Quais são os benefícios da natação para a saúde?

Os benefícios da natação são exaltados por muitos. A seguir, iremos expor quais são as contribuições desta disciplina para a saúde.
Quais são os benefícios da natação para a saúde?

Última atualização: 16 Setembro, 2021

Os deslocamentos e movimentos na água são capazes de afetar quase dois terços dos músculos do corpo. Isso serve como uma carta de apresentação para os benefícios da natação para a saúde.

A verdade é que a adaptabilidade que a natação oferece às diferentes condições lhe confere um maior valor para quem pretende perder peso, melhorar a sua resistência, tonificar o corpo, superar lesões ou se reabilitar após acidentes. Por isso, junte-se a nós para descobrir os benefícios de uma das atividades mais completas que existem.

Vantagens da natação para a saúde em pessoas saudáveis

Para as pessoas que não apresentam nenhuma lesão ou deficiência, a natação permite que a intensidade do treino seja ajustada para que não haja transtornos de fadiga ou sobrecarga. A frequência de atividade recomendada é de 3 vezes por semana, variando entre 15 e 45 minutos por sessão. Vamos ver suas vantagens.

Ganho de flexibilidade

Ao envolver grande parte dos músculos superiores e inferiores do corpo, muitas articulações trabalham nos movimentos subaquáticos, melhorando a amplitude de ação e fortalecendo os músculos. O resultado é um aumento da flexibilidade e diminuição do risco de lesões (principalmente nas costas).

Natação para perder peso
A natação é um esporte que permite adaptar a intensidade às suas habilidades pessoais.

Queima de calorias

Nadar por 1 hora em ritmo moderado pode queimar até 500 calorias. Portanto, torna-se uma ferramenta indispensável para pessoas que têm a perda de peso entre seus objetivos.

Aumento da capacidade pulmonar

A natação melhora a mecânica respiratória, aumentando assim a capacidade pulmonar. Isso ajuda os órgãos abdominais a funcionarem melhor, a regular a pressão arterial e a aumentar a oxigenação.

Alívio do estresse

O fato de entrar na água e prestar atenção total ao movimento dos membros junto com a respiração produz uma sensação de relaxamento. Desta forma, o estresse é neutralizado e os transtornos depressivos e ataques de ansiedade são combatidos. Da mesma forma, ocorre uma liberação de endorfinas, que estimulam as áreas do cérebro que promovem emoções de satisfação.

Controle de doenças crônicas

Outra das grandes vantagens da natação para a saúde está na resposta às doenças crônicas. Referimo-nos a diabetes, asma e hipercolesterolemia. Na verdade, o exercício aeróbico aumenta a sensibilidade à insulina, melhora o sistema respiratório e regula os níveis de colesterol.

Maior capacidade motor

Coordenação, equilíbrio e tempo de reação são características afetadas positivamente pela natação, melhorando assim as habilidades motoras. Isso é relevante no processo de crescimento e desenvolvimento.

Importância da natação para a saúde de pessoas lesionadas

Depois de conhecer os benefícios gerais da natação para a saúde, vale ressaltar que esse esporte é uma das melhores opções para pessoas com lesões. Ele permite um processo de reabilitação de baixo impacto nas articulações e nos ossos.

Recomenda-se começar com exercícios analíticos debaixo d’água quando se trata de reabilitação de fraturas, ligamentos rompidos e entorses. Feito isso, os estilos de natação podem ser aplicados nas fases finais do processo.

Atividades de natação para lesões

Estas são as atividades de natação e as opções terapêuticas subaquáticas que favorecem a recuperação dos acidentados:

  • Caminhada subaquática: embora não envolva o ato de nadar devido à presença de um suporte para o movimento, é uma das recomendações frequentes dos fisioterapeutas para tendinites e recuperação da mobilidade. A profundidade em que a caminhada é realizada estará relacionada à área da lesão.
  • Exercícios analíticos subaquáticos: caracterizam-se por movimentos específicos dirigidos a músculos específicos para uma reabilitação progressiva.
  • Costas: a técnica de nado das costas é usada para melhorar os desvios na coluna, mas é preciso fazê-la corretamente para ser eficaz. Peitorais, dorsais, deltóides e abdominais estão mais envolvidos.
  • Crawl: devido à menor carga na coluna, é usado para tratar dores lombares e osteoartrite. Os músculos mais afetados são o grande dorsal, peitoral, deltóide, tríceps e bíceps.
  • Peito: recorre-se a uma intensidade moderada apenas na fase final de fortalecimento na reabilitação de lesões complexas. Os principais músculos trabalhados são os peitorais, bíceps, tríceps, deltóides, grande dorsal, redondo maior, trapézio, glúteos e quadríceps.
Natação na gravidez
Os benefícios da natação na gravidez são conhecidos. As mulheres podem aproveitar a água para melhorar a fisiologia da gestação.

Cuidados e precauções

Pessoas que sofrem de algum tipo de problema físico devem tomar alguns cuidados para prevenir riscos. Algumas das recomendações são as seguintes:

  • Garanta a cura ou regeneração antes de iniciar as atividades.
  • Opte por piscinas que possuam rampa com corrimão.
  • Evite um aumento excessivo na intensidade dos movimentos de reabilitação.
  • Domine a técnica de execução para evitar outras lesões.
  • Pare os exercícios em caso de aumento da dor.

Os benefícios da natação para a saúde são para todas as idades

Os benefícios da natação para a saúde são substanciais. Porém, em casos especiais de lesões, o início da prática deve ser consultado com um especialista, para que sejam avaliados a viabilidade e os riscos. Da mesma forma, você deve consultar um médico se tiver alguma patologia que limite a execução correta dos movimentos.

Finalmente, o estilo borboleta é contraindicado pela enorme exigência de ziguezague que implica. Portanto, agrava qualquer incômodo pré-existente nas costas, pescoço, braços, pernas e outras áreas do corpo.

Pode interessar a você...
5 benefícios psicológicos de praticar natação
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 benefícios psicológicos de praticar natação

Além de promover o nosso desenvolvimento físico, praticar natação também nos beneficia a nível psicológico e melhora a nossa autoestima.