10 razões pelas quais a ioga é ideal para pessoas com sobrepeso

Se você estiver acima do peso, pode sentir dificuldade em realizar algumas posturas, mas a prática de ioga pode ser muito benéfica tanto física quanto psicologicamente. Saiba mais sobre seus benefícios.
10 razões pelas quais a ioga é ideal para pessoas com sobrepeso

Última atualização: 19 Maio, 2021

Você está interessada no mundo da ioga, mas acha que ele está fora do seu alcance porque você está acima do peso? Bom, você está errada! A ioga para pessoas com sobrepeso é muito benéfico, pois ajuda a queimar gordura e controlar a ansiedade.

Muitas personalidades atestam os benefícios da prática da ioga. Por exemplo, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, deu-se a tarefa de promover esta disciplina como uma questão de Estado, para que o povo de seu país possa desfrutar de seus benefícios na vida diária.

O primeiro-ministro inclusive compartilhou uma série de vídeos em que ele próprio, numa versão animada, pratica diferentes posturas de ioga. Eles enfatizam que a ioga é uma escolha saudável para todos.

10 benefícios da ioga para pessoas com sobrepeso

Precisa de mais razões para te encorajar a fazer sua primeira aula de ioga? Então te daremos a seguir! Confira.

1. Melhora a respiração

A prática de ioga pode ajudá-lo a respirar melhor, de forma mais consciente. Na verdade, um estudo publicado pelo Indian Journal of Physiology and Pharmacology destaca as melhorias que essa atividade produz na resistência e força dos músculos respiratórios.

Ficar mais atento à respiração também fará com que os nutrientes cheguem a todos os órgãos de forma mais eficaz, pois o fluxo de oxigênio será maior. Assim, eles funcionarão de forma mais eficaz e melhorarão o funcionamento do corpo em geral.

2. Melhora a sua segurança e autoestima

10 benefícios da ioga para pessoas com sobrepeso

A ioga é uma ótima maneira de começar um estilo de vida mais ativo. Além disso, é ideal para pessoas com sobrepeso, já que também pode ajudar a melhorar sua autoestima e sua segurança.

Os avanços que tiver na prática da ioga, tanto a nível físico quanto espiritual, serão importantes para renovar a sua autopercepção e a maneira como você assume sua vida diária. Você terá o controle de seu corpo e será capaz de melhorar sua qualidade de vida através de uma atividade física.

3. Combate a depressão

As pessoas com sobrepeso podem ter baixa autoestima, o que acrescenta um risco de sofrer de depressão. Isto se deve a insegurança que sentem com respeito a seu corpo ou aparência física.

Nesses casos, a prática de ioga pode ser benéfica, pois ajuda a tratar a depressão leve. Nesse sentido, pesquisas publicadas no Journal of Affective Disorders destacam o potencial dessa disciplina, pelo menos em casos não muito complexos. Além disso, é uma forma de refletir, meditar, ganhar confiança e manter uma vida ativa.

4. Alivia o estresse

Os constantes exercícios de respiração e reflexão, importantes para realizar as posturas que você pratica nas aulas de ioga, te ajudarão a aliviar o estresse e relaxar. Você estará mais concentrado em trabalhar mental e fisicamente por seu bem-estar e terá um propósito claro.

Dedicar um momento do dia à meditação e à respiração profunda reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse; este efeito é confirmado por um estudo publicado pela Alternative Therapies in Health & Medicine. Encher constantemente seus pulmões de ar fresco o ajudará a se acalmar para tomar decisões e enfrentar os desafios diários.

5. Reduz os desconfortos físicos

Com a prática contínua de ioga, as dores de cabeça podem ser reduzidas, confirma uma pesquisa recente publicada no Journal of General Internal Medicine.

Além disso, o relaxamento promovido por essa disciplina auxilia na redução da pressão arterial, além de combater a fadiga e a insônia. Isso pode ser devido ao aumento da oxigenação do cérebro e à liberação de toxinas que ocorrem ao respirar profunda e suavemente.

Portanto, conforme você progride nas aulas de ioga, provavelmente terá mais coragem para fazer outras atividades que te ajudem a perder peso. A ioga te encherá de energia e motivação para uma alimentação saudável e manter bons hábitos para o seu bem-estar.

6. Você vai notar mudanças progressivas

Não importa o peso ou o tamanho de sua cintura, pois nada disso é impedimento para realizar a atividade. Em suas aulas de ioga, você não deve exigir do seu corpo mais do que ele pode dar. Então, a medida em que você for ganhando elasticidade e confiança, conseguirá realizar posturas mais difíceis.

Recomenda-se ioga para pessoas com sobrepeso porque permite progredir progressivamente até atingir o maior grau possível de forçaflexibilidade e equilíbrio.

Você vai notar mudanças progressivas

7. É uma atividade de baixo impacto

A ioga é um bom complemento para um estilo de vida mais saudável, mas não exige mudanças drásticas no estilo de vida, já que sua demanda não é grande, pelo menos para iniciantes. Conforme a prática progride, as posições aumentam em dificuldade.

Embora haja posturas para iniciantes, os instrutores realizam variações de acordo com as capacidades físicas de seus alunos. Isso permite que você comece a prática em um nível ideal para você, que não te faça sentir frustrado com a dificuldade de fazer algumas posturas. A quantidade de tempo que você dedica a essa atividade também depende de você.

8. Tem efeitos sobre o sistema endócrino

Cada postura da ioga afeta uma área do corpo, a nível muscular, nervoso e hormonal. Algumas delas são indicadas caso você sofra de problemas com a tireoide, por exemplo.

Portanto, se uma das causas do seu excesso de peso são os problemas hormonais, você pode considerar a ioga como uma boa atividade para combatê-los. A ciência apoia essa ideia, pois um estudo publicado pelo Indian Journal of Endocrinology and Metabolism a confirma como uma possível terapia complementar para distúrbios desse sistema.

Caso você sofra de uma doença desse tipo, antes de iniciar a prática, recomendamos consultar seu médico para obter sua aprovação, além de averiguar quais posições podem ajudar no controle do quadro. Este último também pode ser consultado com seu instrutor.

9. Combate a ansiedade

Já mencionamos os benefícios espirituais e relaxantes da ioga, e isso explica porque é considerada uma atividade que pode diminuir os níveis de ansiedade de quem a pratica. Uma investigação publicada pelo Jornal Argentino de Clínica Psicológica confirma este potencial da ioga, tudo graças à meditação e à respiração profunda que exige.

Os efeitos da ioga no sistema nervoso irão ajudá-lo a se concentrar na atividade física e podem até reduzir o desejo de comer incessantemente. Isso mesmo, a ioga também pode influenciar uma boa dieta!

10. Te ajuda a cumprir seus objetivos

Te ajuda a cumprir seus objetivos

Se você está interessado em fazer uma atividade física porque quer ser mais saudável ou emagrecer, a ioga é ideal para isso. Além de ser um exercício, é também uma atividade de fortalecimento espiritual, portanto, aumentará sua força de vontade.

Fazer ioga lhe dará momentos de concentração e meditação nos quais você pode se encorajar a continuar. Além disso, lhe dará mais capacidade de esperar pacientemente pelos resultados de seu esforço.

Ioga contra o sobrepeso: com que posturas posso emagrecer?

De tudo o que foi dito, pode-se concluir que a prática de ioga pode ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade, respirar corretamente e, em geral, sentir-se melhor.

Além disso, a ioga para pessoas com sobrepeso é benéfica porque, além do gasto energético envolvido, promove mudanças no estilo de vida que favorecem uma vida mais saudável, conforme aponta estudo publicado pela Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine.

No entanto, tenha sempre em mente que você não deve realizar nenhuma postura para a qual não esteja fisicamente preparado, como aquelas em que uma única parte do corpo suporta todo o seu peso.

Além disso, algumas posturas como padahastasana ou balasana, nas quais você se inclina totalmente para a frente, podem dificultar a respiração. Para evitar qualquer dificuldade ou risco, é aconselhável que você sempre pratique sob a orientação e supervisão de um instrutor profissional.

Pode interessar a você...
6 posturas de ioga maravilhosas para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 posturas de ioga maravilhosas para perder peso

Você já considerou a hipótese de usar a ioga para perder peso? Descubra neste artigo algumas posturas que são aliadas ideias para este objetivo.



  • Kaduskar, P., & Suryanarayana, K. M. (2015). Yoga: An endocrine therapy. Indian journal of endocrinology and metabolism, 19(3), 437–438. https://doi.org/10.4103/2230-8210.152801
  • Karen Pilkington, Graham Kirkwood, Hagen Rampes, Janet Richardson. 2005. Yoga for depression: the research evidence. Journal of Affective Disorders. https://doi.org/10.1016/j.jad.2005.08.013.
    (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165032705002570)
  • Madanmohan, & Mahadevan, Sivasubramaniyan & Balakrishnan, Selvakumar & Gopalakrishnan, Maya & Prakash, Elapulli Sankaranarayanan. (2008). Effect of six weeks yoga training on weight loss following step test, respiratory pressures, handgrip strength and handgrip endurance in young healthy subjects. Indian journal of physiology and pharmacology. 52. 164-70.
  • Anheyer, D., Klose, P., Lauche, R. et al. Yoga for Treating Headaches: a Systematic Review and Meta-analysis. J GEN INTERN MED 35, 846–854 (2020). https://doi.org/10.1007/s11606-019-05413-9
  • A. Ross; A. Brooks; K. Touchton-Leonard; G. Wallen. 2016. A Different Weight Loss Experience: A Qualitative Study Exploring the Behavioral, Physical, and Psychosocial Changes Associated with Yoga That Promote Weight Loss. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://www.hindawi.com/journals/ecam/2016/2914745/
  • Ferreira-Vorkapic, Camila; Rangé, Bernard. 2010. Mente Alerta, Mente Tranquila: ¿Constituye el yoga una intervención terapeútica consistente para los
    trastornos de ansiedad? Revista Argentina de Clínica Psicológica. https://www.redalyc.org/pdf/2819/281921798002.pdf
  • Chong, Cecilia S. M.; Tsunaka, Megumi; Tsang, Hector W. H.; Chan, Edward P.; Wai Ming Cheung. 2011. Effects of Yoga on Stress Management in Healthy Adults: A Systematic Review. Alternative Therapies in Health & Medicine. https://web.a.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=10786791&AN=65066461&h=3kgypRUvpQXF4jnoqz%2bdiCvi%2bm1TAO2bRFDDgS38g%2fMlkgFl4dpgEKmM42W0tCLERqjKYSRr0Z8F5qJpLo9uoA%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d10786791%26AN%3d65066461
  • Yoga with Modi: Indian PM releases online yoga series – video report. 2018. The Guardian. https://www.theguardian.com/world/video/2018/mar/29/yoga-with-narendra-modi-indian-pm-releases-online-yoga-series-video