5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade

Se você sofrer de ansiedade, praticar yoga é uma boa opção para canalizar suas energias e pensamentos e alcançar um maior bem-estar tanto internamente como externamente.
5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade

Última atualização: 09 Setembro, 2018

A ansiedade é um estado transitório de tensão em que o indivíduo sente medo e desejo de resolver determinada situação. A ansiedade pode gerar estresse ou sofrimento mórbido. Para evitar isso, vamos falar sobre 5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade.

O indivíduo é cercado por um ambiente e deve lidar com situações que surgem em sua vida. A família, o trabalho, os amigos e o parceiro são os pilares emocionais da pessoa. Durante o curso da vida, procure fortalecer o seu eu interior para alcançar o equilíbrio em cada um desses pilares.

A ansiedade começa com uma fase de preocupação, depois os pensamentos dominam a mente, porque a pessoa não tem controle sobre sua vida. Você vive em um estado de tensão e preocupação, mas, se você não tomar cuidado em controlar as emoções e vivê-las uma de cada vez, pode acabar experienciando uma crise de ansiedade.

Nas crises de ansiedade, você pode recorrer a um psicólogo para obter as ferramentas necessárias para lidar com as emoções. Entre os métodos para aliviar a ansiedade, o yoga trabalha para controlar o estresse.

A eficácia do yoga para controlar a ansiedade está na espiritualidade e na calma que cada prática oferece. A ansiedade faz o indivíduo focar no futuro e nas situações que ele não pode controlar, mas essa disciplina propõe viver o presente e limpar a mente.

Quando você sentir ansiedade e preocupação, tente praticar yoga e você verá a transformação que ocorrerá em sua vida. Aqui vamos deixar 5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade.

1. Você desconecta a mente dos problemas

O yoga desconecta você dos problemas, porque toda a prática requer concentração. Assim, você vai parar de pensar nas coisas que estão te perturbando, porque você estará concentrado no momento.

  • A prática do yoga ensina a deixar os problemas de lado porque eles não podem controlar a sua vida. Você precisa tomar cuidado e não se preocupar.
  • O yoga oferece as ferramentas de relaxamento para lidar com os problemas e não deixar que uma situação o perturbe.
  • Relaxe e respire; os problemas sempre têm solução.
Praticar ioga para a ansiedade ajuda a aliviar dores

2. Equilíbrio entre o espiritual e o terreno

A prática do yoga cria um elo entre o espiritual e o terreno. A meditação pode ser uma ferramenta para alcançar este estado, porque o espírito sobe para se concentrar e ver a vida como a coisa mais preciosa dos seres humanos.

O espiritual não o desconecta da realidade, porque você deve enfrentá-la. No entanto, ter uma conexão espiritual permite que você viva com outra perspectiva. Você não precisa necessariamente praticar o hinduísmo ou o budismo para alcançar essa conexão, já que o espiritual vai além da religião.

3. Você aprende a viver o presente

A ansiedade te transporta para o futuro com raiva do passado, mas o yoga te leva para viver no presente. A vida é composta de momentos e você precisa aproveitar cada um deles, pois as memórias são construídas diariamente.

A prática de yoga para a ansiedade te dá as ferramentas para se concentrar no presente. As posturas e a respiração são uma expressão de viver o momento, porque elas são realizadas em todas as práticas do yoga. Não se preocupe se você não tiver o mesmo desempenho todos os dias… é normal.

Cada aula de yoga é única. A carga emocional e física que você carrega determinará a prática. Viver o presente e desfrutar de toda a prática do yoga ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

Não deixe de conferir esse artigo: Devemos esquecer a dor para começar de novo

4. Fortalece seu corpo e fornece bem-estar físico

O yoga dá ao seu corpo um espaço para honrá-lo e trabalhar seu físico. Com cada postura, você exercita as partes do corpo de modo que os músculos, ossos, pulmões e coração sejam fortalecidos.

As mudanças físicas que o yoga gera serão notadas e você se sentirá bem, pois estará dando ao seu corpo mais saúde. Com cada prática de yoga, você desenvolve a flexibilidade, resistência e tônus.

  • As posturas ajudarão a corrigir e aliviar o desconforto.
  • O yoga fará com que você se sinta mais animado e não tenha pensamentos e energias negativos.
Mulher praticando ioga para a ansiedade

5. Fornece uma perspectiva de vida onde você é o foco

No yoga, você é o foco do seu universo e não há nada nem ninguém que o perturbe. É um momento para você, onde você proporciona saúde e bem-estar ao corpo. Na prática do yoga, existe apenas você, e você deve se esforçar para realizar cada posição e avançar na busca pelo equilíbrio.

Praticar yoga para a ansiedade fará com que você avance e afaste tudo o que o preocupa e faz com que você se sinta mal emocionalmente. Os problemas devem ser resolvidos com atitude e disposição positivas, porque a vida é cheia de desafios.

Essas 5 ótimas dicas de yoga o ajudarão a controlar a ansiedade e a viver plenamente.

Pode interessar a você...
Como distinguir um ataque do coração de um ataque de ansiedade?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como distinguir um ataque do coração de um ataque de ansiedade?

Embora a princípio os sintomas do infarto e do ataque de ansiedade possam parecer os mesmos, o determinante na hora de diferenciá-los será a duraçã...



  • Ellis, A., Grieger, R., & Marañón, A. S. (1990). Manual de terapia racional-emotiva (Vol. 2). Barcelona, España: Desclée de Brouwer.
  • Li, AW, y Goldsmith, CAW (2012, marzo). Los efectos del yoga sobre la ansiedad y el estrés. Revisión de Medicina Alternativa. https://doi.org/10.1016/j.jinsphys.2011.01.005
  • Streeter, C. C., Whitfield, T. H., Owen, L., Rein, T., Karri, S. K., Yakhkind, A., … Jensen, J. E. (2010). Effects of Yoga Versus Walking on Mood, Anxiety, and Brain GABA Levels: A Randomized Controlled MRS Study. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 16(11), 1145–1152. https://doi.org/10.1089/acm.2010.0007
  • Rodriguez, J. L., & Meadows, E. A. (2012). Anxiety Disorders. In Encyclopedia of Human Behavior: Second Edition(pp. 169–176). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375000-6.00028-8</span>
  • Kirkwood, G., Rampes, H., Tuffrey, V., Richardson, J., & Pilkington, K. (2005). Yoga for anxiety: a systematic review of the research evidence. British journal of sports medicine, 39(12), 884-891.
  • Calle, R. (2006). El Yoga Mental: El arte de lograr la calma interior (Vol. 537). Edaf.