Dieta do iogurte: uma opção saudável para emagrecer

7 de março de 2019
A dieta do iogurte é um plano de dieta equilibrada com muitos benefícios para o peso e a saúde digestiva, sem deficiências e sem comprometer o seu bem estar.

A dieta de iogurte é um plano de dieta equilibrada que não é baseado apenas no consumo deste leite. Embora existam planos “milagrosos” com o mesmo nome, hoje propomos um modelo balanceado que ofereça melhores resultados sem arriscar a saúde.

Por outro lado, é um ingrediente muito versátil que pode ser incorporado de várias maneiras na dieta. Embora o ideal é tomá-lo em seu estado natural, também pode ser a substituição de alguns condimentos e molhos para pratos principais. Como fazer esta dieta?

Benefícios da dieta do iogurte

Iogurte para fazer a dieta do iogurte

Há muitas razões para optar pela dieta do iogurte como uma alternativa para perder peso com mais facilidade. Em primeiro lugar, propõe uma dieta variada e segura, pois combina ingredientes para atender a todas as exigências nutricionais do corpo.

Por outro lado, diminui o número de calorias ingeridas por dia, mas não se torna hipocalórico ou extremo. Como o iogurte tem um efeito prolongado de saciedade, evita crises de desejos por comida e ajuda a moderar as “beliscadas”.

Este alimento é uma fonte importante de vitaminas B, cálcio, magnésio, e aminoácidos essenciais cuja assimilação protege várias funções vitais. Para ser mais específico, regula o sistema nervoso, cuida dos ossos, e protege a saúde muscular.

Entre outras coisas, seu ácido lático regula o pH intestinal e favorece o crescimento de bactérias “boas”, que fortalecem o sistema imunológico. Portanto, essa dieta é perfeita para aumentar as defesas, e promover o alívio de algumas infecções.

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Características da dieta do iogurte

Na dieta do iogurte se propõe a complementar uma dieta equilibrada com várias porções deste laticínio. No entanto, considerando que todos os excessos são ruins, sua aplicação só é aconselhada por 5 ou 7 dias.

Neste período, você deve escolher ingredientes de baixa caloria, que atendam às necessidades nutricionais do corpo. Além disso, as fontes de açúcares, os carboidratos simples, e as gorduras saturadas devem ser excluídas.

Alimentos permitidos

  • Legumes e frutas frescas
  • Carnes magras e peixe
  • Cereais integrais e leguminosas
  • Nozes e sementes
  • Queijos com baixo teor de gordura

Alimentos proibidos

  • Carnes vermelhas e salsichas
  • Bolinhos e salgadinhos de pacote
  • Alimentos pré-cozidos ou fast food
  • Pão e pastelaria industrial
  • Sucos e refrigerantes açucarados
  • Doces e derivados

Outras considerações

  • Faça cinco refeições por dia: três refeições principais e dois lanches.
  • Consuma muita água ao longo do dia: entre 6 e 8 copos.
  • Evite frituras, empanado e enfarinhados. Em vez disso, use métodos de cozimento ao forno, vapor, ou cocção em água.
  • Beba iogurte natural desnatado, livre de açúcares e sabores adicionados.

Menus recomendados para a dieta do iogurte

Salada com iogurte

Os menus que propomos abaixo para fazer a dieta de iogurte são exemplos simples de como este plano deve ser seguido. No entanto, todo mundo é livre para variar as refeições principais com os alimentos saudáveis ​​que prefiram.

Opções de café da manhã

  • Em primeiro lugar, um copo de iogurte natural, torrada com presunto e frutas a gosto.
  • Também, pode optar por duas fatias de pão com geleia light, meia xícara de iogurte natural e uma porção de maçã.
  • Finalmente, a outra opção é uma xícara de chá de ervas, duas torradas integrais com abacate, e um iogurte natural.

Lanche da manhã

  • Em primeiro lugar, meia xícara de iogurte natural com um punhado de nozes (cerca de 20 ou 30 gramas).
  • Também, pode optar por uma salada de frutas com cobertura de iogurte.
  • Finalmente, um batido de iogurte natural com frutas vermelhas.

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Opções de almoço

  • Em primeiro lugar, uma tigela de salada verde com molho de iogurte, e peito de frango em cubos.
  • Também, pode optar por um filé de frango servido com uma salada de iogurte com pepino e aipo.
  • Finalmente, um prato de massa integral com molho de iogurte, e palitos de caranguejo.

Lanche

  • Em primeiro lugar, um copo de iogurte desnatado e duas bolachas.
  • Por outro lado, pode optar por meia taça de morangos com iogurte natural.
  • Finalmente, um iogurte natural com sementes de chia.

Opções de alimentos

  • Em primeiro lugar, pode escolher uma porção de peixe assado, legumes feitos no vapor, e porção de pão integral com iogurte.
  • Também, pode ser um omelete francês com três fatias de peru, e duas fatias de abacaxi com um iogurte.
  • Finalmente, ovos mexidos com cogumelos e camarões, e uma taça de frutas com iogurte.

Em conclusão, você está tentando perder peso e não sabe como começar? Opte pela dieta do iogurte. Como você pode ver, são opções fáceis de seguir, que não implicam em passar fome. Naturalmente, assim que você terminar de fazer esta dieta, continue a comer se alimentando de forma saudável para não ganhar peso novamente.