4 exercícios para fortalecer a saúde pulmonar

Para gozar de uma boa saúde pulmonar é importante fazer uma respiração consciente e evitar a superficial, já que esta não enche os pulmões totalmente.
4 exercícios para fortalecer a saúde pulmonar

Escrito por Solimar Cedeño

Última atualização: 23 agosto, 2022

O corpo humano necessita do oxigênio para viver; por isso, é importante manter o sistema respiratório em excelentes condições. Fortalecer a saúde pulmonar requer alguns cuidados e exercícios que aumentem a capacidade dos pulmões.

Ao fazer exercícios, o coração e os pulmões se ativam. Os pulmões oxigenam o corpo, proporcionam energia e eliminam o dióxido de carbono. Por outro lado, o coração se encarrega de bombear o oxigênio para os músculos envolvidos no exercício. É assim que o organismo se purifica e se mantém cheio de energia.

Mas como é possível fortalecer a saúde pulmonar? Simples: respirando. A maioria dos exercícios que contribuem para a saúde dos pulmões requer uma correta e intensa respiração. Estes exercícios não só ajudarão as pessoas que têm dificuldades respiratórias, como também as que gozam de boa saúde.

Exercícios que ajudam a fortalecer a saúde pulmonar

1. Respiração pelo diafragma

Mulher praticando fortalecer a saúde pulmonar

A maneira de respirar corretamente é utilizando o diafragma, assim os pulmões se expandem e se enchem ainda mais de oxigênio. Nem todos dominam este tipo de respiração, contudo, com prática, pode-se conseguir. Somente deve se concentrar.

Como se faz?

  • Primeiramente, relaxe a parte superior do corpo e coloque uma mão sobre o abdômen.
  • Em seguida, respire profundamente pelo nariz e faça com que seu abdômen infledepois expulse o ar o mais lento possível.
  • Se ao expirar, seu abdômen se contrai, está respirando corretamente.
  • Repita o exercício 5 vezes e descanse entre cada repetição. Tente fazê-lo a maior quantidade de vezes por dia para que o corpo se acostume a respirar da maneira correta.

2. Exercícios aeróbicos

Faça exercícios aeróbicos como trotar, caminhar, correr ou dançar. Dessa forma, fará com que seu ritmo cardíaco aumente e, por conseguinte, precise de mais oxigênio. 

Quando o corpo se submete a este tipo de atividades, demanda uma maior quantidade de oxigênio, por isso que deve controlar a respiração e tomar todo o ar que precise. Isso faz com que sua capacidade pulmonar aumente.

Os exercícios de intervalos são muito bons para fortalecer a saúde pulmonar, devido ao grau de exigência que têm. O corpo varia as demandas de oxigênio de acordo com a intensidade do exercício. Assim, deverá tomar o controle da respiração para se manter em movimento.

Como se faz?

  • Um exercício de intervalos simples é trotar por 4 minutos e correr por 1.
  • É possível variar o exercício para caminhar rápido-trotar caso não tenha tanta resistência para correr durante um minuto.

O importante é que sempre se mantenha por mais tempo na intensidade mais baixa e menos tempo quando aumenta a velocidade. Além disso, este tipo de exercício também ajuda a queimar gorduras.

3. Soprar pelo maior tempo possível

Exercício aeróbico ajuda a fortalecer a saúde pulmonar

Outro exercício que contribui para a saúde pulmonar é o de soprar durante o tempo que puder. Pode praticar várias modalidades, uma delas é soprar um balão. Também existe outra muito divertida em que se pode usar uma tira de papel.

Como se faz?

  • Em primeiro lugar, pegue uma tira de papel e coloque-a na ponta do nariz.
  • Em seguida, inspire e depois sopre o maior tempo que puder para manter a tira no ar.
  • Pratique com frequência para que possa manter a tira de papel no ar por muito mais tempo.

4. A Ioga ajuda a fortalecer a saúde pulmonar

A Ioga também é um exercício muito benéfico para a saúde dos pulmões. Esta ajuda a controlar a respiração colocando em harmonia o corpo e a mente.

Como se faz?

Além do yoga físico, pratique o «pranayama», que é a técnica básica de respiração no yoga. Esta modalidade ensina a respirar e desenvolve a capacidade pulmonar trazendo mais resistência nas atividades físicas.

  • Deve fazer respirações longas e profundas e expirar lentamente.
  • A postura ou asana ideal para fazer pranayamas é a postura do lótus. Esta requer estar sentado com a coluna vertebral reta e assim é possível que o ar flua com maior facilidade.

Aprender a respirar corretamente e com consciência ajudará a fortalecer seus pulmões. Seu corpo está desenhado para receber a maior quantidade de oxigênio possível e assim ser mais eficiente.

Caso sinta que às vezes te falta o ar ou que precisa respirar melhor, exija-se um pouco mais e tome o controle de sua respiração.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.