8 alternativas naturais para substituir o açúcar

25 de abril de 2019
Para adoçar nossa comida de maneira saudável podemos escolher diferentes alternativas para substituir o açúcar. Além de evitar complicações de saúde, fazendo isso obteremos outros benefícios se as consumirmos de maneira moderada.

Apesar de seu sabor delicioso, o açúcar pode ser um gatilho para muitas doenças se o consumirmos em grandes quantidades. Entre estas se incluem a obesidade, doenças cardíacas, diabetes… mas, felizmente, existem muitas formas de substituir o açúcar nos alimentos e bebidas.

As formas mais naturais para adoçar sua comida serão a estévia, o mel, ou o xilitol. Nós lhe contamos os detalhes de cada um deles.

Produtos para substituir o açúcar

1. Estévia

Estévia
Um adoçante mais natural para substituir o açúcar: estévia.

A estévia é um adoçante natural amplamente utilizado para substituir o açúcar, especialmente por aqueles que estão em uma dieta de perda de peso.

Isso ocorre porque contém menos calorias e não promove o ganho de peso. É extraído das folhas do arbusto Stevia rebaudiana.

Além disso, também não aumenta os níveis de glicose no sangue. Pelo contrário, os reduz, assim como os níveis de insulina. Desta forma, ajuda a combater a diabetes.

É usado em pó ou líquido, e cada apresentação pode variar seu sabor. Essa variação corresponde à presença e quantidade de compostos doces que tem. É por isso que existem algumas apresentações que têm sabor melhor que outras.

2. Açúcar de coco

O açúcar de coco contém uma pequena quantidade de fibras e nutrientes. Embora seja considerado mais saudável que o açúcar comum, possui alto teor de frutose e deve ser consumido com moderação.

Esta poderia ser uma boa opção para substituir o açúcar naturalmente, mas você deve ter cuidado. Lembre-se que tudo em excesso é ruim. Use-o em pequenas quantidades para adoçar sucos, chás, ou alguns alimentos.

Não perca: 5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso

3. Eritritol

Fructose para sustituis o açúcar
Uma opção com menos calorias para substituir o açúcar é o eritritol.

O eritritol é um álcool de açúcar, mas contém apenas 6% das calorias nele contidas. Isso faz com que seja uma boa escolha como substituto, se você quiser adoçar alimentos ou bebidas sem que isso signifique ganho de peso.

Seu consumo também é seguro para pessoas diabéticas, uma vez que não aumenta os níveis de insulina e glicose no sangue.

Também não aumenta os níveis de colesterol e triglicérides, de modo que pessoas com risco cardiovascular podem consumi-lo com tranquilidade.

4. Xarope de yacon

O xarope de yacon é extraído da planta do mesmo nome. Tem um sabor doce, é escuro, e tem uma consistência espessa, semelhante à do melaço.

Contém entre 40% e 50% de frutoligossacarídeos, que são um tipo de molécula de açúcar que o corpo humano não consegue digerir. Por esse motivo, assim como o eritritol, nenhum dos principais efeitos nocivos é atribuído ao organismo.

Embora seu consumo seja considerado seguro, ingerir esse xarope em excesso pode causar algum desconforto digestivo. Os mais comuns são os gases e a diarreia.

5. Xilitol

Xilitol para sustituir o açúcar
O xilitol. Este açúcar é extraído de fontes naturais e é um bom substituto para o açúcar refinado.

É um álcool de açúcar, com uma doçura muito semelhante a ele, com a diferença de que não aumenta os níveis de glicose no sangue.

O açúcar geralmente aumenta esses níveis porque tem frutose entre os seus componentes. Em contraste, o xilitol não a contém.

Este composto também tem a capacidade de reduzir o risco de deterioração, e fortalecer a densidade óssea. Isto acontece principalmente porque aumenta a absorção de cálcio no corpo.

6. Mel

Não podia faltar este superalimento como substituto do açúcar! O mel contém antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos para o nosso corpo.

Além disso, é frequentemente usado para tratar problemas respiratórios e para fortalecer o sistema imunológico.

Como o açúcar e todos os seus substitutos, não deve ser consumido em excesso, por isso não se deixe levar pelo seu sabor delicioso. Use-o para adoçar o café e outras bebidas, mas não passe de uma colher de chá.

Descubra também: Máscara de iogurte e mel: conheça seus benefícios para a pele e o cabelo

7. Melaço

Melaço para substituir o açúcar

O melaço é outra forma de substituir o açúcar de maneira mais natural.

Tem uma consistência semelhante à do mel, embora seja de cor mais escura. Tem nutrientes que apoiam a saúde dos nossos ossos e do coração.

Também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Por esta razão, é uma opção muito adequada para pacientes diabéticos adoçarem seus alimentos e bebidas.

É muito bom para substituir o açúcar refinado. Adicione apenas uma colher de chá de melaço ao que você quer adoçar, e será o suficiente.

8. Xarope de bordo

O xarope de bordo contém minerais, e uma grande quantidade de antioxidantes. Fortalece o sistema imunológico, ajuda na recuperação muscular, e mantém os níveis normais de açúcar, se você não abusar dele.

Também ajuda a reduzir a ansiedade. Por isso, com o seu consumo você evitará possíveis “compulsões alimentares”, ou comer em excesso. Isso, por sua vez, reduzirá o risco de obesidade.

A natureza oferece muitas opções para desfrutar de uma dieta equilibrada, rica em nutrientes. Esqueça o açúcar processado e adicione melhoras à sua saúde.

Se você está no grupo de risco dos que sofrem de diabetes, substituir o açúcar por uma opção natural pode ajudar a prevenir a doença.

 

  • Goldfein, K. R., & Slavin, J. L. (2015). Why Sugar Is Added to Food: Food Science 101. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety. https://doi.org/10.1111/1541-4337.12151
  • Ruanpeng, D., Thongprayoon, C., Cheungpasitporn, W., & Harindhanavudhi, T. (2017). Sugar and artificially sweetened beverages linked to obesity: A systematic review and meta-analysis. QJM. https://doi.org/10.1093/qjmed/hcx068
  • Lustig, R. H., Schmidt, L. A., & Brindis, C. D. (2012). The toxic truth about sugar. Nature. https://doi.org/10.1038/482027a