O que pode nos ajudar a melhorar a saúde mental?

A saúde mental pode ser melhorada com exercícios, um estilo de vida saudável e certas terapias específicas.
O que pode nos ajudar a melhorar a saúde mental?

Última atualização: 26 Dezembro, 2020

Muitos têm interesse em saber como melhorar a saúde mental, que consiste no bem-estar psicológico geral. Isso inclui uma sensação de bem-estar consigo mesmo e uma boa capacidade de gerenciar sentimentos e relacionamentos. Pessoas com uma boa saúde mental sabem como controlar seu comportamento e as suas emoções e conseguem lidar melhor com os problemas.

Para alcançar esse patamar de saúde mental, é necessário trabalhar a autoconfiança, a autoestima e o gerenciamento do estresse. Da mesma forma, estabelecer bons relacionamentos com outras pessoas é outro pilar fundamental.

É importante saber que ser mentalmente saudável envolve muito mais do que a ausência de depressão ou ansiedade. Neste artigo, compartilharemos uma série de dicas e terapias que podem ajudar.

Uma boa saúde física está relacionada com a saúde mental

Como costumava dizer a frase em latim ‘mens sana in corpore sano‘, que significa ‘uma mente sã num corpo são’, para desfrutar de uma boa saúde mental, também devemos prestar atenção ao nosso corpo.

Quando melhoramos nosso estado físico, aumentamos o nosso bem-estar psicológico ao mesmo tempo. Embora muitas pessoas desconheçam isso, o exercício também tem efeitos no nosso cérebro. Ajuda na liberação de endorfinas, substâncias químicas que interferem no nosso humor.

Mulher e corvo na praia

Cuide dos seus hábitos

É muito importante que você conceba seu organismo como um todo, em vez de partes separadas. O corpo humano trabalha em sincronia. Portanto, manter um bom ritmo de sono e uma boa dieta são pilares fundamentais para uma boa saúde mental.

Da mesma forma, é necessário evitar hábitos tóxicos. O consumo de álcool ou qualquer outra droga estimulante pode alterar a sua saúde mental. Tente evitá-los, pois além de um problema de dependência, eles podem causar sérias mudanças no seu humor.

Reduza o estresse para melhorar a sua saúde mental

O estilo de vida que levamos atualmente deixa o nosso dia a dia repleto de situações estressantes e de ansiedade. Portanto, é essencial aprendermos a gerenciar esse estresse ou a reduzi-lo. O ideal é compensar todos esses sentimentos negativos da rotina com pequenas coisas que te fazem feliz.

Você também pode tentar fazer uma série de exercícios relaxantesYoga ou pilates são boas alternativas. Da mesma forma, fazer pequenas viagens para fora da cidade ou para longe desse ambiente estressante pode aliviar bastante a situação.

Expresse as suas opiniões

É normal que você tenha medo de expressar as suas opiniões ou sentimentos em algumas situações. Ninguém quer se sentir rejeitado em um grupo ou ofender os outros, portanto, falar livremente pode ser difícil.

No entanto, guardar os seus sentimentos, preferências ou ideias para si mesmo pode causar problemas na sua saúde mental. Você precisa aprender a se expressar livremente, sem medo, pois isso o ajudará a sentir uma certa sensação de liberdade e bem-estar.

Grupo de apoio
As terapias em grupo ajudam a liberar a tensão emocional acumulada.

Terapias para a saúde mental

Além de todas essas dicas, existem certas opções de terapias que ajudam a melhorar a saúde mental. Primeiro, encontramos a psicoterapia. Existem tipos diferentes, mas a maioria oferece benefícios semelhantes:

  • Elas fornecem as ferramentas necessárias para gerenciar melhor os conflitos e mudar nossas crenças limitantes.
  • Além disso, elas oferecem apoio e confidencialidade, o que ajuda a desabafar livremente.
  • Da mesma forma, elas são muito úteis para se conhecer melhor.

Os grupos de apoio são outra alternativa para melhorar a nossa saúde mental. Eles são formados em torno de um problema específico e comum e oferecem amigos, apoio e exemplos de superação.

Além disso, a medicina também é essencial para certos problemas de saúde mental. Ela estabelece certos tratamentos com base em evidências científicas, que melhoram consideravelmente os sintomas, embora dependam do tipo de condição e do paciente. Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento hospitalar ou residencial.

Concluindo

Cada pessoa se beneficia mais ou menos com algumas medidas ou tratamentos. Portanto, se você sente que algo está ameaçando a sua saúde mental, não consegue ser feliz ou acha difícil manter o bom humor, procure um especialista.

Os psicólogos e psiquiatras são pessoas que podem ajudá-lo a melhorar a sua vida. Não tenha medo ou vergonha de entrar em contato com um especialista; a saúde mental é tão importante quanto a saúde física.

Pode interessar a você...
7 técnicas que promovem o equilíbrio mental
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 técnicas que promovem o equilíbrio mental

Como as preocupações afetam o nosso dia a dia, para alcançar o bem-estar é essencial alcançar um equilíbrio mental que nos ajude a superar as dificuldades.