Conheça os efeitos positivos de consumir chocolate

28 de agosto de 2019
Para aproveitar ao máximo as propriedades do chocolate é importante consumi-lo na sua forma mais pura, já que as versões com leite ou açucaradas não trazem os mesmos benefícios.

Geralmente associamos o ato de consumir chocolate com muito açúcar e ganho de peso, por isso que temos que retirá-lo das dietas.

No entanto, não existem boas razões ou argumentos para evitar o consumo de chocolate quando se escolhe um produto de qualidade.

Em suma, as desvantagens que conhecemos (como ganho de peso ou alterações nas taxas de glicose) são comuns nos chocolates com pouco cacau e ricos em químicos e açúcares.

Caso esteja se perguntando se o chocolate traz algum benefício, a resposta é um grande sim. Diferentes pesquisas médicas vêm mostrando que, entre as vantagens do chocolate está sua capacidade de nos proteger das doenças degenerativas.

Por isso, siga lendo e descubra outros de seus impressionantes benefícios.

O consumo de chocolate ajuda a evitar o envelhecimento prematuro

Os radicais livres, a poluição e a má alimentação podem causar envelhecimento precoce. Ou seja, faz com que aparentamos ter mais idade do que realmente temos.

Sem dúvida, isso é um dos grandes temores de qualquer pessoa. Ninguém gosta da ideia de se ver com rugas e a pele murcha com pouca idade.

Nesse sentido, o consumo de chocolate pode ser positivo por seus componentes. Um deles são os flavonoides. Estes são ricos em antioxidantes que protegem a saúde da pele. Portanto, pode ajudar a reduzir e a evitar a aparência das linhas de expressão e das rugas.

Esse fato converte o chocolate na melhor opção em sabor e componentes do que alguns produtos cosméticos com seus químicos. Ainda mais, uma alternativa seria aplicar o chocolate na forma de máscara para que a pele obtenha os benefícios de forma direta.

Contudo, não vale qualquer chocolate. O ideal, caso escolha esta alternativa, é procurar um especialista para que ele recomende o melhor tipo de acordo com sua pele.

Além disso, é melhor escolher os chocolates puros ou aqueles com o mínimo de químicos possível. As marcas convencionais adicionam grandes quantidades de açúcar processado e gorduras saturadas.

Leia também este artigo: Envelhecimento precoce: 5 causas

Consumir chocolate protege de doenças degenerativas

Vários estudos indicam que o chocolate tem propriedades que protegem o sistema cardiovascular. Em resumo, isso se deve ao fato dele reduzir a quantidade de células nocivas implicadas em problemas cardíacos.

Além disso, os flavonoides obtidos ao consumir o chocolate ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Como resultado, você ajudará a regular a função sanguínea de uma maneira fácil e deliciosa.

Do mesmo modo, o chocolate amargo também reduz a chance de sofrer alguns tipos de diabetes. Isso se deve aos antioxidantes contidos no produto. Estes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, responsável por muitos destes problemas.

Fornece energia

No dia a dia temos que realizar várias tarefas e obrigações. No entanto, nem sempre temos a energia suficiente para cumprir com todos os nossos compromissos.

Nesse sentido, o consumo de chocolate fornece um alto teor de polifenois que ajudam a aumentar os níveis de energiaPara aproveitar este benefício, inclua um pedaço pequeno ou uma barra individual de chocolate quando se sentir esgotado.

Caso tenha um dia cheio de atividades ou tenha passado uma noite bastante ocupada, inclua um pouco de cacau ou chocolate amargo em seu café da manhã. Pode dissolver cacau em um copo de leite ou fazer uma vitamina com alguma fruta e um pouco de leite orgânico.

Consumir chocolate reduz a depressão e ansiedade

Outra grande vantagem do consumo de chocolate é que favorece a produção de serotonina. Este é um dos denominados «hormônios da felicidade».

Por isso, consumir chocolate pode ajudar a reduzir os sentimentos de angústia e tristeza da depressão. Além disso, pode reduzir a exaltação típica do estresse.

Isso se deve ao seu teor em triptofano, um aminoácido que favorece a síntese de serotonina.

Por isso, pode ser bom ter sempre uma barra de chocolate na bolsa. Ainda que não seja recomendável utilizar a comida para enfrentar os sentimentos, um pouco de chocolate não faz mal. Pelo contrário, traz valiosos momentos de relaxamento que tanto precisamos nos momentos atribulados.

Descubra ademais: Dieta para a depressão: alimentos que melhoram o humor

Aposte pelo consumo responsável do chocolate

Em suma, o chocolate traz numerosos benefícios. Por isso, é possível inclui-lo em nossa alimentação diária sem nenhuma culpa, mas com moderação. Se seguir esta regra, você se protegerá de doenças graves como a diabetes ou problemas cardiovasculares.

No momento de comprar seu chocolate lembre de observar os rótulos e escolher as opções mais amargas. Além disso, consuma-o de forma moderada.

Também é aconselhado complementar o consumo desse produto com uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada para manter o peso de forma saudável.