Frutas e verduras mais energéticas

· 26 de agosto de 2014
Estas frutas e verduras destacam-se por seu alto conteúdo energético, por isso devemos priorizar o seu consumo pela manhã e evitá-las a noite.

Em geral, as frutas e verduras nutrem e são energéticas; contudo, algumas delas destacam-se por sua grande capacidade de ativar o organismo. Enquanto que outras, por outro lado, têm funções relaxantes, ideais para algumas horas antes do descanso.

Nesse artigo, explicaremos quais são as frutas e verduras energéticas que não podem faltar no café da manhã e no almoço; principalmente quando passamos por longas temporadas de cansaço e estresse.

Confira sugestões de frutas energéticas

A laranja

A laranja é uma fruta especial, e não é à toa que costumamos tomar seu suco pela manhã. É uma fruta que absorve muita energia solar, por isso, especificamente, não é recomendável consumi-la nos períodos da tarde e da noite; já que poderia dificultar o sono.

Em suma, é ideal tomá-la em jejum, como suco, 15 minutos antes do café da manhã. Ainda é possível  torná-las ainda mais energéticas se a cortarmos em rodelas e adicionarmos canela e gengibre em pó com um pouco de mel. Essa combinação, além de energética, será, sem dúvida, deliciosa.

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O figo

O figo é uma fruta muito rica em açúcares saudáveis, que, por sua vez, são capazes de oferecer energia muito rápido. Entretanto, se o comemos pela noite essa energia possivelmente não será aproveitada, o que nos fará ganhar peso.

Outro grande benefício do figo é que ajuda a combater a prisão de ventre, graças ao seu teor de fibras; assim, se for consumido da mesma maneira que a laranja, no primeiro momento da manhã, ajudará a colocar o intestino para funcionar.

Pode-se ingeri-lo fresco ou seco, ou levá-lo ao forno com um pouco de mel e recheado com uma nozes. Será um café da manhã delicioso e nutritivo.

Frutas energéticas

A banana

A banana, apesar de ser uma fruta, é considerada em termos de nutrição como uma fécula, ou seja, assim como a batata, o macarrão e o pão.

Por isso é o tipo de fruta ideal para comermos pela manhã, e não como sobremesa misturada com outros alimentos, muito menos no jantar.

Além disso, a banana é excelente para preparar uma boa vitamina pela manhã, batendo-a junto com algum leite, suco ou bebida vegetal e chocolate (ou qualquer outra coisa que preferir).

O resultado será delicioso e será uma boa maneira de começar o dia com energia, sem a necessidade de cometermos abusos como as farinhas e os açúcares adicionados, graças ao sabor doce natural da banana.

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O abacate

Muitas pessoas podem surpreender-se, mas o abacate é realmente uma fruta muito benéfica. 

Além disso, é ideal para ser consumido pela manhã, pois poucos alimentos são completos como ele.

Contém proteínas, gorduras e carboidratos, sem contar nos saudáveis ácidos graxos essenciais; por isso basta comê-lo com um pouco de sal e azeite, ou se preferir, com mel, para ter um café da manhã totalmente energético.

Ademais, é possível usá-lo para preparar vitaminas, dando-as uma textura bem cremosa, ou para rechear torradas e pães.

Sucos naturais energéticos

Os geminados

Sem dúvida, já vimos alguma vez sementes e frutos secos geminados. São vendidos em casas de produtos naturais, dietéticas ou em supermercados; mas também podem ser facilmente preparadas em casa, mantendo as sementes com umidade e sem água durante alguns dias.

Os geminados são muito nutritivos, ricos em vitaminas e minerais e o melhor é que ao comê-los ainda estão em crescimento e cheios de vida; por isso oferecem toda essa vitalidade em seu máximo esplendor, ou seja, todos os seus nutrientes.

São uma boa opção para comer sem acompanhamento, já que agradam o paladar; ou podem ser adicionados a vitaminas, torradas, sanduíches, etc. É recomendável consumir principalmente os geminados de alfafa e de lentilha.

Dieta que proporciona energia corporal

Espinafre

Os vegetais verdes também podem ser muito energéticos, por isso é recomendável incluí-los nas vitaminas e sanduíches, como guarnição.

O espinafre, caso seja novo, tem um sabor delicioso e, ademais, deixa as vitaminas com uma coloração verde; assim como afeta seu sabor.

Independente dos gostos, uma vitamina que contenha espinafre é sinônimo de inúmeros minerais e componentes excelentes para a nossa saúde, tais como o cálcio e o magnésio.

Também é possível provar outras combinações, com rúcula ou agrião, e cada uma terá um sabor especial e nos ajudará a melhorar nosso café da manhã.

Imagens oferecidas por gregoirevdb, vanessaya e  I Believe I Can Fry.

  • Manjate, D. A., NASSER, M., Lúcia, A., & CÉSAR, T. B. (2013). INFLUÊNCIA DA INGESTÃO DO SUCO DE LARANJA SOBRE O ESTADO NUTRICIONAL E DIETÉTICO EM PACIENTES COM HEPATITE C CRÔNICA. Brazilian Journal of Food & Nutrition/Alimentos e Nutrição24(1).
  • Giannini, D. T. (2007). Recomendações nutricionais do adolescente. Adolescência e Saúde4(1), 12-18.