10 dicas para transformar o seu corpo em um ano

A renovação do calendário é o momento ideal para muitas pessoas que ainda não fizeram a mudança física e nutricional que planejam. Siga estas dicas para se motivar e começar o ano de forma saudável.
10 dicas para transformar o seu corpo em um ano

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 23 agosto, 2022

O início de um novo ano sempre oferece a oportunidade de fazer mudanças a nível físico e nutricional. É possível aproveitar a energia gerada pela renovação do calendário para estabelecer metas relacionadas à saúde e ao bem-estar. Não existem dietas ou produtos milagrosos, mas sim várias dicas úteis para transformar o seu corpo em um ano.

Este é um prazo suficiente para alcançar mudanças importantes, seja para emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a nutrição. Neste sentido, recomenda-se uma consulta médica prévia que permita conhecer o estado atual de cada organismo.

A importância de transformar o seu corpo em um ano

Melhorar a condição física através de rotinas de exercícios e uma boa dieta é importante para o bem-estar geral. As mudanças mais efetivas são alcançadas quando  sustentadas ao longo do tempo, e não com regimes momentâneos ou extremos. Por isso, o prazo anual se torna um aliado que nos permite definir metas reais.

É comum encontrar anúncios que oferecem resultados imediatos e milagrosos para a melhora física. No entanto essa é uma tarefa que exige paciência e perseverança, pois os novos hábitos precisam ser duradouros.

A referência do primeiro mês pode ser tomada como um passo inicial para avaliar os resultados preliminares, bem como para reforçar a motivação para os próximos meses.

É claro que os métodos para transformar o corpo em um ano dependem do estado de cada organismo, das possibilidades e objetivos. No entanto, qualquer um pode se animar a mudar.

1. Motivação inicial

Nada melhor do que começar a transformar o seu corpo em um ano no início do mês de janeiro. Muitas pessoas aproveitam esse momento para renovar diferentes aspectos das suas vidas, entre os quais está a condição física. Para atingir esse objetivo os esforços a serem empreendidos devem ser bem compreendidos.

Estarmos cientes de tudo que o processo exige nos ajuda a não desistir no meio do caminho, algo que pode anular todo o trabalho inicial. É aconselhável avaliar o tempo disponível para fazer os exercícios para que as rotinas escolhidas estejam adaptadas às nossas possibilidades.

Rotina para mudar o corpo em um ano.
A rotina que planejamos deve ser real, ou seja, precisamos estabelecer metas que possamos cumprir.

2. Conhecer o nosso estado físico

O estabelecimento de metas e objetivos será mais preciso à medida em que o estado físico atual for conhecido. Alguns tipos de balanças podem calcular as quantidades de gordura, massa muscular e água que compõem o corpo, além de determinar o peso ideal de acordo com a altura. Mas o mais aconselhável é uma consulta médica prévia.

3. Hábitos alimentares para transformar o seu corpo em um ano

Nesse aspecto delicado, é importante entender que o ideal é saber o que você está consumindo, e não apenas fazer uso de dietas extremas ou contar calorias constantemente. A manutenção de uma alimentação saudável começa com uma compra balanceada de produtos, seguida de um preparo variado na cozinha.

A alimentação tem um protagonismo transcendental em qualquer plano para perder peso ou ganhar massa muscular. Como aspecto básico é importante evitar alimentos ultraprocessados, que geralmente contêm altos teores de açúcar, farinha refinada ou adoçantes artificiais.

Por outro lado é necessário tomar cuidado com as dietas extremas que circulam por aí, pois elas costumam ser difíceis de sustentar e se tornam contraproducentes devido ao efeito rebote. Algumas podem até ser prejudiciais à saúde. Não é necessário abandonar todos os prazeres de um dia para o outro, mas ir aos poucos e fazer pausas semanais.

4. Aquecimentos e alongamentos

Pensando para os exercícios físicos, existem duas instâncias importantes que muitas pessoas pulam. Antes de começar a se exercitar é preciso fazer um aquecimento por 5 ou 10 minutos, pois isso favorece a prevenção de lesões ou movimentos equivocados. O mesmo intervalo deve ser dedicado ao alongamento dos músculos após o término da rotina.

5. Exercícios para transformar o seu corpo em um ano

O estabelecimento de um cronograma específico depende dos objetivos propostos. Por exemplo, HIIT ou rotinas de alta intensidade geralmente funcionam para perder peso.

No entanto, não é conveniente ficar muito preso à escala e fazer uma avaliação todas as semanas. Um acompanhamento a cada 15 dias é suficiente para estar atento às mudanças e se manter motivado.

Entre as possibilidades estão os exercícios aeróbicos e anaeróbicos, de acordo com as necessidades individuais. Uma possível rotina integrativa pode incluir os seguintes movimentos, todos com 20 segundos de duração e 10 segundos de descanso entre eles:

  • Pranchas com os joelhos no peito.
  • Agachamentos.
  • Flexões.
  • Lunge com salto.
  • Ponte de quadril com elevação de pernas.

6. Evitar o sofrimento

Está claro que qualquer rotina de exercícios exige esforço físico, assim como uma alimentação saudável pode tornar necessário abrir mão de alguns prazeres. Apesar disso não é necessário chegar ao sofrimento. Muitas vezes é mais eficaz começar aos poucos e intensificar os exercícios com o tempo.

Após os momentos iniciais será possível notar uma mudança e obter uma motivação extra. O principal é insistir e não desistir.

7. Descansar bem

Não há dúvida de que um bom descanso contribui para obter melhores resultados em qualquer planejamento alimentar ou esportivo. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda dormir de 7 a 8 horas por dia para uma recuperação ideal.

É aconselhável iniciar um plano de exercícios que alterne um dia de atividade com um de descanso, principalmente para principiantes. Com o tempo você poderá aumentar a intensidade e a frequência dos exercícios.

Descanse para ficar em forma em um ano.
O descanso faz parte dos planos para entrar em forma. Sem dormir bem é impossível regularizar os sistemas internos do organismo.

8. Encontrar a forma mais confortável

Uma boa maneira de evitar que o treino seja um sofrimento é saber que tipo de rotina se encaixa às preferências e possibilidades de cada um. Isso implica tanto nas diferentes variações de exercícios quanto na forma de executá-los. Algumas pessoas preferem correr, enquanto outras optam por levantar pesos ou realizar movimentos calistênicos.

Por outro lado há quem opte por treinar em grupo, frequentar uma academia ou aulas em grupo, assim como existem pessoas que gostem de fazer exercício sozinhas ou em casa. É importante descobrir a rotina que gera mais prazer, para assim aumentar a motivação e sustentar o plano a longo prazo.

9. Avançar com progressão

O conceito de progressão é importante em termos de nutrição, mas sobretudo no exercício físico. Não adianta muito começar com rotinas extremas ou pesos muito elevados.

Um aumento progressivo na intensidade deve ser alcançado para fazer progressos reais e reduzir o risco de lesões. Por outro lado é aconselhável diversificar o treinamento, pois isso evita o tédio.

10. Supere os momentos de estagnação

Muitas coisas podem acontecer em 365 dias. Desde situações pessoais até problemas no trabalho ou de saúde. É improvável que uma pessoa possa ter a mesma animação e disponibilidade ao longo de todo o ano.

No entanto, um plano de médio e longo prazo deve ser apoiado por um compromisso firme. É importante superar os momentos de estagnação, mesmo depois de alguns dias sem sair da cama ou fora da dieta.

Elementos para transformar o seu corpo em um ano

Todas as pessoas são capazes de começar a mudar. Você não precisa de um grande orçamento ou acessórios caros. Se não tiver ferramentas como esteiras ou bicicletas, você pode optar por correr no parque.

Atualmente existem várias alternativas caso você não queira pagar mensalidade em uma academia. É importante se motivar para dar o primeiro passo, ter sempre uma garrafa de água por perto e, à medida que o ano avança, incorporar novos elementos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Patiño Villada, Fredy Alonso, Márquez Arabia, Jorge Jaime, Uscátegui Peñuela, Rosa Magdalena, Estrada Restrepo, Alejandro, Agudelo Ochoa, Gloria María, Manjarrés, Luz Mariela, Parra Sosa, Beatriz Elena, Parra Marín, María Victoria, Bedoya Berrío, Gabriel De Jesús, Velásquez Rodríguez, Claudia María,  Efecto de una intervención con ejercicio físico y orientación nutricional sobre componentes del síndrome metabólico en jóvenes con exceso de peso. Iatreia [Internet]. 2013;26(1):34-43. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180525608004
  • González, María Alfaro et al. “Hábitos de Alimentación y Ejercicio Físico En Los Adolescentes Food and Exercise Habits in Teenagers.” Revista Pediatría de Atención Primaria 18 (2016): 221–229. Disponible en: http://archivos.pap.es/files/1116-2179-pdf/Habitos_alimentacion_y_ejercicio.pdf
  • Pozo Calvo, Amparo,  HORAS DE SUEÑO DIARIO EN DEPORTISTAS JÓVENES. RELACIÓN CON ALGUNAS VARIABLES. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte [Internet]. 2008;3(2):201-214. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311126260004
  • Freire, Wilma B., William F. Waters, & Gabriela Rivas-Mariño. “[ARTÍCULO RETRACTADO] Semáforo nutricional de alimentos procesados: estudio cualitativo sobre conocimientos, comprensión, actitudes y prácticas en el Ecuador.” Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública [En línea], 34.1 (2017): 11-8. Web. 5 ene. 2022. Disponible en: https://doi.org/10.17843/rpmesp.2017.341.2762
  • Nieto-Orozco, Claudia, Sangochian, Alik Chanin, Tamborrel Signoret, Natalia, Vidal González, Eloín, Tolentino-Mayo, Lizbeth, Vergara-Castañeda, Arely,  Percepción sobre el consumo de alimentos procesados y productos ultraprocesados en estudiantes de posgrado de la Ciudad de México. Journal of Behavior, Health & Social Issues [Internet]. 2017;9(2):82-88. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282255144007

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.