Remédios naturais para as gengivas inflamadas

7 de novembro de 2019
Para cuidar de nossas gengivas, é fundamental aumentar a higiene bucal e consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano, para fazer uma limpeza profissional e evitar problemas como cáries e gengivites.

Ter gengivas inflamadas é um dos problemas periodontais mais comuns. Esse mal é conhecido como gengivite e geralmente é causado por uma higiene bucal deficiente.

As bactérias e micróbios que normalmente vivem em nossa boca se multiplicam quando não prestamos a atenção adequada em nossa higiene bucal.

A inflamação causada pelo excesso de bactérias deteriora os tecidos que dão sustentação aos dentes, fazendo com que fiquem frouxos e terminem caindo, se não for tratado a tempo. Isso é conhecido como periodontite.

Gengivas inflamadas causam sensibilidade e dor na região, que ficam vermelhas e, na maioria dos casos, sangram um pouco. A boa saúde bucal e especificamente a de nossas gengivas pode se recuperar se seguirmos algumas recomendações dos dentistas.

Remédios naturais para ajudar no tratamento de gengivas inflamadas

Vários remédios naturais são conhecidos por ajudar no tratamento de gengivas inflamadas. Embora alguns de seus elementos possam ter algum potencial, não está cientificamente comprovado que eles podem, de fato, fornecer benefícios. Portanto, os pesquisadores afirmam que é necessário continuar investigando a esse respeito.

Aloe vera

Gel de aloe vera

O aloe vera é uma planta milenar que vem aumentando sua fama de poderes curativos para um sem número de problemas de saúde. Por contar com propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, bactericidas e cicatrizantes, o aloe vera é ideal para combater os efeitos da gengivite.

No entanto, os dentistas não recomendam usá-lo como remédio, pois pode causar reações adversas.

Como usar?

  • Pegue uma penca de aloe, descasque e lave com bastante água.
  • Em seguida, retire um pequeno pedaço do gel de aloe vera e coloque nas gengivas inchadas, para obter alívio.

Cravo-da-índia

Esta famosa especiaria, usada para dar sabor a nossos alimentos, tem propriedades anestésicas e bactericidas, além de conter flavonoides.

Ingredientes

  • 5 cravos-da-índia
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como usá-lo?

  • Prepare um enxaguante bucal colocando 5 cravos-da-índia numa xícara de água quente.
  • Deixe esfriar antes de usar.

Água com sal

Água com sal

Este remédio para cuidar das gengivas inflamadas era o favorito de nossas avós. Acredita-se que a água salgada serve para desinflamar toda a cavidade bucal. Para tirar proveito de suas virtudes, basta fazer uma mistura de água salgada e enxaguar a boca por alguns minutos antes e depois da escovação.

Considera-se que esse remédio pode ser mais eficaz se o sal utilizado for o marinho, no entanto, isso não está cientificamente comprovado.

Sal e gengibre

Sal, gengibre e limão

Outro dos produtos usados para tratar a inflamação das gengivas é o gengibre. Essa peculiar raiz de sabor picante tem propriedades anti-inflamatórias a antioxidantes que trazem benefícios.

Ingredientes

  • Um pedaço pequeno de gengibre
  • Uma pitada de sal

Como usar?

  • Pegue o pedaço de gengibre e moa até obter uma massa.
  • Junte o sal e, se necessário, acrescente algumas gotas de água para obter a consistência de uma pasta.
  • Use a mistura para fazer massagens na região inflamada.

Outras considerações

As gengivas inflamadas afetam os tecidos que circundam os dentes, gerando mau hálito e, em muitos casos, a perda dos dentes.

Existem algumas predisposições clínicas para sofrer de gengivas inflamadas. Algumas doenças que atacam o sistema imunológico, junto com uma má nutrição, podem aumentar o risco de sofrer com essa doença.

Portanto, é importante incluir fibras em sua alimentação diária, ingerindo cereais e sementes. Outros conselhos úteis são:

  • Acrescente mais vegetais verdes, como o brócolis e os aspargos, que são uma fonte importante de ácido fólico e vitamina C.
  • Você também pode abandonar o açúcar refinado e as farinhas brancas, já que esses alimentos aumentam a proliferação de bactérias e deterioram sua saúde bucal.
  • O uso de aparelhos dentais e de próteses removíveis pode interferir numa higiene bucal apropriada. É imprescindível tomar medidas extremas e aprofundar os cuidados com sua boca.

Visitar periodicamente o dentista para fazer uma limpeza profissional duas vezes ao ano (1 vez a cada 6 meses) também ajudará a evitar complicações. A prevenção é a melhor forma de evitar esse doloroso problema.

  • Najeeb S, Zafar MS, Khurshid Z, Zohaib S, Almas K. The Role of Nutrition in Periodontal Health: An Update. Nutrients. 2016;8(9):530. Published 2016 Aug 30. doi:10.3390/nu8090530
  • Vázquez, B., Avila, G., Segura, D., & Escalante, B. (1996). Antiinflammatory activity of extracts from Aloe vera gel. Journal of Ethnopharmacology55(1), 69–75. https://doi.org/10.1016/S0378-8741(96)01476-6
  • Barboza JN, da Silva Maia Bezerra Filho C, Silva RO, Medeiros JVR, de Sousa DP. An Overview on the Anti-inflammatory Potential and Antioxidant Profile of Eugenol. Oxid Med Cell Longev. 2018;2018:3957262. Published 2018 Oct 22. doi:10.1155/2018/3957262