A natação e suas contribuições para a perda de peso

A natação é um exercício cardiovascular muito adequado para promover a perda de peso. Se tivermos problemas nos joelhos ou excesso de peso, evitaremos problemas de lesão sem desistir do esporte

E é justamente disso que vamos falar com você em seguida. Sabemos que há pessoas com sobrepeso que se sentem hesitantes em começar a nadar, porque temem provocações ou rejeição. No entanto, a natação é um esporte muito divertido que você vai amar e vai ajudar você a tonificar seu corpo; por isso deixe de lado os medos e dê um mergulho.

Como e por que a natação ajuda na perda de peso?

Pessoa que pratica natação

A natação é um esporte cardiovascular, o que significa que revigora o coração e os pulmões enquanto fortalece os músculos. Quando você a pratica várias vezes por semana, ou combina com outros esportes no mesmo período de tempo, queima gorduras e aumenta o tônus ​​muscular.

Um dos grandes benefícios da natação é que qualquer um pode praticá-la, independentemente de idade ou condição física. As pessoas que estão procurando perder peso com devido aos quilos extras, podem descobrir grande conforto ao nadar, porque o corpo se sente mais leve na água.

Caso você nunca tenha praticado este esporte, é fácil encontrar escolas com instrutores, na maioria das grandes e pequenas cidades.

Leia também: A natação: um exercício completo para a sua saúde

Nadar tem melhores resultados do que andar

Em um estudo realizado com a intenção de comparar os efeitos sobre a perda de peso ao caminhar e nadar, verificou-se que os resultados foram melhores no segundo caso. Nesse estudo comparativo foi medido o exercício com a mesma intensidade, 3 vezes por semana.

O resultado foi que as pessoas que nadaram perderam 1,1 quilos e 2 centímetros a mais em medidas, do que aquelas que apenas caminharam. O melhor de tudo, é que isso é conseguido sem arriscar a saúde dos tornozelos ou joelhos, algo que acontece ao caminhar, correr, ou andar de bicicleta.

A natação é um exercício de resistência

Homem praticando natação

Ao nadar você obriga seu corpo a mostrar alguma resistência aos efeitos das correntes da água. Isso ajuda seus músculos a ficarem mais fortes, com o passar dos dias.

De fato, assim que você começar a incluir esta atividade no seu dia a dia, notará que o maior efeito é justamente este. A longo prazo, você verá a perda de peso, como resultado de sua nova força.

O ideal é que você comece a nadar em uma piscina tranquila, sem muitos desafios. À medida que progride, e seus músculos se tornam mais fortes, você pode tentar piscinas naturais, ou que tenham um certo desafio.

Você vai descobrir que é um esporte que vai forçá-lo a competir o tempo todo consigo mesmo, e ao mesmo tempo divertido.

A natação ajuda você a manter seu peso logo após de uma lesão

Um dos grandes medos daqueles que estão buscando a perda de peso, aparece quando sofrem uma lesão. Na maioria dos casos, o médico lhes dá uma lista de atividades que não podem fazer, e geralmente entre elas está a de caminhar ou correr.

Se você se manteve nestas duas atividades até agora, deve saber que a natação é a alternativa perfeita. Confirme com o seu médico, embora seja possível que ele a recomende para você, ou que deva ir à uma fisioterapia aquática.

Veja também: 5 esportes que oferecem vários benefícios para a saúde

Faça o processo de perda de peso divertido

Mulher que pratica natação para manter seu peso

A natação é uma atividade muito divertida para a maioria. Se você ainda não experimentou, pode não acreditar, mas assim que começar, verá que não quer mais sair da água. Isso acontece porque permite que você relaxe e aproveite sem se preocupar com mais nada.

Enquanto estiver na água, permita-se não pensar em nada e aproveite o momento. Você verá que no final da sessão se sentirá mais leve de tensões e de peso.

Como começar a nadar para perder peso?

  • Encontre uma academia ou piscina local, que tenha aulas e requisitos básicos de higiene.
  • Reserve um dia por semana para nadar e cumpra-o.
  • Pergunte ao seu médico se há algo que deva levar consideração, e diga ao seu instrutor.
  • Vá nadar com a melhor das atitudes, e concentre-se apenas em se divertir.

E você? Já nada? Gosta de natação? Tem praticado?

Recomendados para você