Dieta equilibrada para perder peso

· 21 de junho de 2018
Esqueça as dietas milagrosas. Comer de forma saudável é a melhor opção para perder peso e não sentir o efeito rebote.

Junto com o exercício físico, uma dieta equilibrada será a chave para manter um estilo de vida saudável e perder peso até conseguirmos alcançar nossos valores ideais de Índice de Massa Corporal, ou IMC. Portanto, a seguir mostraremos algumas dicas para desenvolver uma dieta equilibrada para perder peso.

As bases de uma dieta equilibrada para perder peso

Receitas equilibradas para perder peso

De um modo geral e independentemente do objetivo que buscamos, a dieta equilibrada para perder peso de qualquer pessoa deve cumprir quatro princípios básicos:

  • Variedade: nossa dieta deve incluir todos os grupos alimentares para obter os nutrientes específicos que cada um deles proporciona.
  • Frequência: a maneira de manter um equilíbrio hormonal e energético é mantendo um consumo frequente e regular de alimentos, controlando as quantidades.
  • Moderação: novamente, independentemente do objetivo, mas principalmente se quisermos perder peso, nossa tendência deve ser consumir alimentos de maneira moderada, já que, por unidade de tempo, o corpo tem uma capacidade limitada de assimilação e uso de energia e nutrientes. Portanto, é essencial aumentar a frequência das refeições, mas reduzir a quantidade em cada uma delas.
  • Hidratação: todas as reações químicas que regulam nosso metabolismo ocorrem em meio aquoso, portanto, devemos ingerir água regularmente ao longo do dia. Além disso, esta é uma excelente ferramenta para o controle do apetite e saciedade.

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Tipos de alimentos básicos para uma dieta equilibrada para perder peso

Frutas e vegetais

Embora seja verdade que não há alimentos com “calorias negativas”, se nosso objetivo for reduzir o percentual de gordura corporal, devemos priorizar os alimentos que produzem uma sensação de saciedade, ao mesmo tempo em que nos fornecem nutrientes e poucas calorias. Nossa recomendação:

  • Frutas e vegetais: este tipo de alimento tem uma ingestão calórica baixa, mas são os alimentos que têm mais vitaminas e minerais.
  • Peixe, ovos e carne: apesar de estarem associados a uma certa quantidade de gordura, a contribuição dos aminoácidos que eles proporcionam é essencial para a proteção dos nossos tecidos, assim como o funcionamento do nosso metabolismo.
  • Oleaginosas e leguminosas: a energia que eles fornecem está associada a uma quantidade muito elevada de nutrientes essenciais, além de sua absorção ser muito lenta, o que é tremendamente benéfico para o controle hormonal.
  • Arroz: é um alimento fundamental para a perda de peso. Principalmente se escolhermos o arroz integral, podemos ter um ingrediente que nos permitirá preparar um grande número de pratos saudáveis.

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Alimentos não recomendados para perder peso

Basicamente, serão aqueles que além de nos fornecerem grandes quantidades de energia, também o fazem de maneira muito rápida. É o caso do açúcar, farinha e arroz refinados presentes na maioria das massas e pães. Também está presente em refrigerantes e sucos industrializados.

Estes produtos provocam elevações muito rápidas no nível de açúcar no sangue, o que estimula a produção de insulina, que atua introduzindo açúcar em nossos músculos.

Isso, embora a princípio possa ser positivo, também pode estimular a entrada dessa energia em outros tipos de células. Estes são os adipócitos, e são as células relacionadas aos tecidos adiposos do nosso organismo.

Dieta equilibrada para perder peso

Truques para promover a perda de peso em uma dieta equilibrada

A chave para perder peso é gerar um balanço energético negativo. Ou seja, consumir menos calorias do que queimamos e que essas calorias venham de alimentos com boa qualidade nutricional.

Se expormos nosso corpo a uma restrição calórica excessiva, ele poderá ter efeitos negativos, como o conhecido efeito rebote.

Nosso corpo se defende da falta de energia assimilando a mesma na forma de gordura, fazendo com que percamos todos os resultados alcançados.

Por outro lado, o exercício físico é uma ferramenta essencial para estimular o gasto calórico do corpo. Além disso, otimiza o uso de certos nutrientes. Existem exercícios específicos para perder peso.

Praticar exercícios físicos regularmente também melhorará a qualidade do nosso sono e reduzirá o estresse. Essas vantagens estarão diretamente relacionadas à uma perda de peso eficaz e duradoura. Também diminui os níveis de ansiedade que costumamos sentir ao longo do dia.

Com todas essas dicas, você conseguirá manter uma dieta equilibrada para perder peso!