Como chegar a uma idade adulta com boa saúde

· 11 de maio de 2018
Nunca é muito cedo nem tarde para começar a se cuidar. Evite o tabaco e o álcool em excesso e pratique atividade física para ter uma idade adulta mais saudável. 

Chegar a uma idade adulta com boa saúde não é impossível. Simplesmente temos que incluir determinados hábitos desde agora. Quanto antes adotemos bons costumes, mais cedo evitaremos qualquer consequência daquelas más decisões que tomamos de jovens.

Muitas pessoas não pensam que um dia chegarão à idade adulta e que ali, tudo o que não fizeram até o momento, terá consequências. Por este motivo, é importante que comecemos com bons hábitos desde agora.

Iremos descobrir o que podemos fazer para chegar a uma idade adulta com boa saúde.

O exercício é imprescindível

Sem dúvidas, o primeiro conselho para poder chegar a uma idade adulta com boa saúde é fazer exercício. Não é necessário se converter em atletas profissionais, mas sim o incluir como um hábito diário.

Podemos nos matricular em uma academia, tentar ser fitness, ir a aulas de zumba ou spinning. Também podemos correr ao ar livre ou até mesmo caminhar entre meia hora e uma hora por dia. Com isso seria suficiente.

O exercício não só nos permite ficar melhor ou a ter uma boa saúde física, como também nos ajuda com nosso bem-estar psicológico.

O exercício combate o estresse, relaxa e nos ajuda a secretar oxitocina, um hormônio que nos faz sentir mais felizes e equilibrados.

Comer o mais saudável possível

Fazer exercício permite chegar à idade adulta com boa saúde

Para chegar a uma idade adulta com boa saúde é importante cuidar da alimentação. Pois, se nos cuidamos por fora, mas não cuidamos o que comemos, não servirá de nada. Lembre-se da frase de “somos aquilo que comemos“.

Incluir muitas frutas e verduras, comer os alimentos mais naturais possíveis e criar nossas próprias versões de comida rápida, como hambúrgueres ou pizzas caseiras, será muito melhor do que comprar estes alimentos.

Além disso, também é imprescindível evitar as bebidas açucaradas e optar somente por água.

No entanto, isso não quer dizer que não possamos nos dar um capricho de vez em quando. Também temos que viver e desfrutar um pouco de tudo que gostamos, mas que não é tão saudável.

Porém, os bolos, as bebidas açucaradas e os alimentos processados devem ser consumidos muito de vez em quando.

Cuidar de nossa alimentação e nos dar pequenos prazeres esporadicamente nos ajudará a evitar que no dia de amanhã soframos com colesterol alto, diabetes, intolerâncias e muitos outros problemas.

Mesmo que não tenhamos problemas de saúde agora, com o tempo estes podem aparecer.

Descubra aqui: Como deixar de fumar e desintoxicar os pulmões

Evitar hábitos nocivos para nossa saúde

Pare de fumar se quiser chegar à idade adulta com boa saúde

Existem determinados hábitos que são socialmente aceitos como beber álcool e fumar. Estes não só são nocivos para nossa saúde, como criam um vício e nos causam graves problemas.

  • Certamente você já escutou tossir com frequência e com uma tosse estranha, como se tivesse doente, uma pessoa que leva muitos anos de sua vida fumando.
  • Alguém que consome álcool com mais frequência do que a normal, pode não ser consciente do dano que isso está gerando no fígado.

Como mencionávamos também no tema da alimentação, mesmo que isso a curto prazo não traga nenhum problema, com o tempo pode sim trazê-lo. Uma pessoa que fuma com assiduidade pode ter câncer de pulmão na idade adulta.

Da mesma forma, alguém que consome álcool de uma forma continuada pode terminar, no dia de amanhã, com problemas hepáticos. Por isso, é muito importante que analisemos nossos hábitos nocivos e que comecemos a reduzi-los pouco a pouco.

Para chegar a uma idade adulta com boa saúde temos que começar agora

Pessoas que chegaram à idade adulta com boa saúde

Se quisermos chegar à idade adulta com uma boa qualidade de vida e uma boa saúde, temos que começar desde agora a praticar as dicas oferecidas nesse artigo.

Recapitulando: o exercício, a alimentação e os maus hábitos é o principal que devemos focar.

Pode ser que nossos maus hábitos sejam comer em excesso ou consumir muita confeitaria industrial, não beber álcool ou fumar.

Está preocupado em chegar à idade adulta com boa saúde? Acredita que pode esperar para se cuidar mais tarde? Começar desde agora será um passo muito importante que fará a diferença.

Não pense que já é tarde. Comece hoje mesmo.