Ioga contra o sobrepeso: 10 razões para praticá-la

· 27 de janeiro de 2019
Embora estejamos acima do peso e realizar algumas posturas seja mais difícil para nós, a verdade é que a prática da ioga pode ser muito benéfica tanto a nível físico quanto psicológico.

Se há algo que você pode fazer é usar a ioga contra o sobrepeso! É verdade! A ioga para pessoas com sobrepeso é ideal porque as ajuda a queimar gordura e controlar a ansiedade.

Muitas personalidades atestam os benefícios da prática da ioga. Por exemplo, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, deu-se a tarefa de promover esta disciplina como uma questão de Estado, para que o povo de seu país possa desfrutar de seus benefícios na vida diária.

O primeiro-ministro inclusive compartilhou uma série de vídeos em que ele próprio, numa versão animada, pratica diferentes posturas de ioga. Eles enfatizam que a ioga é uma escolha saudável para todos.

Precisa de mais razões para te encorajar a fazer sua primeira aula de ioga? Então te daremos a seguir! Confira.

1. Melhora a respiração

A prática de ioga pode ajudá-lo a respirar melhor, de forma mais consciente. Deste modo, com exercício e adicionando uma dieta saudável, poderá queimar a gordura mais facilmente.

Ter mais consciência de sua respiração e levar uma vida tranquila também fará com que os nutrientes cheguem de uma forma mais eficaz a todos os seus órgãos. Assim, estes funcionarão de forma mais efetiva e impedirão o surgimento de doenças causadas por déficit de nutrientes.

2. Melhora a sua segurança e autoestima

A ioga é uma ótima maneira de começar um estilo de vida mais ativo. Além disso, é ideal para pessoas com sobrepeso, já que também pode ajudar a melhorar sua autoestima e sua segurança.

Sem dúvida alguma, os avanços que tiver na prática da ioga, tanto a nível físico quanto espiritual, serão importantes para renovar a sua autopercepção e a maneira como você assume sua vida diária. Você terá o controle de seu corpo e será capaz de melhorar sua qualidade de vida através de uma atividade física.

3. Combate a depressão

Mulher que precisa praticar ioga contra o sobrepeso

As pessoas com sobrepeso podem ter baixa autoestima, o que acrescenta um risco de sofrer de depressão. Isto se deve a insegurança que sentem com respeito a seu corpo ou aparência física.

Certamente, a prática de ioga é benéfica porque ajuda no tratamento da depressão leve. Além disso, é uma forma de refletir, meditar, ganhar confiança e manter uma vida ativa.

4. Alivia o estresse

Os constantes exercícios de respiração e reflexão, importantes para realizar as posturas que você pratica nas aulas de ioga, te ajudarão a aliviar o estresse e relaxar. Você estará mais concentrado em trabalhar mental e fisicamente por seu bem-estar e terá um propósito claro.

Dedicar um momento do dia à meditação e a respiração profunda reduz significativamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Encher os pulmões de ar puro constantemente te ajudará a ter mais calma para tomar decisões e lidar com os desafios diários.

5. Reduz os desconfortos físicos

Definitivamente, com a prática contínua de ioga você pode diminuir dores de cabeça, pressão arterial e ajudar a combate a fadiga e a insônia. Isto se deve ao aumento da oxigenação cerebral e a liberação de toxinas que são produzidas ao respirar profunda e suavemente.

Então, a medida em que progrida em suas aulas de ioga, seguramente terá mais ânimo para realizar outras atividades que vão te ajudar a perder peso.  Te encherá de energia e motivação para comer saudável e manter bons hábitos em prol de seu bem-estar.

6. Você vai notar mudanças progressivas

Não importa o peso ou o tamanho de sua cintura, pois nada disso é impedimento para realizar a atividade. Em suas aulas de ioga você não deve exigir de seu corpo mais do que ele pode dar. Então, a medida em que vá ganhando elasticidade e confiança, conseguirá realizar posturas mais difíceis.

A ioga para pessoas com sobrepeso é ideal porque move-se progressivamente para atingir o maior grau possível de fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio. Você verá as mudanças pouco a pouco e isso é muito bom para se acostumar com elas e não se sentir sobrecarregado.

7. É uma atividade de baixo impacto

A ioga é um excelente complemento para um estilo de vida mais saudável, mas não requer mudanças drásticas em seu estilo de vida. Conforme se faz avanços na prática, a dificuldade das posturas também aumenta.

Embora haja posturas para iniciantes, os instrutores realizam variações de acordo com as capacidades físicas de seus alunos. Isso permite que você comece a prática em um nível ideal para você, que não te faça sentir frustrado com a dificuldade de fazer algumas posturas. A quantidade de tempo que você dedica a essa atividade também depende de você.

8. Tem efeitos sobre o sistema endócrino

Cada postura da ioga afeta uma área do corpo, a nível muscular, nervoso e hormonal. Algumas delas são indicadas caso você sofra de problemas com a tireoide, por exemplo.

Assim, se uma das causas de seu sobrepeso são problemas hormonais, você pode considerar a ioga como uma boa atividade para combatê-los. Neste caso, antes de iniciar a prática é recomendável investigar que posturas podem ajudar a controlar sua condição. Inclusive, isso pode ser consultado com seu instrutor.

9. Combate a ansiedade

Já mencionamos os benefícios espirituais e relaxantes da ioga, por isso é considerada uma atividade que pode diminuir os níveis de ansiedade daqueles que a praticam. Tudo isso graças à meditação e respiração profunda que esta atividade requer.

Os efeitos da ioga sobre o sistema nervoso vão ajudá-lo a se concentrar em melhorar sua atividade física e reduzir o seu desejo de comer sem parar, mais conhecido como “compulsão”. Ou seja, a ioga também influenciará em sua alimentação correta!

Veja também: Com que frequência devo praticar ioga para perder peso?

10. Te ajuda a cumprir seus objetivos

Sem dúvida alguma, se você estiver interessado em fazer uma atividade física porque você quer ser mais saudável ou perder peso, a ioga é ideal para isso. Além de ser um exercício, também é uma atividade de fortalecimento espiritual por isso aumentará sua força da vontade.

Fazer ioga te dará momentos da concentração e meditação nos quais você pode se animar a seguir em frente. Combinado a isso, te dará mais capacidade para esperar pacientemente os resultados de seu esforço.

Ioga contra o sobrepeso: com que posturas posso emagrecer?

Posturas da ioga que te ajudam a perder peso

Certamente, a prática da ioga pode ajudá-lo a fortalecer os músculos, melhorar a sua flexibilidade, respirar corretamente e, em geral, para se sentir melhor. A ioga para pessoas com sobrepeso é benéfica porque, sem representar um grande estresse físico ou de alto impacto, pode-se obter bons resultados.

Consiga perder alguns quilos praticando as seguintes posturas:

  • O cadáver – Postura de relaxamento (Savasana): É ideal para relaxar, aliviar o corpo e a mente.
  • A vela (Sarvangasana): Regula o metabolismo e estimula a glândula tireoide. Fortalece e tonifica os músculos das costas e das pernas. Ajuda a melhorar a circulação, purificar o sangue e diminuir a prisão de ventre.

Descubra nesse artigo: O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?

  • Pelviana invertida (Viparita Karani Mudra): Tem efeitos benéficos no funcionamento da glândula tireoide e melhora os problemas circulatórios. Além disso, fornece segurança e autocontrole emocional.
  • O peixe (Matsyasana): Ajuda a regular o funcionamento da glândula tireoide. Também tem efeitos sobre a hipófise, as suprarrenais e a glândula pineal.
  • O arado (Halasana): Tem um efeito direto na gordura da barriga e ajuda a diminuí-la. Também regula o funcionamento da tireoide, fígado e baço.
  • A cobra (Bhujanghasana): Regula a tireoide e as suprarrenais.  Reforça e estimula os músculos do abdômen. Fortalece a coluna vertebral e reafirma os glúteos.

Quais posturas você deve evitar?

Em geral, não deve executar qualquer postura de ioga para a qual não esteja preparado fisicamente, tais como aquelas em que uma única parte do corpo suporta todo o seu peso. Algumas posições, tais como padahastasana ou balasana, nas quais você se inclina totalmente para frente, podem dificultar a respiração.

A atividade física regular ajuda a manter um estilo de vida saudável, especialmente nesta disciplina. A ioga para pessoas com sobrepeso é maravilhosa para melhorar a saúde física e espiritual.

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