A importância de gastar menos do que ganha

· 29 de dezembro de 2018
Gastar menos do que ganha deveria ser um dos principais objetivos da vida das pessoas. Isso evita muitos problemas e preocupações em seu dia a dia.

Gastar menos do que ganha é muito importante. Mas, para isso, você deve controlar suas entradas e saídas de dinheiro.

A grande maioria das pessoas não mantém um controle deste tipo. Isso faz com que não saibam porque não chegam ao fim do mês com determinado dinheiro. Também, costumam se surpreender com o fato de que outras pessoas com menos conseguem fazer o dinheiro sobrar.

A razão pode estar no fato de que estas pessoas sabem em que gastam e são capazes de deixar de investir naquilo que não lhes dá nenhum benefício. Vejamos como gastar menos do que ganha com alguns pequenos conselhos.

Para gastar menos, não desperdice dinheiro

Para gastar menos do que ganha você deve começar a não desperdiçar seu dinheiro

Talvez, quando começar a se comprometer a manter um controle de seus gastos e ganhos, será consciente de que a maior parte do seu dinheiro se vai com coisas que não são essenciais. Para isso, temos que diferenciar entre o que são necessidades básicas e o que não são.

Aqueles gastos que podem ser justificados devem ter ligação com a alimentação, vestimenta e gastos da casa. Todos estes gastos são necessários. Entretanto, há outros que não são.

Por exemplo, se somos fumantes, pode ser que uma grande parte de nosso dinheiro seja gasto em cigarro. Além disso, também é possível que nosso carro, se temos um, suponha um grande gasto de dinheiro.

Sermos conscientes de todos estes gastos pode nos ajudar a eliminar um mau hábito de nossa vida. Inclusive, podemos começar a usar o transporte público ou caminhar para ir a determinados lugares que ficam próximos.

Leia: Às vezes, para poder avançar, é preciso começar de novo

Aposte em sua liberdade financeira

Gastar menos do que ganha vai te ajudar a contar com um colchão de dinheiro caso te aconteça algum imprevisto. Por exemplo, caso te despeçam no trabalho ou tenha que fazer um grande investimento em um carro novo, caso seu aluguel suba…

Qualquer imprevisto pode fazer com que nos estressemos se não estamos preparados para enfrentá-lo. No momento em que gastamos menos do que ganhamos, podemos economizar. Quanto mais dinheiro tenhamos guardado, mais liberdade financeira teremos.

O que é a liberdade financeira? O tempo que podemos viver de nossas economias. Isso se calcula dividindo todo o dinheiro que temos, e que podemos dispor para gastar, pela média de gastos que temos mensalmente.

Assim, se economizamos dez mil reais e nossos gastos mensais são de 800, isso significa que podemos viver um ano sem ganhar nenhum dinheiro. Quanto mais liberdade financeira, mais seguros nos sentimos.

Você sabia? 5 exercícios para desenvolver a força mental e diminuir as preocupações

Invista com sabedoria

Para gastar menos do que tem, é preciso investir com sabedoria

Entretanto, ainda que gastar menos do que ganha seja algo muito inteligente, não é positivo que o dinheiro que economizamos fique parado. Devemos saber tirar o máximo proveito desse dinheiro. Por isso, devemos aprender a investir no que trará benefícios.

Por exemplo, se você já detectou que uma grande parte de suas entradas estavam destinadas ao cigarro, pode eliminar este hábito e fazer algo melhor com esse dinheiro que vai começar a sobrar. Ao invés de desperdiçá-lo, economize-o para investir em passivos.

O que são os passivos? São aqueles bens que podem nos trazer algum benefício. Por exemplo, uma casa, galpão ou oficina que temos alugado, uma quantidade de dinheiro em um bem de investimento que nos reporta interesses mensais…

Há muitos passivos ao nosso redor nos quais podemos investir. Assim, eles nos ajudarão a gerir melhor nosso dinheiro e investi-lo em algo que nos oferecerá mais dinheiro. Desta forma, eliminaremos muitas preocupações e poderemos viver desfrutando de um bem-estar e tranquilidade maiores.

Gastar menos do que ganhamos oferece muitos benefícios. Mas, para isso, é preciso manter um controle exaustivo de todos os nossos gastos e ganhos, ainda que só seja um euro. Podemos criar um arquivo de Excel no computador com toda essa informação financeira ou ainda, comprar um livro.

Existem vários livros que podemos comprar e que nos ajudarão a economizar. Em suas páginas encontraremos recomendações e, inclusive, identificação por cores para estarmos conscientes de que estamos gastando mais dinheiro. Te animamos a descobrir qual é a melhor maneira para você.