A natação e a sua contribuição para a perda de peso

A natação é um exercício cardiovascular muito adequado para promover a perda de peso. Se tivermos problemas nos joelhos ou excesso de peso, evitaremos problemas de lesão sem renunciar ao esporte.
A natação e a sua contribuição para a perda de peso

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a atividade física diária para melhorar a saúde e aumentar o bem-estar. Da mesma forma, os médicos também afirmam que fazer exercícios diariamente ou praticar esportes é extremamente benéfico. Além disso, a natação é um esporte muito divertido!

Para movimentar o corpo a fim de melhorar a saúde, emagrecer e se sentir melhor, é importante escolher uma atividade que seja agradável para, dessa forma, tirar o máximo proveito dela. Dançar, caminhar e correr são algumas das opções mais recomendadas, juntamente com a natação.

A natação promove a saúde e o bem-estar

A natação é um esporte muito completo. Não apenas ajuda a melhorar certas habilidades, perder peso e tonificar o corpo, como também contribui para a saúde mental. Por isso, muitas pessoas se animam a praticá-la com frequência, como parte da sua rotina.

É considerada um exercício aeróbico, pois requer grandes quantidades de oxigênio para trabalhar os músculos, o que naturalmente desenvolve a capacidade pulmonar.

Entre os benefícios mais conhecidos da natação estão: a liberação do estresse e da tensão emocional, o aumento do tônus ​​muscular e o fortalecimento do sistema cardiovascular.

Especialistas em natação como Mireia Belmonte, campeã olímpica, destacam o seguinte: “as técnicas de respiração que aprendemos na água podem nos ajudar a melhorar a nossa capacidade pulmonar significativamente; isso é algo que podemos aproveitar em outras atividades físicas e até mesmo em uma sessão de meditação”.

Conheça os benefícios da natação para se jogar na água

A natação e a sua contribuição para a perda de peso

Pule na água! A natação não é apenas um esporte, mas sim uma atividade para se divertir e aliviar o estresse.

1. Ajuda a perder peso

Enquanto nadamos, uma grande parte dos músculos participa do exercício, tornando a natação ainda mais completa do que caminhar.

Em um estudo comparativo, chegou-se à conclusão de que a natação ajudava a perder mais peso do que a caminhada em mulheres idosas sedentárias. Ao medir a reação a uma mesma intensidade em cada tipo de exercício, realizado 3 vezes por semana, constatou-se que as mulheres que nadaram perderam 1,1 quilo e 2 centímetros a mais do que as que se limitaram a caminhar. Por outro lado, observou-se que a natação reduz o risco de lesões nos joelhos e tornozelos.

2. Pode ser praticada desde cedo

A natação é um esporte que pode ser praticado desde cedo, levando alguns cuidados em consideração, é claro.

Praticá-la desde os 4-6 anos, sem dúvida, pode ser muito vantajoso, mas não precisamos colocar limites de idade no esporte em nenhum caso. Então, não se preocupe; se você ainda não sabe nadar, você ainda está em tempo de participar de aulas de iniciação para perder o medo da água e ir se soltando cada vez mais na piscina.

3. Relaxa

O exercício físico é muito benéfico para a saúde mental. Nesse sentido, a natação não é exceção. Faça o teste e veja por si mesmo! Os especialistas em psicologia indicam que a natação ajuda de muitas maneiras, incluindo o aumento da inteligência emocional.

A natação e a sua contribuição para a perda de peso

4. Também é útil em processos de reabilitação

A densidade do corpo humano é semelhante à da água e, por isso, a água sustenta o corpo e as articulações e ossos recebem menos impacto. A natação é usada frequentemente no processo de reabilitação de certas lesões.

5. Melhora a silhueta

A natação pode melhorar e corrigir a postura, além de desenvolver uma boa resistência muscular. Sem dúvida, também ajuda a perder peso e, posteriormente, a mantê-lo dentro do que é saudável, de acordo com o nosso índice de massa corporal.

6. Desenvolve a capacidade pulmonar

A natação é altamente recomendada em caso de doenças respiratórias crônicas, como a asma. Este exercício nos ensina a controlar o ritmo da respiração e a melhorar a inspiração de oxigênio.

Nade e ganhe em saúde

Se você quer perder peso e ganhar saúde, então você deve dar uma oportunidade à natação. Sem dúvida, existem muitas outras atividades que podem te ajudar a variar os seus treinos, a questão é ter disciplina e perseverança para se movimentar diariamente.

Pode interessar a você...
Estilos de natação: qual é o melhor para você?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Estilos de natação: qual é o melhor para você?

Todos os estilos de natação possuem características e técnicas diferentes. É bom saber antecipadamente que nível de resistência eles exigem.