5 benefícios de nadar no verão

Você está procurando incentivos para começar a nadar este ano? Apresentamos os benefícios de fazer natação no verão. Descubra-os!
5 benefícios de nadar no verão

Última atualização: 10 Agosto, 2021

A natação é uma das disciplinas mais completas que existem. Além disso, é um dos esportes mais populares quando chega o verão. Poucas coisas são tão relaxantes quanto nadar quando os raios do sol elevam a temperatura. Você gostaria de incluir este esporte na sua rotina durante os meses de calor? Descubra 5 benefícios de nadar no verão.

Ao contrário de outros esportes para praticar no verão, a natação não exige muitos pré-requisitos. É apta para pessoas de todas as idades, atletas experientes e amadores, pessoas de diferentes pesos, e se adapta muito bem entre quem tem algum tipo de limitação ou deficiência.

Os benefícios de nadar no verão

O verão finalmente chegou. Você quer aproveitar os raios de sol, as férias, o tempo livre e, é claro, se divertir. Ainda assim, você pode continuar cuidando da sua saúde, e não há melhor maneira de fazê-lo do que nadando.

Caso você tenha dúvidas em relação a esta disciplina, preparamos uma seleção dos melhores benefícios da natação no verão. Preste atenção e lembre-se deles na próxima vez em que procurar desculpas para não nadar.

Mulher na piscina aproveitando os benefícios da natação
O verão é ideal para nadar ao ar livre e obter os benefícios desta disciplina.

1. Permite que você queime calorias

Você chegou à temporada de verão ostentando um abdômen trincado ou curvas dignas de sonho. No entanto, isso não é desculpa para parar de treinar durante os meses mais quentes. Em média, uma hora de atividade embaixo d’água fará com que você perca entre 400 e 700 calorias, dependendo da intensidade.

É por isso que os pesquisadores não hesitam em recomendar a natação para pessoas com sobrepeso ou para prevenir a obesidade. As variantes que exigem mais esforço são as que mais vão fazer você perder peso. Desta forma, o estilo borboleta é o mais eficiente que você pode escolher para queimar mais calorias.

2. Você reduz seus níveis de estresse

Estudos apoiam o uso da natação para controlar e até reduzir os níveis de estresse. Quando chega o verão, você quer se desconectar dos estudos, do trabalho e de algumas obrigações monótonas. Se você acha que seus níveis de estresse são particularmente altos, que melhor maneira de reduzi-los do que com a ajuda desta disciplina?

Mas isso não é tudo. Os pesquisadores também concordam que nadar ajuda a controlar a ansiedade. Você não precisa passar horas e horas debaixo d’água para se beneficiar. 15 minutos de natação são suficientes para limpar sua mente de preocupações.

3. Você tonifica seus músculos

A natação é uma das disciplinas mais completas para atingir o condicionamento físico. Isso ocorre porque você treina todos os músculos do corpo ao mesmo tempo. Braços, pernas, costas e tronco são envolvidos em cada movimento.

O resultado não é outro senão a tonificação muscular. Dependendo de como você treina, você pode melhorar suas habilidades em velocidade, força, coordenação e potência.

4. Você fortalece sua aptidão cardiovascular

Um dos benefícios da natação no verão que não poderíamos deixar fora da nossa lista é o condicionamento cardiovascular. Este esporte é considerado um exercício aeróbico, que permite fortalecer os sistemas cardíaco e pulmonar.

Não é incomum, portanto, que especialistas recomendem a natação para pacientes asmáticos. Eles também sugerem praticá-la para melhorar a condição das doenças cardíacas. Mesmo que sua saúde não esteja comprometida em nenhum dos dois aspectos, é um excelente método para fortalecê-la.

5. Você reduz o risco de lesões

Esportes como ciclismo, corrida, futebol e tênis estão associados a lesões nas articulações. Seus tornozelos, joelhos e quadris sentem o impacto elevado. No entanto, com a natação você recebe o oposto: suas articulações se tornam mais flexíveis e você estimula a sua recuperação.

É por isso que ela é recomendada para atletas em recuperação de lesões, e também para pessoas que tenham algum tipo de deficiência nas costas, nas articulações ou nos músculos.

Natação no verão para reabilitação
Processos de reabilitação e cuidado articular são possíveis com a prática regular da natação.

Nadar com segurança no verão

Agora que você conhece os benefícios de nadar no verão, com certeza ficará animado para correr para a piscina. Antes de fazer isso, certifique-se de considerar algumas dicas úteis para uma prática segura.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), sugerimos que você preste atenção ao seguinte:

  • Se você nadar em uma piscina, certifique-se de que ela atenda a todos os requisitos de higiene necessários.
  • Se você fizer isso em oceanos, lagos ou rios, certifique-se de que eles sejam totalmente seguros para nadar.
  • Evite se mover para profundidades mais elevadas se você ainda não domina a técnica de natação.
  • Respeite as linhas divisórias e avisos em espaços públicos de natação.
  • Evite nadar se tiver uma ferida que não cicatrizou totalmente.
  • Verifique se há um salva-vidas para ajudá-lo em caso de emergência.
  • Tome banho antes e depois de entrar na água.

Se você mantiver esses princípios básicos em mente, poderá praticar a natação com segurança no verão. Comece com sessões curtas e aumente a intensidade de acordo com o seu desempenho embaixo d’água. Se desejar, você pode revisar nosso guia de estilo de natação para que possa incorporar todos eles ao seu treino.

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