Dicas para perder peso com uma bicicleta ergométrica

Fazer sessões de cardio na bicicleta ergométrica pode te ajudar a queimar uma boa quantidade de calorias. Para isso a pedalada deve ser feita com uma certa intensidade, ou seja, precisa incluir diferentes níveis, velocidades e potências.
Dicas para perder peso com uma bicicleta ergométrica
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 23 agosto, 2022

A bicicleta ergométrica é um dos equipamentos mais utilizados em academias e centros de treinamento. Ela permite trabalhar principalmente os músculos das pernas, ao mesmo tempo que ajuda a queimar calorias e perder peso.

Geralmente ela é usada em sessões de aquecimento, embora também seja utilizada no pós-treino e para fazer cardio. O tempo, a intensidade da pedalada e até a forma de executar o movimento na bicicleta ergométrica dependerá do tipo de treino de cada pessoa e dos benefícios que ela deseja obter.

Te interessa descobrir algumas dicas para perder peso usando uma bicicleta ergométrica? Nesse caso, continue lendo!

Os benefícios de fazer exercícios em uma bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica é um dos equipamentos que mais tem sido utilizado no treino diário das pessoas, sejam elas atletas ou não. Por várias décadas ela tem sido encontrada em academias e centros esportivos, e também em muitos lares.

Muitas pessoas optam por ter uma bicicleta ergométrica em casa porque puderam apreciar os benefícios que esse simples exercício proporciona em um período de tempo de médio a longo. Examinaremos essas vantagens com mais detalhes a seguir.

Mulher fazendo exercício na bicicleta ergométrica na academia.

Ajuda a queimar uma boa quantidade de calorias

Geralmente as pessoas vão à academia para queimar calorias e perder peso, ao mesmo tempo em que buscam moldar e tonificar o corpo. Para atingir esse objetivo é necessário aprender a treinar da maneira correta, mesmo quando se tratam de exercícios em uma bicicleta ergométrica.

É importante ter em mente que o número exato de calorias queimadas por semana dependerá da intensidade da pedalada e do tempo dedicado a esse exercício. Portanto, uma rotina suave de 30 minutos não queimará a mesma quantidade de calorias que um ritmo um pouco mais movimentado no mesmo período de tempo.

  • Por esse motivo é aconselhável consultar um personal trainer.
  • Tenha em mente que nem todos devem fazer exercícios pelo mesmo tempo e intensidade em uma bicicleta ergométrica. Cada pessoa possui características específicas (idade, índice de massa corporal, altura, etc.) e necessidades particulares, portanto as orientações do treinador devem ser levadas em consideração.

Glúteos e pernas firmes

A bicicleta ergométrica não apenas pode te ajudar a perder peso como também a tonificar os glúteos e pernas.

Quando a pessoa realiza um trabalho de pedalada constante, isso ajuda o fluxo sanguíneo a ser mais eficiente em todo o corpo, ao mesmo tempo em que beneficia o processo de oxigenação. Este último é alcançado pouco a pouco, enquanto se aprende a controlar a respiração.

Os glúteos e as pernas tendem a ficar tonificados porque são acionados durante toda a execução do exercício. É fato que existem outros músculos que fazem um trabalho de força (como os braços e o abdome), mas depois de uma boa sessão você pode sentir aquela sensação de cansaço nas pernas.

Ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse

De forma geral, fazer qualquer tipo de atividade física regularmente ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Nesta pesquisa realizada na Universidade de Bogotá foi demonstrado que a prática regular de atividades físicas produz benefícios tanto físicos quanto psicológicos.

Por isso te incentivamos a começar a fazer algumas sessões de bicicleta ergométrica. Com o passar do tempo você poderá perceber a evolução. Obviamente é necessário realizar essa prática de forma constante, disciplinada e não se esquecer de que é importante se divertir durante o processo.

Menos doenças

Neste ponto algumas pessoas se perguntam se é verdade que andar de bicicleta ergométrica com frequência ajuda a tornar a vida mais saudável e a prevenir algumas doenças. A verdade disso é que a prática ajuda a fortalecer todo o sistema imunológico através da oxigenação recebida pelo corpo, principalmente nesse tipo de equipamento.

Isso significa que, na medida em que a pessoa se mantiver ativa e puder incorporar uma atividade cardiovascular como andar de bicicleta, seu estilo de vida será muito mais saudável e permitirá que ela desfrute de atividades que sem exercícios tendem a ser muito mais demandantes.

Quanto tempo é necessário treinar na bicicleta ergométrica para perder peso?

Mulheres em uma sessão de bicicleta ergométrica.

Não existe uma resposta única para esta pergunta. Tudo depende das características e objetivos de cada pessoa. Portanto é importante consultar o seu personal trainer se você quiser perder peso utilizando uma bicicleta ergométrica. Além disso é recomendável que você melhore os seus hábitos alimentares e outros aspectos do estilo de vida.

Além disso é importante considerar que nem todos os tipos de treinamento oferecem exatamente os mesmos benefícios. Treinar em um ritmo constante por um determinado período de tempo não é o mesmo que treinar ao mesmo tempo mas fazendo mudanças na intensidade.

No entanto pode-se dizer que, em termos gerais, com cerca de 45 minutos podem ser queimadas aproximadamente 400 calorias. Tenha em mente que o corpo queima menos gordura durante os primeiros 20 a 30 minutos de treinamento.

Este estudo elaborado por um grupo de especialistas da Universidade Politécnica de Madrid explica que isso acontece porque durante esse período o organismo consome a glicose. Portanto, mesmo que você tenha pouco tempo é aconselhável dedicar um pouco mais que meia hora para os seus exercícios. No entanto, a primeira coisa a fazer antes de começar é consultar um personal trainer.

Dicas para perder peso com uma bicicleta ergométrica

Se você está pensando em praticar exercícios usando uma bicicleta ergométrica regularmente, lembre-se das dicas a seguir para aproveitar as suas sessões ao máximo.

Faça mudanças na intensidade

Como explicamos anteriormente, o resultado não é o mesmo se você pedalar em um ritmo constante. Em vez disso, se forem feitos intervalos com intensidades diferentes o objetivo começa a ficar mais visível em menos tempo. Desta forma, o exercício será eficaz e mais gordura será queimada.

Existem várias maneiras de alterar a intensidade do seu treino. Por exemplo, você pode intercalar 20 ou 30 segundos de esforço intenso com 40 ou 60 segundos de pedalada mais suave.

Se preferir, você pode alterar a intensidade apenas durante uma parte do treino, e aumentar o tempo gasto em exercícios intensos nessa parte. Podem ser 60 segundos pedalando mais forte e 30 segundos pedalando mais tranquilamente.

Contraia bem o abdome

Os abdominais e agachamentos são usados para trabalhar os músculos. No entanto, para queimar essa camada incômoda de gordura também é necessário fazer exercícios cardiovasculares.

A verdade é que a bicicleta ergométrica serve para perder peso de forma geral, pois oferece um exercício completo. O que acontece é que os abdominais precisam se contrair bastante para manter uma boa postura e alinhamento. É por isso que essa modalidade é tão útil para queimar a gordura da barriga.

Hidrate-se durante os exercícios na bicicleta ergométrica

Mulher tomando água.

A importância de uma boa hidratação neste momento está em beber água durante o treino em pequenos goles e sem perder o foco na intensidade. Isso, juntamente com roupas confortáveis, fará com que a pessoa se sinta mais confortável durante o exercício.

Faça um aquecimento

Por fim, é aconselhável fazer um aquecimento antes do treino, e ao terminar não é recomendável parar de repente. O ideal usar os últimos cinco minutos para uma pedalada mais relaxada, para não sentir dificuldade para respirar ou um calor intenso. Isso deve ser feito até que o exercício se finalize por completo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ana B. Peinado, Miguel A. Rojo-Tirado y Pedro J. Benito (2013). Sugar and exercise: its importance in athletes (España). http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112013001000006
  • Aurelio Olmedilla-Zafra; Enrique Ortega-Toro (2008). Incidencia de la práctica de actividad física
    sobre la ansiedad y depresión en mujeres: perfiles de riesgo (Colombia). http://www.scielo.org.co/pdf/rups/v8n1/v8n1a8.pdf
  • Brewer, B. W. (2009). Sport Psychology. Sport Psychology (pp. 1–139). Wiley Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781444303650
  • Guerra Santiesteban José Ramón, Gutiérrez Cruz Manuel, Zavala Plaza Melvin, Singre Álvarez Juan, Goosdenovich Campoverde David, Romero Frómeta Edgardo. Relación entre ansiedad y ejercicio físico. Rev Cubana Invest Bioméd [Internet]. 2017 Junio.
  • Pons Sala, Victoria; Drobnic Martínez, Franchek; Pons Biescas, Antoni (2017). Restricción calórica, un método eficaz, sencillo y saludable para perder peso (España). https://revista.nutricion.org/PDF/PONSSALA.pdf
  • Saeed, S. A., Antonacci, D. J., & Bloch, R. M. (2010). Exercise, yoga, and meditation for depressive and anxiety disorders. American Family Physician, 81(8), 981–987.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.