4 exercícios para fortalecer a saúde pulmonar

5 de agosto de 2019
Para gozar de uma boa saúde pulmonar é importante fazer uma respiração consciente e evitar a superficial, já que esta não enche os pulmões totalmente.

O corpo humano necessita do oxigênio para viver; por isso, é importante manter o sistema respiratório em excelentes condições. Fortalecer a saúde pulmonar requer alguns cuidados e exercícios que aumentem a capacidade dos pulmões.

Ao fazer exercícios, o coração e os pulmões se ativam. Os pulmões oxigenam o corpo, proporcionam energia e eliminam o dióxido de carbono. Por outro lado, o coração se encarrega de bombear o oxigênio para os músculos envolvidos no exercício. É assim que o organismo se purifica e se mantém cheio de energia.

Mas como é possível fortalecer a saúde pulmonar? Simples: respirando. A maioria dos exercícios que contribuem para a saúde dos pulmões requer uma correta e intensa respiração. Estes exercícios não só ajudarão as pessoas que têm dificuldades respiratórias, como também as que gozam de boa saúde.

Exercícios que ajudam a fortalecer a saúde pulmonar

1. Respiração pelo diafragma

Mulher praticando fortalecer a saúde pulmonar

A maneira de respirar corretamente é utilizando o diafragma, assim os pulmões se expandem e se enchem ainda mais de oxigênio. Nem todos dominam este tipo de respiração, contudo, com prática, pode-se conseguir. Somente deve se concentrar.

Como se faz?

  • Primeiramente, relaxe a parte superior do corpo e coloque uma mão sobre o abdômen.
  • Em seguida, respire profundamente pelo nariz e faça com que seu abdômen infledepois expulse o ar o mais lento possível.
  • Se ao expirar, seu abdômen se contrai, está respirando corretamente.
  • Repita o exercício 5 vezes e descanse entre cada repetição. Tente fazê-lo a maior quantidade de vezes por dia para que o corpo se acostume a respirar da maneira correta.

Descubra também: A aeróbica e seus benefícios mentais e corporais

2. Exercícios aeróbicos

Faça exercícios aeróbicos como trotar, caminhar, correr ou dançar. Dessa forma, fará com que seu ritmo cardíaco aumente e, por conseguinte, precise de mais oxigênio. 

Quando o corpo se submete a este tipo de atividades, demanda uma maior quantidade de oxigênio, por isso que deve controlar a respiração e tomar todo o ar que precise. Isso faz com que sua capacidade pulmonar aumente.

Os exercícios de intervalos são muito bons para fortalecer a saúde pulmonar, devido ao grau de exigência que têm. O corpo varia as demandas de oxigênio de acordo com a intensidade do exercício. Assim, deverá tomar o controle da respiração para se manter em movimento.

Como se faz?

  • Um exercício de intervalos simples é trotar por 4 minutos e correr por 1.
  • É possível variar o exercício para caminhar rápido-trotar caso não tenha tanta resistência para correr durante um minuto.

O importante é que sempre se mantenha por mais tempo na intensidade mais baixa e menos tempo quando aumenta a velocidade. Além disso, este tipo de exercício também ajuda a queimar gorduras.

3. Soprar pelo maior tempo possível

Exercício aeróbico ajuda a fortalecer a saúde pulmonar

Outro exercício que contribui para a saúde pulmonar é o de soprar durante o tempo que puder. Pode praticar várias modalidades, uma delas é soprar um balão. Também existe outra muito divertida em que se pode usar uma tira de papel.

Como se faz?

  • Em primeiro lugar, pegue uma tira de papel e coloque-a na ponta do nariz.
  • Em seguida, inspire e depois sopre o maior tempo que puder para manter a tira no ar.
  • Pratique com frequência para que possa manter a tira de papel no ar por muito mais tempo.

Não perca ademais: As melhores posturas de yoga para principiantes

4. A Ioga ajuda a fortalecer a saúde pulmonar

A Ioga também é um exercício muito benéfico para a saúde dos pulmões. Esta ajuda a controlar a respiração colocando em harmonia o corpo e a mente.

Como se faz?

Além do yoga físico, pratique o «pranayama», que é a técnica básica de respiração no yoga. Esta modalidade ensina a respirar e desenvolve a capacidade pulmonar trazendo mais resistência nas atividades físicas.

  • Deve fazer respirações longas e profundas e expirar lentamente.
  • A postura ou asana ideal para fazer pranayamas é a postura do lótus. Esta requer estar sentado com a coluna vertebral reta e assim é possível que o ar flua com maior facilidade.

Aprender a respirar corretamente e com consciência ajudará a fortalecer seus pulmões. Seu corpo está desenhado para receber a maior quantidade de oxigênio possível e assim ser mais eficiente.

Caso sinta que às vezes te falta o ar ou que precisa respirar melhor, exija-se um pouco mais e tome o controle de sua respiração.