Frutas: uma ótima pedida

9 de março de 2019
A maioria das pessoas sabe que consumir frutas é importante para a saúde. Mas será que você sabe quais frutas deve consumir, com que frequência e em qual quantidade?

A necessidade de consumir frutas é diária, mas você as consome da maneira adequada? Há frutas que boa parte de seus nutrientes encontram-se na casca e a maioria das pessoas descarta esta parte do alimento. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre a importância de incluir estes incríveis alimentos na nossa alimentação diária. 

Grandes propriedades

De uma maneira geral, as frutas são pouco calóricas e podem ser consumidas sem medo de engordar. Apresentam um importante volume de água e, por este motivo, são recomendadas no verão. São bem ricas em minerais e vitaminas, que são nutrientes importantíssimos ao corpo humano. As frutas cítricas, por exemplo, são uma excelente pedida. São ricas em vitamina C e com um sabor diferenciado. Os minerais como ferro e potássio também são encontrados nestas iguarias de uma forma geral.
Um outro estímulo para consumir frutas é a grande quantidade de fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Em sua maioria, as frutas apresentam um fibra especial, a pectina, que ajuda no combate à doenças cardiovasculares já que mexe diretamente com o colesterol. Vale ressaltar que estes alimentos também são pobres em sódio e calorias. Então, corra e vá agora comprar suas frutas.

Curiosidades

  • Normalmente as pessoas descartam a casca das frutas, mas muitas não sabem que nelas há uma incrível fonte de nutrientes. Ao comer as cascas, você ingere um fibra, a fibra insolúvel que atua no seu intestino, evitando aquela sensação de estar “empanturrado”. Ao consumir frutas, você não terá aquela moleza e preguiça normais depois de cada refeição; porque elas não apresentam muita gordura e a absorção dos nutrientes acontece de maneira mais rápida;
  • Frutas que são ricas em potássio, auxiliam no controle da pressão arterial;
  • A vitamina C é importante pois está relacionada com crescimento e reparação dos tecidos do nosso corpo. Curam cortes e feridas e, também, atuam para manter dentes e gengivas saudáveis.

 Leia também: Como cultivar tomates com apenas 4 fatias

tangerina

Os nutrientes das dez frutas mais consumidas

  • Abacaxi: Rico em vitaminas A, B, C, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e fibras;
  • Goiaba: Rica em vitamina C, cálcio, potássio, magnésio e fósforo;
  • Laranja: Rica em vitaminas A, B C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio;
  • Maçã: Rica em vitaminas A, B, C, proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibras;
  • Mamão: Rico em vitaminas A, B, C, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibras;
  • Manga: Rica em vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, selênio e zinco;
  • Morango: Rico em vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio e sódio;
  • Pera: Rica em vitaminas A, B, C, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, carboidratos e fibras;
  • Tangerina: Rica em vitamina C, potássio e pectina;
  • Banana: Rica em vitaminas A, B C, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês e carboidratos.

Leia também: Chá com casca de tangerina, um remédio para dormir em 5 minutos

frutas

Imagens oferecidas por: so wonderful e theseanster93

Melo, E. de A., Maciel, M. I. S., Lima, V. L. A. G. de, & Nascimento, R. J. do. (2008). Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. https://doi.org/10.1590/S1516-93322008000200005