Existem frutas que podem ajudar a perder peso?

16 Setembro, 2020
Em muitas ocasiões, é fácil encontrar informações confusas e falsas sobre o consumo de frutas. Existe, por exemplo, uma dieta que consiste em consumir apenas certos tipos de frutas. Isso limita radicalmente a alimentação.

Manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos são fatores essenciais na hora de emagrecer. Para isso, é fundamental seguir uma alimentação adequada e completa, orientada por um profissional e baseada nas particularidades de cada indivíduo. Passar fome não é a chave que vai te ajudar a perder peso; é preciso estar atento a quais alimentos são bons e como incluí-los nas refeições.

Numa alimentação equilibrada e saudável, as frutas e vegetais são alimentos fundamentais. A fruta é muito benéfica para o corpo porque fornece vitaminas e antioxidantes essenciais, além de ser um produto natural que não contém calorias nem açúcares ruins. É por isso que dizem que a fruta pode te ajudar a perder peso, embora, na verdade, ela seja um ingrediente fundamental para se manter saudável e em forma.

Quando você baseia a sua dieta em bons alimentos e também mantém bons hábitos de vida, o corpo fica quase automaticamente em forma. No entanto, muitas vezes ouvimos dizer que existem frutas que podem te ajudar a perder peso mais do que outras; isso é verdade? Se sim, quais são elas? Falaremos mais sobre o assunto a seguir.

Melancia para perder peso

As dietas milagrosas

Atualmente, e sobretudo graças às facilidades proporcionadas pela utilização da Internet, existem muitas dietas e produtos disponíveis que prometem perder peso quase de forma milagrosa. A maioria dessas dietas, no final das contas, tende a ser enganosa e também prejudicial à saúde. Portanto, você deve ter muito cuidado com elas.

Em muitas ocasiões, é fácil encontrar informações confusas e pouco realistas sobre as frutas. Por exemplo, tornou-se conhecido o mito de uma dieta que consiste em consumir apenas certos tipos de frutas, limitando radicalmente a alimentação. Essas dietas têm o sério problema de causar um forte desequilíbrio nutricional. As deficiências que podem provocar em nosso corpo, caso durem por muito tempo, são arriscadas.

Como explica a nutricionista Rocío Práxedes, da Unidade de Obesidade do Hospital Quirónsalud Valencia, “é verdade que a fruta tem carboidratos, é muito rica em fibras, é muito rica em vitaminas e minerais e até tem alguma proteína e gordura, mas ela nunca será suficiente para cobrir nossa demanda de energia”.

Seja qual for o seu objetivo, incluindo perder peso, antes de iniciar qualquer dieta é melhor conversar com o seu médico ou outro profissional de saúde. Em particular, um nutricionista pode oferecer orientações a respeito de como seguir um plano alimentar saudável e como perder peso sem riscos para a sua saúde.

Comer frutas pode ajudar a perder peso?

Práxades também explica que é verdade que há frutas que têm mais calorias que outras. Por isso, você poderia comer uma maior quantidade das frutas menos calóricas, por exemplo. No entanto, demonizar certas frutas por terem mais calorias é um grave erro.

É o caso da banana, que tem mais calorias do que a maçã. Na verdade, se você for comer uma porção de frutas – mais ou menos 150 gramas – daria no mesmo comer uma ou outra, porque estamos falando de diferenças mínimas.

É muito mais importante oferecer variedade e aproveitar os benefícios de todos os tipos de frutas, independentemente das diferenças calóricas. As frutas, em geral, são boas escolhas; aqueles alimentos que devem ser eliminados da dieta são os processados, como salgadinhos e frituras.

As frutas proporcionam um grande aporte de vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias benéficas para o corpo. O ideal é consumir pelo menos três porções por dia. A seguir, falaremos brevemente sobre as principais características de alguns tipos de frutas que devemos conhecer.

A melancia pode te ajudar a perder peso

A melancia é um alimento de alto volume, que contém uma grande quantidade de água e fibras. Também é pobre em calorias. Ajuda a reduzir o apetite e a aumentar a sensação de saciedade. 1 xícara de melancia fornece 12 mg de vitamina C, 20% da ingestão diária recomendada.

Por outro lado, como destaca uma publicação no Nutrition Journal, essa fruta contém um aminoácido chamado citrulina, que pode elevar os níveis de óxido nítrico no organismo.

Por isso, seu consumo ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a reduzir a pressão arterial. Este último ponto é muito importante, principalmente em pacientes com sobrepeso e obesidade que apresentam um maior risco de doenças cardíacas.

Limão

Esta fruta ácida se caracteriza por fornecer proteínas, carboidratos, fibras, potássio, ácido fólico, vitamina C e vitamina A.

Maçã

É preciso destacar que a fibra de celulose da maçã é responsável pela eliminação de toxinas e metais do corpo. Isso pode ajudar a combater o estresse, o envelhecimento celular e a perda de memória.

A maçã fornece vitaminas, como biotina, ácido fólico, betacaroteno e vitamina C. Esses componentes ajudam a manter um sistema digestivo saudável e fazem as células funcionarem adequadamente.

Um estilo de vida baseado em hábitos saudáveis ​​e uma boa alimentação, além de ajudar no emagrecimento, também promove a prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, além de melhorar a pressão arterial e ajudar na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

  • Schroder KE. Effects of fruit consumption on body mass index and weight loss in a sample of overweight and obese dieters enrolled in a weight-loss intervention trial. (2010). www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20022464
  • Lutgarda Bozzetto, Giuseppina Costabile, Giuseppe Della Pepa, Paola Ciciola, Claudia Vetrani, Marilena Vitale, Angela A. Rivellese, Giovanni Annuzzi. Dietary Fibre as a Unifying Remedy for the Whole Spectrum of Obesity-Associated Cardiovascular Risk. (2018). ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5707667/
  • National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion Division of Nutrition and Physical Activity. Can eating fruits and vegetables help people to manage their weight?  cdc.gov/nccdphp/dnpa/nutrition/pdf/rtp_practitioner_10_07.pdf
  • de Oliveira MC, Sichieri R, Venturim Mozzer R. A low-energy-dense diet adding fruit reduces weight and energy intake in women. (2008).
    ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18439712