Remédios naturais para as gengivas inflamadas

· 13 de dezembro de 2017
Para cuidar de nossas gengivas, é fundamental aumentar a higiene bucal e consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano, para fazer uma limpeza profissional e evitar problemas.

Ter gengivas inflamadas é um dos problemas periodontais mais comuns. Esse mal é conhecido como gengivite e geralmente é causado por uma higiene bucal deficiente.

As bactérias e micróbios que normalmente vivem em nossa boca se multiplicam quando não prestamos a atenção adequada em nossa higiene bucal.

A inflamação causada pelo excesso de bactérias deteriora os tecidos que dão sustentação aos dentes, fazendo com que fiquem frouxos e terminem caindo, se não for tratado a tempo. Isso é conhecido como periodontite.

Gengivas inflamadas causam sensibilidade e dor na região, que ficam vermelhas e, na maioria dos casos, sangram um pouco.

A boa saúde bucal e especificamente a de nossas gengivas pode se recuperar se seguirmos as recomendações a seguir.

Remédios para curar gengivas inflamadas

Existem variados remédios para mitigar o problema. Aqui mencionamos os que que consideramos mais rápidos e eficazes.

Aloe vera

Gel de aloe vera

O aloe vera é uma planta milenar que vem aumentando sua fama de poderes curativos para um sem número de problemas de saúde.

Por contar com propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, bactericidas e cicatrizantes, o aloe vera é ideal para combater os efeitos da gengivite.

Como usar?

  • Esfregue um pequeno pedaço de gel de aloe era nas gengivas inflamadas 3 ou 4 vezes por dia.
  • Após uma semana, você notará a evolução positiva desse tratamento.

Cravo-da-índia

Esta famosa especiaria, usada para dar sabor a nossos alimentos, tem propriedades anestésicas e bactericidas, além de conter flavonoides, um elemento utilizado como antibiótico.

Tudo isso o converte num companheiro perfeito da higiene bucal.

Ingredientes

  • 5 cravos-da-índia
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como usá-lo?

  • Prepare um enxaguante bucal colocando 5 cravos-da-índia numa xícara de água quente.
  • Deixe esfriar antes de usar.

Água com sal

Água com sal

Este remédio para cuidar das gengivas inflamadas era o favorito de nossas avós. A água salgada serve para desinflamar toda a cavidade bucal.

Como usar?

  • Faça uma mistura de água com sal e, com ela, faça bochechos antes e depois de escovar os dentes. Funciona melhor se você usar sal marinho.

Bicarbonato de sódio

Este elemento com que a natureza nos presenteia deve ter um lugar especial em nossos lares. O bicarbonato é imprescindível para combater vários problemas de saúde.

Por sua alcalinidade, evita a proliferação de bactérias na boca e neutraliza os ácidos produzidos pelos alimentos que ingerimos.

Como usar?

  • Recorra ao bicarbonato para resolver a gengivite, fazendo uma pasta feita desse produto e algumas gotas de água.
  • Esfregue o remédio sobre a gengiva inflamada uma vez ao dia.

Sal e gengibre

Sal, gengibre e limão

Outro dos produtos usados para tratar a inflamação das gengivas é o gengibre. Essa peculiar raiz de sabor picante tem propriedades anti-inflamatórias a antioxidantes que favorecem nossa saúde.

Ingredientes

  • Um pedaço pequeno de gengibre
  • Uma pitada de sal

Como usar?

  • Pegue o pedaço de gengibre e moa até obter uma massa.
  • Junte o sal e, se necessário, acrescente algumas gotas de água para obter a consistência de uma pasta.
  • Use a mistura para fazer massagens na região inflamada.
  • Faça isso por um minuto e repita 3 vezes ao dia.

Outras considerações

As gengivas inflamadas afetam os tecidos que circundam os dentes, gerando mau hálito e, em muitos casos, a perda dos dentes.

O sangramento causado por essa doença pode se tornar um ambiente ideal para os micróbios e bactérias oportunistas, causando infecções severas e sua propagação para outros dentes.

Existem algumas predisposições clínicas para sofrer de gengivas inflamadas. Algumas doenças que atacam o sistema imunológico, junto com uma má nutrição, podem aumentar o risco de sofrer com essa doença.

Portanto, é importante incluir fibras em sua alimentação diária, ingerindo cereais e sementes.

  • Acrescente mais vegetais verdes, como o brócolis e os aspargos, que são uma fonte importante de ácido fólico e vitamina C.
  • Você também pode abandonar o açúcar refinado e as farinhas brancas, já que esses alimentos aumentam a proliferação de bactérias e deterioram sua saúde bucal.
  • O uso de aparelhos dentais e de próteses removíveis pode interferir numa higiene bucal apropriada. É imprescindível tomar medidas extremas e aprofundar os cuidados com sua boca.

Visitar periodicamente o dentista para fazer uma limpeza profissional duas vezes ao ano também ajudará a evitar complicações.