Desejos por açúcar: 5 dicas para controlá-lo

· 21 de maio de 2019
A dependência pelo açúcar existe, e seus efeitos são de tal impacto na saúde que é considerado um vício.

O açúcar, além de afetar nosso peso, afeta o humor. Quando resolvemos reduzir o consumo de açúcar, o processo de transição representa um desafio, já que teremos vários momentos em que desejaremos consumir algo doce, então, como controlar os desejos por açúcar?

Hoje apresentaremos algumas dicas para saber como controlar os desejos por açúcar. Nós o convidamos a continuar lendo.

Quais são as consequências de não controlar os desejos por açúcar?

1. Deterioração dos dentes

Muito açúcar pode causar cáries

As responsáveis pela deterioração dentária são as bactérias que se alimentam de açúcares simples que produzem um ácido capaz de destruir o esmalte dos dentes, tal como explicou Carole Palmer, professora na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Tufts (EUA).

2. Fome descontrolada

Alguns estudos concluíram que a frutose (um tipo de açúcar simples) influencia a leptina, um hormônio que controla a sensação de fome. O consumo crônico de frutose causa resistência à leptina, o que contribui para que uma pessoa perca o controle sobre a fome.

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3. Ganho de peso

Ganho de peso

Vários estudos mostram que alimentos ricos em açúcares também são ricos em calorias, mas têm pouca capacidade de satisfazer a fome. Por outro lado, produtos que contêm poucos açúcares contribuem para as mudanças do corpo.

De acordo com esses estudos, as pessoas que desejam perder peso são aconselhadas a começar a reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, embora os cientistas também concordem que a obesidade é uma doença multifacetada, e que sua aparição não é exclusiva do consumo excessivo de açúcares.

4. Diabetes

O principal fator causador do diabetes é o consumo de refrigerantes, energéticos, refrigerantes e doces. Assim então, as pessoas que consomem uma ou duas latas dessas bebidas diariamente correm um risco muito maior de desenvolver doenças como a diabetes tipo 2.

Além da diabetes, o consumo de refrigerantes, sendo rico em açúcar, também causa ganho de peso.

5. Desnutrição

As pessoas que extraem 18% de suas calorias do consumo de açúcar sofrem deficiências de elementos essenciais para a saúde, como o ácido fólico, o cálcio, o ferro e a vitamina A e C.

Dicas para controlar o desejo por açúcar

1. Consuma mais proteína

Consuma mais proteína

Sem dúvida alguma, substituir alimentos açucarados por proteínas é uma das melhores maneiras de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. De fato, dependendo da comida, uma refeição rica em proteína pode reduzir a absorção de açúcar e prevenir picos de glicose, reduzindo seus desejos.

Consumir mais proteína não significa que você deva comer bifes durante todo o dia. Também, você pode optar por legumes, lentilhas, feijão, peixe, ovos e laticínios, que também são boas fontes de proteína.

2. Aumente a ingestão de fibras para controlar os desejos por açúcar

As prateleiras dos supermercados estão repletas de alimentos enriquecidos com fibras. Mas se você quiser se livrar dos desejos, você deve optar por alimentos que sejam ricos em fibras naturais solúveis, como as oleaginosas, linhaça, frutas e legumes.

A fibra nestes alimentos diminui a velocidade da digestão, que por sua vez estabiliza os níveis de açúcar no sangue. Este processo efetivamente reduz os picos de açúcar, bem como o risco de diabetes.

Outro benefício das dietas ricas em fibras é que você se sentirá saciado por mais tempo, já que a comida não é digerida tão rapidamente.

3. Dê preferência aos alimentos amargos

Quando você gosta de algo doce, uma das melhores maneiras de combater esse desejo é consumir algo amargo. Além disso, muitos alimentos amargos são ricos em probióticos ou ácidos orgânicos, por isso você ajudará as boas bactérias a crescerem.

Adicionar limão ou lima à água também pode ajudar. Os ácidos desses frutos ajudam a retardar a digestão, mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados e impedindo a formação de picos de glicose.

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4. Descanse bem para controlar os desejos por açúcar

Mulher descansando para evitar desejos por açúcar

Quando estamos cansados, tendemos a procurar por produtos açucarados para mitigar o esgotamento. Portanto, se você garantir um bom descanso, estará eliminando um fator que estimula o consumo de açúcar.

5. Distraia-se para controlar os desejos por açúcar

Toda vez que você tiver um desejo por algo doce, tente pensar em outra coisa. Os desejos, em geral, duram cerca de 10 a 20 minutos, por isso, se você conseguir se distrair, é provável que você supere essa vontade. Quanto mais você colocar em prática esse hábito, mais fácil será se livrar dos desejos indesejados.

Como você pode ver, o consumo excessivo de açúcar é prejudicial à saúde humana. Portanto, esperamos que estas 5 dicas para controlar o desejo por açúcar sejam úteis.

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