos de fibras ajudam a melhorar a digestão e, por outro lado, controlam a irritação da mucosa do estômago.

Estas propriedades, além das vitaminas e minerais, ajudam a reduzir a dor e a inflamação causada pela gastrite.

Sugestões

  • Consuma uma porção de pêssego diante do primeiro sintoma de gastrite.
  • Depois de ingerir pratos pesados ou exagerados, tome uma xícara de infusão de folhas de pêssego.

4. Maçã

A maçã contém um tipo de fibra conhecida como pectina que, depois de fazer contato com os líquidos, forma um gel que ajuda a proteger a mucosa gastrointestinal.

Seu consumo regular previne problemas como a prisão de ventre e reduz a produção excessiva de sucos ácidos.

Sugestões

  • Consuma até duas maçãs por dia.
  • Prepare um copo de suco de maçã natural e consuma-o quando sentir os sintomas da gastrite.

5. Coco

O coco é uma das frutas para aliviar os sintomas da gastrite

O coco é uma fruta cheia de antioxidantes, ácidos graxos e fibras naturais que ajudam a proteger a saúde digestiva.

Tanto sua polpa como a água produzem um efeito calmante em casos de acidez e gastrite, e por isso minimizam a produção de ácidos.

Suas vitaminas e minerais sobrepõem os nutrientes que se perdem nos casos de diarreia e, além disso, aliviam a dor de estômago causada pela colite nervosa.

Sugestões

  • Consuma até três porções de polpa de coco por dia.
  • Tome um copo de água de coco para reduzir o ardor causado pela gastrite.

6. Pera

Com propriedades nutricionais similares aos da maçã, a pera é outra boa opção para reduzir os sintomas da gastrite através da alimentação.

Esta fruta traz fibras dietéticas e substâncias antioxidantes que, no estômago, reduzem a inflamação da mucosa afetada pelo problema.

Entre outras coisas, é uma fonte significativa de vitaminas A, C e do complexo B, todas necessárias para um ótimo processo digestivo.

Sugestões

  • Consuma duas porções de pera por dia.
  • Tome o suco natural de pera para reduzir o ardor no estômago.

7. Cereja

A cereja é uma das frutas para aliviar os sintomas da gastrite

Estas deliciosas frutas contêm antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que ajudam a combater os efeitos negativos dos radicais livres.

As antocianinas, um de seus pigmentos principais, facilitam o controle dos sintomas da gastrite, incluindo a dor e a inflamação abdominal.

Sugestões:

  • Consuma de cinco a seis cerejas maduras.

Agora que você já conhece estas frutas para aliviar os sintomas da gastrite, converta-as em suas aliadas para reduzir os incômodos que aparecem com este problema.