Elabore suas próprias bebidas energéticas naturais
Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López
As chamadas “bebidas energéticas” estão na moda. Não são alcoólicas e contêm certos estimulantes, como cafeína ou taurina, além de açúcares que combatem a fadiga.
No entanto, são adequadas para a saúde? Aqui fornecemos algumas alternativas naturais sem efeitos colaterais.
As empresas que competem no ramo alimentício esclarecem que não existe legislação sobre estas bebidas. Não são refrigerantes e nem mesmo produtos alimentares ou dietéticos.
E, embora sejam estimulantes, é preciso ter cuidado com seu consumo excessivo; que pode causar efeitos colaterais. Veja detalhes a seguir.
Riscos das bebidas energéticas para a saúde
- Recentemente, a EFSA (European Food Safety Authority) divulgou um relatório que concluiu que o consumo de bebidas energéticas não é perigoso sempre que realizado de forma adequada.
- O principal risco está em duas substâncias, a taurina, que afeta o cérebro, e a d-glucoronolactona, que incide nos rins. O relatório indica que as margens de risco se aproximam com o consumo diário. No caso de consumo regular, não se deve ultrapassar 125 ml por dia, além de ser necessário conhecer o estado de saúde individual.
- Um dos principais problemas das bebidas energéticas é o excessivo teor de cafeína e suas calorias; muito maior que as bebidas de cola. Além disso, o consumo regular de cafeína pode estimular demais o sistema nervoso e causar cefaleias.
- O elevado consumo de bebidas energéticas pode causar arritmias e problemas intestinais.
- Às vezes, dizem que estas bebidas contêm elementos naturais. Especialistas indicam que, de fato, são poderosos diuréticos, com os quais é preciso ter cuidado.
- A composição à base de taurina, efedrina, guanina e arginina pode representar uma séria ameaça para pessoas com problemas cardíacos e outras doenças.
- Estudos dizem que o consumo de duas ou três latas por dia pode causar dor de cabeça, ansiedade, falta de concentração e alterações de humor.
Leia também: Frutas e verduras mais energéticas
Elabora bebidas energéticas naturais
Coco e espirulina
Ingredientes:
- 500 ml de água de coco
- 1 cápsula de espirulina en pó (as cápsulas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias e até em supermercados convencionais. A quantidade é a indicada na própria cápsula.)
Mode de preparo
- Primeiramente, coloque a água de coco na garrafa que será usada para beber.
- Em seguida, acrescente também espirulina em pó.
- Posteriormente, vede o frasco e agite.
- É uma bebida natural muito energética, já que a água de coco é rica em potássio e a espirulina contém magnésio, aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6).
Laranja e sementes de linhaça
Ingredientes:
Modo de preparo
- Primeiramente, obtenha o suco de duas laranjas.
- Então, bata no liquidificador com duas colheres de sopa de óleo de linhaça, tornando assim a mistura mais homogênea.
- Em seguida, leve à geladeira por dez minutos, se desejar que seja fresca.
- Esta bebida contêm níveis muito adequados de magnésio, potássio e vitaminas C.
- Enquanto isso, o óleo de linhaça reduz o componente de açúcar da laranja no sangue, tornando-se muito adequado para a saúde.
Leia mais: É saudável consumir suco de laranja?
Banana e espinafre
Ingredientes
- 1 banana
- 3 folhinhas de espinafre
- 1 xícara de água fria
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, lave o espinafre.
- Em seguida, descasque a banana e bata no liquidificador com o espinafre e uma xícara de água fria até obter um suco homogêneo.
- Depois, acrescente, se desejar, cubos de gelo e até mesmo uma colher de chá de mel.
- A bebida tem uma composição excelente de potássio, fósforo e magnésio.
Gengibre e açafrão
Ingredientes
- 1 rodelinha de gengibre fresco e picado
- 1 pitadinha de açafrão em pó
- 1 colher de sopa pequena de mel
- 1 xícara de água fresca
Modo de preparo
- Primeiramente, lave e pique o gengibre e coloque-o em uma xícara de água fervendo com o açafrão para fazer uma infusão.
- Logo depois, deixe descansar por dez minutos.
- Em seguida, filtre o conteúdo.
- Agora, acrescente uma colher de sopa de mel e mexa bem.
- Para obter uma bebida mais fresca, adicione, se desejar, uma xícara de água fria e cubos de gelo.
Essas especiarias são energéticas e muito saudáveis, um gosto peculiar que melhorará a circulação e fornecerá energia de forma natural.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sepkowitz, K. A. (2013). Energy drinks and caffeine-related adverse effects. JAMA – Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.2012.173526
- Torpy, J. M., & Livingston, E. H. (2013). Energy drinks. JAMA – Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.2012.170614
- Wolk, B. J., Ganetsky, M., & Babu, K. M. (2012). Toxicity of energy drinks. Current Opinion in Pediatrics. https://doi.org/10.1097/MOP.0b013e3283506827
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.