5 hábitos para que fazer exercícios depois dos 50 não seja um problema

· 22 de fevereiro de 2018
Quais exercícios você pratica atualmente? Como você está se preparando para chegar aos 50 com uma boa forma física?

Quantos anos você tem? Você acredita que conseguirá fazer exercícios depois dos 50? Que se sentirá bem e estará preparado para ter uma vida de qualidade? Certamente esta é uma pergunta que você ainda não tinha feito a si mesmo, não é verdade?

A cada dia mais pessoas tomam consciência da importância de manter uma boa saúde. Quem sempre foi ativo durante a maior parte da vida não costuma ter medo de fazer aniversário. No entanto, para quem sempre foi sedentário, chegar à terceira idade pode ser preocupante.

Se você tem medo de não ter capacidade de fazer exercícios depois dos 50, comece a manter bons hábitos desde agora para poder ter uma melhor saúde e bem-estar em seu dia a dia.

Razões para fazer exercícios depois dos 50

Muitas pessoas pensam que, ao chegarem à velhice, restam poucas preocupações. Afinal, os filhos já são adultos e é possível que suas obrigações sejam mínimas. Se você tem esta forma de pensar, deve saber que a falta de atividade física causa:

  • Pouca destreza cognitiva.
  • Perda de massa muscular, tonicidade, flexibilidade.
  • Perda das habilidades ao realizar movimentos.
  • Diminuição da velocidade ao se deslocar de um lado para o outro.

Se você é uma pessoa que gosta de ser independente, os efeitos mencionados certamente não são do seu agrado. Neste caso, recomendamos fazer exercícios depois dos 50 e tomar as seguintes precauções.

1. Preste atenção na dor

Idosos na academia

Algumas pessoas acreditam que o exercício deve causar, obrigatoriamente, algum tipo de dor constante como indicativo de que funciona. Isso não é verdade. Se você notar que sente incômodos de algum tipo, deve analisar se os mesmos surgem sempre ou somente com certas atividades.

Fazer exercícios depois dos 50 implica tomar certas medidas preventivas. Uma delas é a mudança no tipo de atividade física. Por exemplo, se seus ossos apresentam sintomas de osteoporose, substitua os exercícios de alto impacto pelos de baixo impacto. Em vez de sair para correr, caminhe ou pratique ioga.

Caso o seu estilo de vida sempre tenha sido saudável, preste atenção em possíveis mudanças que sejam necessárias. Algumas delas podem estar relacionadas à redução da velocidade. Não se preocupe com isso, pois ocorre simplesmente porque seu corpo está mudando.

2. Lembre-se de ficar atento à saúde da coluna

Suas atividades favoritas sempre foram a escalada e outros esportes radicais? Fazer exercícios depois dos 50 pode causar dores nas costas se você não fizer uma mudança.

Infelizmente seu corpo está mudando e é recomendável parar de fazer certas atividades. Isso nem sempre acontece, mas sua coluna pode lhe dar os sinais. Na maioria dos casos não é necessário fazer estas mudanças. No entanto, se na sua juventude você evitou as sessões de alongamento e aquecimento, agora verá as consequências.

3. Mime-se

Mulher tomando banho

Depois de um bom treino esportivo, respire e mime o seu corpo. Você tem várias opções:

  • Tomar uma ducha com água morna para relaxar. É perfeito para evitar as dores musculares no dia seguinte. Recomendamos especialmente se você começou a fazer exercícios depois dos 50 após anos sem fazer nada.
  • Tome um banho com óleos relaxantes. Certamente você sabe que poucas coisas são tão agradáveis quanto tomar um banho com um aroma delicioso. Dê a si mesmo um tempo para desfrutar o momento e entrar em contato com o seu corpo. Você pode aproveitar para fazer uma massagem em si mesmo se estiver se sentindo tenso.

4. Evite o sedentarismo

Faça a atividade que quiser, mas faça algo. Fazer exercícios depois dos 50 quando antes você tinha uma rotina cheia de trabalho e cuidado com a sua família pode parecer difícil, mas ficar em casa fará com que você se sinta pouco produtivo e até deprimido. Por esta razão, aconselhamos:

  1. Fazer caminhadas e passeios
  2. Visitar parentes e amigos
  3. Visitar e explorar lugares novos

5. Mantenha o equilíbrio

Idosos andando de bicicleta

O fato de que você queira fazer exercícios depois dos 50 e de que tenha mais tempo livre não significa que você deve exagerar. Procure incluir várias atividades divertidas em vez de implementar uma rotina esportiva de 3 horas seguidas.

Não caia no conto de que fazer exercícios depois dos 50 é inútil

Se você passou toda a sua vida evitando o exercício, é possível que pense que não adianta mais começar. Esqueça por completo esta ideia e motive-se a ser uma pessoa mais saudável. Há bons motivos para fazer isso, mas o mais importante é proteger a sua saúde e a sua independência.