Como chegar à idade adulta com boa saúde?

Cuidar da saúde é fundamental em qualquer período da vida. Nunca será cedo ou tarde para isso. Praticar atividade física, evitar o cigarro e o álcool em excesso, podem ser alguns dos segredos para chegar à idade adulta com boa saúde e longevidade.
Como chegar à idade adulta com boa saúde?

Última atualização: 23 Fevereiro, 2021

Chegar a uma idade adulta com boa saúde não é impossível. Simplesmente é recomendável incluir determinados hábitos na rotina e começar a levar um estilo de vida saudável e consistente a partir de hoje. Isso porque, quanto mais cedo os bons costumes forem adotados, menos consequências negativas aparecerão no futuro, quando se chegar à velhice.

No artigo a seguir, veremos algumas dicas que podem ajudar você a chegar à idade adulta com boa saúde. Não perca!

Fazer exercício

Fazer exercício permite chegar à idade adulta com boa saúde

Sem dúvidas, o primeiro conselho para poder chegar à idade adulta com boa saúde é fazer exercício diária ou regularmente. Não é necessário se tornar um atleta profissional, apenas incluir o exercício como um hábito diário.

Podemos nos matricular em uma academia, tentar ser fitness, fazer aulas de zumba ou spinning. Também é benéfico correr ao ar livre ou até mesmo caminhar entre meia hora e uma hora por dia.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Granada, não existe um fármaco que substitua os benefícios da prática de atividade física. O exercício ajuda a alcançar o bem-estar físico e mental. Da mesma forma, é positivo porque combate o estresse, relaxa e ajuda a secretar a oxitocina, um hormônio que traz felicidade e equilíbrio.

Cuidar da alimentação

É imprescindível cuidar da alimentação para obter bons resultados a longo prazo, pois cuidar-se apenas fisicamente e não dar importância ao que se come não adianta. Devemos nos lembrar da frase: “nós somos o que comemos”.

Desde cedo, é fundamental aprender a levar em consideração o que se ingere diariamente e o que é benéfico a curto e longo prazo para o organismo e o que não é. Além disso, quando se trata de manter uma boa saúde, é essencial tentar ingerir alimentos suficientes e com bom valor nutricional todos os dias.

Da mesma forma, é imprescindível evitar o consumo de bebidas industriais, ultraprocessados e junk food em geral.

Evitar hábitos nocivos

Pare de fumar se quiser chegar à idade adulta com boa saúde

Existem determinados hábitos nocivos que são socialmente aceitos como beber álcool e fumar. De fato, não só são nocivos para nossa saúde, como às vezes podem criar um vício e causam graves problemas de saúde. Por isso é importante evitá-los

De acordo com um estudo realizado na Universidade Nacional da Colômbia, o tabagismo se torna um fator etiológico comum em muitos tipos de câncer. Portanto, você pode desenvolver não apenas câncer de pulmão, mas também de outras categorias.

Da mesma forma, uma pessoa que consome álcool continuamente pode desenvolver problemas hepáticos. Por isso, é muito importante analisar quais são nossos hábitos nocivos e começar a reduzi-los.

Para chegar a uma idade adulta com boa saúde temos que começar agora

Pessoas que chegaram à idade adulta com boa saúde

Chegar à idade adulta com boa saúde é possível e não requer ações complicadas ou hábitos difíceis de integrar no dia a dia. Você só precisa ter consciência, disciplina, vontade e perseverança.

Como vimos, cuidar da saúde é algo fundamental em qualquer época da vida. Nunca será cedo nem tarde para isso. Praticar atividade física, evitar o cigarro e o álcool em excesso, podem ser alguns dos pontos-chave para chegar à idade adulta com boa saúde e longevidade.

Nas dicas mencionadas acima, certamente você encontrará algumas mais ou menos adaptadas à sua experiência e vivência pessoais. No entanto, em geral são aplicáveis ​​e podem até ser fontes de inspiração para aprimorar outros aspectos.

Por exemplo, os maus hábitos de alguém podem ser comer demais ou consumir muitos doces industrializados, mas sem beber álcool e fumar cigarros. Portanto, você deve ajustar as dicas às suas necessidades.

Você se preocupa em não chegar saudável à idade adulta? Então comece a cuidar de si mesmo hoje para desfrutar de cada etapa da sua vida com tranquilidade e obter benefícios tanto a curto como a longo prazo.

Pode interessar a você...
7 hábitos saudáveis que você pode praticar toda as manhãs
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 hábitos saudáveis que você pode praticar toda as manhãs

Ter uma atitude positiva todas as manhãs e certos hábitos saudáveis, é uma das formas de começar bem o dia e aproveitar cada momento.