Descubra o método japonês para economizar dinheiro

Você já ouviu falar sobre o kabebo? É um método japonês antigo para economizar dinheiro. Continue lendo para saber mais sobre ele.
Descubra o método japonês para economizar dinheiro

Última atualização: 26 Maio, 2021

Para muitas pessoas, economizar dinheiro quando chega o fim do mês é praticamente impossível. As despesas do lar somados aos caprichos pessoais e ao aumento imprevisto dos produtos e serviços resultam em um gasto de dinheiro excessivo e descontrolado poucos dias após recebê-lo.

No Japão, que é conhecido como o país mais tecnológico do mundo, mantém-se uma tradição que surgiu em 1904 e que ainda continua sendo o método mais eficaz para economizar. Ele é conhecido como kabebo e é utilizado como um sistema de registro de contas, tanto de despesas como de renda.

O kabebo nada mais é que uma agenda onde são anotados todas as despesas realizadas e pendentes, além da renda obtida em cada mês, possibilitando a realização de um balanço financeiro. É uma ferramenta que ajuda as pessoas a tomarem consciência do que é necessário comprar e do que não é.

Como funciona o kabebo?

Como funciona o kakebo
É importante ter uma calculadora e algo para escrever à mão.

O kabebo é um método se inicia no começo do mês, anotando as despesas fixas e a renda total a ser recebida. Com esses dados, você pode gerar um balanço. Para isso, subtraia de toda a receita as despesas totais, que consistem principalmente em serviços básicos e alimentação. Se você deseja economizar para algo, você deve registrar nessa etapa.

Após obter o total de dinheiro que sobra após subtrair as despesas fixas, você pode anotar a quantia que deseja economizar e no que gastará. Anote também no que você gastará para ter clareza sobre os objetivos que você estabeleceu.

Ao longo do mês, de preferência diariamente, como indica o kabebo, você deve adicionar todas as despesas que você teve. O mais recomendável é guardar as notas fiscais e os comprovantes de compra para que você possa anotar em que gastou dinheiro.

Como organizar o kabebo para economizar dinheiro?

Esta “agenda” é dividida nas categorias em que normalmente gastamos dinheiro:

  • Lazer
  • Saúde
  • Lar
  • Transporte
  • Alimentação
  • Emergências

Você deve registrar as despesas diárias de cada categoria e somá-las ao fim de cada semana para obter um balanço geral. Este balanço te ajudará a ter um controle de quanto dinheiro você gastou e quanto resta.

Com estes resultados, você poderá analisar quanto você gasta e em que você deveria economizar um pouco mais. Além disso, eles te auxiliarão a definir uma quantia adequada para economizar e a definir metas seguintes cada vez mais eficazes.

Eficácia do kabebo

Eficácia do kabebo
Embora o kabebo não seja um método perfeito, muitos podem se beneficiar de seu uso regular.

A eficácia do kabebo dependerá da sua organização pessoal e força de vontade. Embora o kabebo auxilie a ter uma organização gráfica, ele é apenas uma planilha que você pode substituir por qualquer uma que preferir. Basta seguir essa técnica de anotar gastos e rendimentos e fazer as contas no final do mês.

Controlar os gastos é extremamente importante para evitar problemas em momentos de emergência. Além disso, te ajuda a poupar para os seus objetivos. Se você optou por comprar um kabebo (ou kabeibo, como também é conhecido), lembre-se de ser constante e determinado.

Se você conseguir economizar o que havia proposto, excelente! Caso você ultrapasse o orçamento, no próximo mês você deve tentar melhorar. Mas não se preocupe demais, o importante é sempre anotar os erros e, com base neles, progredir.

Apesar de não ser infalível, o kabebo é um excelente método para economizar dinheiro

Nem sempre é possível fazer com que a realidade se adapte 100% aos seus planos. Por isso, você deve deixar uma certa margem de flexibilidade para poder enfrentar os diferentes cenários sem se abater.

Recorrer a este método para ter uma ideia geral do panorama que você pretende alcançar (a curto ou longo prazo) e fazer certas previsões é positivo tanto em termos de organização como de distribuição de recursos (em geral, não apenas financeiro).

Pode interessar a você...
Quadrante do fluxo do dinheiro por Robert Kiyosaki
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quadrante do fluxo do dinheiro por Robert Kiyosaki

Está familiarizado com o quadrante do fluxo do dinheiro? Robert Kiyosaki explica as 4 maneiras de ganhar dinheiro na atualidade.



  • López, C. (2014). Kakebo, el método japonés para que ahorres de una vez. Eldiario.Es.
  • Macías, S. (2017). Pequeño cerdo capitalista. Espapdf.
  • República, S. C. del B. de la. (2015). El ahorro.