Por que é importante comer frutas e legumes de acordo com a OMS?

A OMS sugere aumentar o consumo de frutas e verduras para reduzir o risco de doenças não transmissíveis. O que você precisa saber sobre isso? Descubra a seguir.
Por que é importante comer frutas e legumes de acordo com a OMS?

Última atualização: 27 Janeiro, 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é o órgão que oferece informações a respeito do que caracteriza uma dieta saudável. Neste artigo, você saberá tudo que a OMS diz sobre a importância de comer frutas e legumes regularmente.

Como você bem sabe, o consumo adequado de vegetais é um dos hábitos alimentares associados ao aumento do bem-estar, além de ser decisivo prevenir certas doenças.

Os números falam

Segundo relatórios da OMS, 1,7 milhão de vidas poderiam ser salvas globalmente simplesmente aumentando o consumo de frutas e verduras. Consumir uma média de 400 gramas desses alimentos dentro da nossa dieta diária pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Estima-se que o consumo insuficiente de frutas, verduras e legumes cause aproximadamente 19% dos cânceres gastrointestinais em todo o mundo, 31% da doença isquêmica do coração e 11% dos derrames. Isso é evidenciado por uma pesquisa publicada no International Journal of Epidemiology.

Ao mesmo tempo, tem sido demonstrado que o consumo de vegetais reduz significativamente o risco de acidentes cardiovasculares, por isso é aconselhável garantir seu consumo diário para melhorar o estado de saúde.

As frutas e os legumes são caracterizados pela sua contribuição de antioxidantes. Essas substâncias ajudam a retardar o envelhecimento e doenças complexas relacionadas à idade, de acordo com um estudo publicado na Current Aging Sciences.

Comer frutas e legumes
O consumo de frutas e legumes está associado a um menor risco de diabetes, doenças cardíacas, entre outros. Já o contrário, sua ausência na dieta, pode implicar um risco aumentado de patologias crônicas.

Você pode estar interessado: Existem frutas que podem ajudar a perder peso?

Comer frutas e legumes é apenas uma moda?

Embora seja verdade que ultimamente o número de pessoas que apostam em uma dieta com mais frutas e legumes tenha aumentado, este é um hábito que vai além de ser uma moda.

Também é verdade que o número de vegetarianos e veganos aumentou, alguns pela moda e outros por diversos fatores que vão desde a religião até o respeito pelos animais. No entanto, é muito importante saber a maneira adequada de fazer a transição para esse estilo de vida.

Seja moda ou não, frutas e legumes são necessários para manter a saúde e prevenir doenças. A combinação desses alimentos com outros que fazem parte de uma dieta equilibrada garantirá uma boa ingestão de todos os nutrientes essenciais.

Consumo diário de frutas e legumes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) nos diz o seguinte:

  • Coma pelo menos 400 gramas ou cinco porções de frutas e legumes por dia.
  • Inclua legumes em todas as refeições.
  • Prepare lanches com frutas frescas e vegetais crus.
  • Prefira alimentos da estação.
  • Coma uma seleção variada.
Frutas da estação
Ao comer frutas, não há limitações quanto à quantidade máxima que deve ser consumida. No entanto, é aconselhável ingerir as variedades da estação, pois são mais frescas e seu preço costuma ser melhor.

Globalmente, existe a organização ‘5 ao Dia’. Eles divulgam informações para cumprir adequadamente essas recomendações, e até mesmo ajustá-las a cada país.

Uma porção é equivalente a:

  • Legumes (140-150 gramas crus e limpos). A recomendação é de 2 porções por dia.
  • Frutas (140-150 gramas cruas e limpas). Idealmente, consumir 3 porções por dia.

Não há limitações em relação ao valor máximo a ser consumido, ao tipo de fruta ou vegetal ou ao seu método de preparo. Entre os recomendados, sugere-se apenas ter variedade na escolha de frutas e legumes, preferindo os da estação por seu frescor e melhor preço.

Se há alguma fruta ou vegetal do qual você não gosta, não é preciso forçar a si mesmo a comer. Você deve selecionar aqueles que você gosta de comer e distribuí-los ao longo do dia e da semana.

Comer frutas e legumes regularmente é fundamental

Como você viu, o consumo de frutas e verduras é essencial para garantir um estado de saúde adequado. Por essa razão, a presença desses alimentos na dieta deve ser garantida diariamente, com o objetivo de retardar o envelhecimento e reduzir a incidência de patologias complexas.

Se você não gosta do sabor destes alimentos, tente combiná-los com outros e vá introduzindo-os progressivamente na dieta. Existem várias receitas que conseguem disfarçar a textura e o sabor dos vegetais para que possam ser consumidos por quem não está acostumado com eles.

Por fim, lembre-se de que você sempre pode ir ao nutricionista caso precise de uma avaliação da sua dieta ou da elaboração de um cardápio mais saudável.

Pode interessar a você...
Shake proteico de legumes e cânhamo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Shake proteico de legumes e cânhamo

O shake proteico com legumes e cânhamo é uma das receitas que podem complementar a dieta quando o objetivo é ganhar massa. Veja!



  • Aune D, Giovannucci E, Boffetta P, et al. Fruit and vegetable intake and the risk of cardiovascular disease, total cancer and all-cause mortality-a systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies. Int J Epidemiol. 2017;46(3):1029–1056. doi:10.1093/ije/dyw319
  • Miller V., Mente A., Dehghan M., Rangarajan S., et al., Fruit, vegetable and legume intake, and cardiovascular disease and deaths in 18 countries (PURE): a prospective cohort study. Lancet, 2017. 390: 2037-2049.
  • Galvan YP., Alperovich I., Zolotukhin P., Prazdonva E., et al., Fullerenes as anti aging antioxidants. Curr Aging Sci, 2017. 10 (1): 56-67.