4 dicas para escolher óculos escuros

· 11 de janeiro de 2019
Na hora de escolher óculos escuros é importante procurar por uma ótica para obter as máximas garantias quanto à segurança e qualidade das lentes.

Quando o verão vem chegando a demanda por óculos escuros aumenta. Porém, escolher os óculos de sol não é algo que devamos fazer com pressa. Existe uma série de dicas para investir em óculos que não terminem esquecidos no fundo da gaveta.

Da mesma forma como protegemos nossa pele dos raios ultravioletas com cremes de qualidade, temos que fazer o mesmo com os olhos, nos quais não costumamos prestar a devida atenção.

Do mesmo modo, nos preocupamos com a segurança e proteção que os óculos escuros podem nos proporcionar ou ficamos apenas com as características estéticas, ignorando o resto?

Descubra: 4 exercícios para a saúde dos seus olhos

1. O uso que os dará

A primeira das dicas para escolher óculos escuros é identificar o uso que terão. Não é a mesma coisa termos de sair de carro para trabalhar todos os dias ou termos de ficar expostos ao sol por estarmos sempre nos deslocando a trabalho, ou trabalharmos em casa.

Se só usarmos os óculos escuros no fim de semana ou poucas vezes por semana de forma esporádica, o modelo a escolher será muito diferente do que se nos encontrarmos em algumas das situações seguintes:

  • Se for esquiador ou esse for um passatempo que pratica com relativa frequência.
  • Se gostar de pescar e fizer isso várias vezes por semana, inclusive um pouco todos os dias, se tiver tempo.
  • Se dirigir absolutamente todos os dias e tiver de lidar com nasceres ou pôr do sol tão incômodos.
Homem com óculos de sol

Ademais, as necessidades em cada caso são muito diferentes. Por isso, vamos continuar a ver que outras dicas para escolher os óculos escuros devemos levar em conta para conseguir aquele que se adeque às nossas necessidades.

2. A cor dos óculos escuros

A cor das lentes dos óculos não tem nada a ver com uma finalidade estética. Dependendo do uso que daremos, precisaremos de um tom ou outro para poder enfrentar às necessidades que nossa visão tem.

Estas são algumas das cores que podemos encontrar e seus usos específicos:

  • Marrom: esta cor de lentes é indispensável para os míopes, já que reduz o cansaço da vista.
  • Verde: é uma opção para as pessoas que sofrem de hipermetropia, mas também para quem tem preferência por praticar esportes náuticos.
  • Cinza: é uma cor adequada para taxistas ou pessoas que trabalham com caminhões e que têm que dirigir muito.

3. Seu tamanho

Atender ao tamanho na hora de escolher os óculos escuros também é importante.

Um tamanho maior pode nos proporcionar uma proteção maior se é isso que precisamos.

Porém, também devemos considerar outros fatores.

Por exemplo, devemos prestar atenção em como os óculos ficam no nariz. Apertam? Arranham? Isso pode gerar incômodos e pode fazer com que não usemos os óculos escuros tanto o quanto deveríamos. Portanto, seria um investimento jogado fora.

Leia: 7 cuidados básicos para a higiene dos olhos

Mulher com óculos de sol

Também temos que prestar atenção se os óculos se apoiam sobre as bochechas quando sorrimos ou se nossos cílios encostam na lente. Encontrar os óculos perfeitos pode nos levar tempo. Mas é melhor demorar e escolher os óculos adequados, do que escolher rápido e se dar conta de que nos incomoda ou não se adequa ao que desejávamos.

4. Procure por uma ótica

A última das dicas para escolher óculos de sol consiste em procurar por uma ótica. Em ocasiões, pecamos em comprar este tipo de óculos em alguma loja não especializada. Porém, a ótica sempre será a melhor opção, já que nela podemos estar seguros de adquirir óculos que realmente vão nos proteger do sol.

Definitivamente, em uma ótica encontraremos óculos que se adequem melhor às nossas necessidades. Além disso, os óculos escuros que nos proporcionarão contarão com todas as garantias de que os filtros para o sol assegurem uma ótima proteção aos nossos olhos.

Em conclusão, se tivermos em conta todas estas dicas, encontraremos os óculos escuros adequados que sempre usaremos sem sofrer nenhum incômodo. Você já segue estas dicas para comparar seus óculos de sol?