A aeróbica e seus benefícios mentais e corporais

· 22 de maio de 2018
Para obter o máximo de benefícios da aeróbica é importante incluí-la em nossa rotina diária e complementá-la com uma dieta saudável. Verificar nosso progresso nos ajudará a obter motivação

Agora, esta não é a única atribuição dessa atividade.

Embora a maioria das pessoas faça esses exercícios com esse único propósito, hoje descobriremos que seus benefícios são mais amplos. Além disso, graças à aeróbica, não apenas benefícios físicos são obtidos, mas também benefícios psicológicos.

A aeróbica e nossa saúde física

Vamos começar tratando dos benefícios que a aeróbica tem para nossa saúde física. Certamente você já conhece alguns deles ou, pelo menos, já ouviu falar. No entanto, vale a pena lembrá-los porque, como dissemos, a aeróbica serve muito mais do que apenas perder peso.

Recomendamos que você leia:  Quer reduzir centímetros de sua cintura? Não deixe de praticar esses exercícios

A aeróbica aumenta nossa resistência

É bom fazer um pré aquecimento na cinta antes de começar a aeróbica

Um aspecto positivo da aeróbica é que ela aumenta nossa resistência.

Você já foi às compras e ficou exausta ao longo do caminho? Toda vez que sobe as escadas da sua casa você não tem ar? Isso é falta de resistência.

Graças a exercícios aeróbicos, isso pode ser resolvido. No entanto, você deve praticar esse tipo de exercício de maneira constante.

  • Com o tempo, a capacidade pulmonar aumentará, e você perceberá que custa menos subir uma ladeira, subir as escadas, ou correr.

Nos ajuda a perder gordura

Devido ao que comemos ou à nossa constituição física, a gordura se acumula em áreas indesejáveis ​​do nosso corpo. Por esse motivo, a aeróbica é uma excelente opção.

Agora, devemos ter em mente que a perda de gordura não será localizada, e que há áreas em que levará muito mais tempo, para essa perda ser vista.

  • Por esta razão, é necessário estar ciente de que precisamos ser constantes e ter muita paciência.
  • Podemos querer perder gordura da barriga, mas isso não é notado antes de vários meses de exercício aeróbico constante, combinado com uma dieta saudável.

Existem muitos tipos de exercícios aeróbicos

Grupo de pessoas praticando aeróbica

Outro aspecto positivo dos exercícios aeróbicos é que existem muitos tipos diferentes, para escolhermos o que mais gostamos. Desta forma, podemos escolher o tipo de prática aeróbica que mais nos motiva.

Aqui estão algumas ideias:

  • Andar de bicicleta (estática ou não)
  • Caminhar (em uma esteira ou por natureza)
  • Correr (na academia ou ao ar livre)
  • Praticar zumba
  • Fazer aeróbica

Como você pode ver, são exercícios fáceis que todos nós conhecemos. Além disso, se escolhermos, por exemplo, correr, podemos optar por fazer isso ao ar livre ou em uma academia.

A coisa positiva de ir a uma academia é que podemos ter acesso a aulas direcionadas. Pagar por este serviço também será uma motivação adicional.

Se decidirmos nos exercitarmos sozinhos e ao ar livre, pode ser útil fazermos o download de alguns aplicativos para celular, para ver nosso progresso, ou incluir um amigo em nossa atividade.

  • No entanto, é necessário que tenhamos consciência de fortalecer nossa própria motivação.
  • Se esta for totalmente dependente dos outros, não seremos tão constantes quanto deveríamos, para observar as mudanças físicas que desejamos.

Veja também: Os 5 melhores exercícios aeróbicos para queimar gorduras sem ir à academia

A aeróbica é muito positiva para a mente

A aeróbica nos ajuda a adquirir mais resistência, perder gordura e, inclusive, o exercício em si mesmo nos ajuda a querer comer muito mais saudavelmente.

No entanto, existem benefícios que não podem ser vistos a olho nu, ainda que sejam percebidos. São os benefícios psicológicos.

  • Exercícios aeróbicos são muito positivos para limpar a mente e afastar o estresse da nossa vida.
  • Enquanto nos exercitamos, liberamos a oxitocina, que nos relaxa, nos acalma, e nos faz sentir mais felizes. Por isso, o exercício é uma rotina diária que é muito benéfica para o nosso bem estar mental.

Tudo isso, também nos ajudará a aumentar nossa autoestima, ou a manterá em um nível saudável.

Por esta razão este exercício é altamente recomendado para aqueles que estão passando por um momento difícil, ou sofrem de depressão. Se você sofre de ansiedade ou até mesmo bruxismo, este também poderá ajudá-lo.

Você já inclui aeróbica como parte de sua rotina diária? Você a combina com peso ou outros exercícios? Se as respostas forem positivas, gostaríamos de saber sua experiência.

As pessoas que se exercitam têm frequentemente um sorriso nos lábios, e são muito positivas. Deve haver algum motivo, certo?