Remédio caseiro de alho e laranja para tratar as varizes

O remédio de alho e laranja remédio para tratar as varizes pode nos ajudar a melhorar a circulação. Descubra como prepará-lo e experimente fazer em casa.
Remédio caseiro de alho e laranja para tratar as varizes

Última atualização: 10 Maio, 2021

É interessante saber que, segundo algumas crenças, em casos leves, o desconforto pode ser aliviado com o uso de um remédio caseiro de alho e laranja. Você quer saber mais sobre suas propriedades e sua forma de aplicação? Nesse caso, continue acompanhando tudo o que vamos comentar a seguir.

Antes de falar mais sobre o remédio, é importante revisar brevemente o que são as varizes, se elas podem ser curadas e em que consiste seu tratamento.

As varizes são um problema que afeta com mais frequência mulheres de 40 a 50 anos de idade. São veias sinuosas e inflamadas que podem ser vistas a olho nu, principalmente nas pernas e nos pés.

Ainda não existe cura, mas tem tratamento. Além disso, a prática de bons hábitos de vida pode contribuir para a redução dos incômodos no dia a dia, auxiliando o paciente a ter uma boa qualidade de vida.

No campo da medicina alternativa, vários remédios têm sido propostos ─ como o alho e a laranja ─ cujo objetivo é promover o alívio, ou seja, são propostos como complementos a um estilo de vida saudável e às indicações dadas pelo médico.

Remédio de alho e laranja para tratar as varizes

De acordo com a medicina alternativa, ao combinar as propriedades do alho com o suco de laranja, podemos obter um tratamento alternativo para diminuir as varizes que se formam nas pernas.

Embora não seja um produto milagroso ou algo semelhante, sua aplicação constante pode melhorar a circulação nas áreas problemáticas para reduzir seu aspecto.

Entre outras coisas, o remédio de alho e laranja para tratar as varizes ajuda a relaxar as pernas cansadas e alivia a incômoda sensação de peso, que é produzida pela retenção de líquidos.

Benefícios do alho contra as varizes

O alho pode ajudar a tratar varizes

O alho é um dos ingredientes mais conhecidos na cozinha mediterrânea. Além disso, concentra importantes nutrientes essenciais que podem ajudar no tratamento de vários problemas que afetam a saúde frequentemente.

  • Contém compostos de enxofre que exercem um efeito anti-inflamatório e antioxidante, o que beneficiam a saúde cardiovascular, de acordo com pesquisas como esta publicada na revista Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry.
  • Possui um efeito vasodilatador, que ajuda a desobstruir as artérias em caso de acúmulo de lipídios ou estreitamento.
  • Seu consumo regular no âmbito de uma dieta equilibrada ativa a circulação sanguínea e previne a formação de coágulos, varizes e outros transtornos inflamatórios.
  • Além disso, pode ajudar a aliviar a sensação de formigamento e peso, que muitas vezes são causadas por dificuldades circulatórias.

Benefícios da laranja contra as varizes

A laranja pode ajudar a tratar varizes

Embora não seja o ingrediente natural mais popular para o tratamento desse tipo de condição, sua combinação com o alho para tratar varizes é um complemento interessante.

Em resumo, tanto o alho quanto a laranja podem ser dois alimentos eficazes contra a inflamação do corpo, quando incluídos regularmente em uma dieta balanceada. Contudo, isso não significa que o remédio de alho e laranja proporcionará alguma melhora. Portanto, todas as pessoas que decidirem experimentá-lo devem levar em consideração que sua eficácia é sustentada apenas por dados anedóticos e não por evidências científicas.

Como preparar esse remédio caseiro de alho e laranja para tratar as varizes?

O remédio caseiro de alho e laranja para tratar as varizes pode ser útil como complemento para o alívio dessa condição.

Ingredientes do remédio de alho e laranja para tratar as varizes

  • 3 laranjas.
  • 5 dentes de alho.
  • Duas colheres de sopa de azeite (32 g).

Utensílios

  • Recipiente de vidro.
  • Colher de pau.
  • Filme plástico.

Preparo

  • Primeiro, extraia o suco das laranjas e coloque-o no recipiente de vidro.
  • Descasque o alho, amassando-os até obter uma pasta e coloque no mesmo recipiente.
  • Adicione o azeite e mexa todos os ingredientes com uma colher de pau.
  • Tampe o recipiente e deixe descansar durante 10 ou 12 horas antes do uso.

Modo de aplicação

  • Esfregue a mistura nas áreas afetadas pelas varizes.
  • Em seguida, faça uma massagem por 5 ou 8 minutos para aumentar a absorção dos nutrientes.
  • Após esse tempo, envolva a área com um filme plástico, sem apertar demais.
  • Deixe agir por 40 minutos e enxágue.

Você deve evitar expor a pele ao sol depois de usar esse remédio, já que pode provocar manchas devido ao seu teor de ácido cítrico. Enxágue sempre com água em abundância.

Você quer se livrar das varizes? Pergunte ao seu médico qual é o melhor tratamento para o seu caso e se é adequado utilizar esse remédio como tratamento complementar. Uma boa alimentação e a prática de exercício físico pode ser de grande ajuda.

Pode interessar a você...
Os 8 benefícios  de consumir um dente de alho diariamente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os 8 benefícios de consumir um dente de alho diariamente

Você sabia que consumir um dente de alho todos os dias pode proporcionar diversos benefícios para a sua saúde? Conheça-os neste artigo!



  • Arora, M. (2017). Management of varicose veins. JK Science. https://doi.org/10.1080/00325481.1957.11691434
  • Cleanthis, M., & Lees, T. (2011). Varicose veins and chronic venous insufficiency. In Postgraduate Vascular Surgery: The Candidate’s Guide to the FRCS. https://doi.org/10.1017/CBO9780511997297.021
  • Piazza, G. (2014). Varicose veins. Circulation. https://doi.org/10.1088/0031-8949/91/2/025201
  • Schäfer, G., & Kaschula, C. (2014). The Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Organosulfur Compounds in Cancer Chemoprevention. Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry. https://doi.org/10.2174/18715206113136660370
  • Schafer, G., & H Kaschula, C. (2014). The immunomodulation and anti-inflammatory effects of garlic organosulfur compounds in cancer chemoprevention. Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry (Formerly Current Medicinal Chemistry-Anti-Cancer Agents), 14(2), 233-240.
  • Coelho, R. C. L. A., Hermsdorff, H. H. M., & Bressan, J. (2013). Anti-inflammatory properties of orange juice: possible favorable molecular and metabolic effects. Plant foods for human nutrition, 68(1), 1-10.
  • Várices: MedlinePlus en español. (2019). Retrieved 31 July 2020, from https://medlineplus.gov/spanish/varicoseveins.html