Como organizar a vida?

Você sente que muitas coisas na sua vida estão desorganizadas? Você pode precisar adotar algumas estratégias para organizar a sua rotina e aproveitar ao máximo o seu tempo. Falaremos sobre isso a seguir.
Como organizar a vida?

Última atualização: 15 Abril, 2021

A modernização da sociedade tornou nossa rotina diária um pouco mais pesada. Por isso, muitas vezes somos submetidos a várias situações que nos causam estresse. Então, em algum momento, muitos começam a se perguntar: “Como organizar a vida?”.

É difícil conciliar a família com o trabalho, os hobbies e a vida a dois. No entanto, não é impossível se nos organizarmos adequadamente e deixarmos a procrastinação de lado.

Desta forma, evitaremos o estresse, problemas de ansiedade e preocupações diversas. Vamos mergulhar mais a fundo nisso.

Como fazer para começar a organizar a vida?

Em primeiro lugar, é preciso observar que, havendo uma ordem em nossas vidas, todas as coisas terão uma maior probabilidade de dar certo, ou pelo menos teremos os recursos necessários para enfrentar as dificuldades que surgirem.

Mulher pensativa
Para organizar a sua vida, você deve ter objetivos claros. Além disso, é conveniente que você analise como está gastando o seu tempo.

1. Analise-se

O primeiro passo que você deve dar está relacionado à observação. Faça uma análise de como você está investindo seu tempo e quais atividades mais tomam tempo no seu dia a dia.

Para isso, você pode pegar um lápis e um papel ou baixar um aplicativo e começar a analisar quanto tempo leva para fazer cada coisa.

2. Estabeleça metas

Elas serão o seu guia ao decidir o que é relevante para você. Você deve priorizar e ser claro sobre o que é mais importante e o que você deve adiar ou deixar em segundo plano.

3. Concentre-se

Parece óbvio, mas muitas vezes, ao iniciar uma tarefa, você começa a fazer outras sem perceber e, no final, não termina nenhuma. Comece com uma tarefa e passe para a próxima apenas quando terminar.

Se você estiver escrevendo um relatório, concentre-se apenas nisso e evite atender chamadas não urgentes, e-mails não prioritários ou verificar notificações nas redes sociais.

4. Faça um cronograma

Essa dica tem como objetivo evitar interrupções. Por exemplo, você pode atribuir um horário do dia exclusivamente para atender clientes, receber chamadas ou responder a e-mails.

Em relação às chamadas, você pode pedir aos seus contatos próximos que liguem para você fora do horário de trabalho e apenas em determinados horários. Eles certamente entenderão isso.

5. Esqueça as redes sociais

Mantenha as redes sociais longe enquanto estiver trabalhando ou estudando. Seu uso pode ser uma grande distração, principalmente porque quando você vê uma notificação, não sai mais do celular e acaba gastando uma hora analisando qualquer perfil aleatório.

Se necessário, desative-as. Dessa forma, você economizará muito tempo que antes investia em trivialidades.

6. Recorra a técnicas de relaxamento

Pratique o mindfulness ou outras formas de meditação, principalmente se você observou que está tendo dificuldade em se concentrar em um único objetivo.

Existem milhares de grupos, livros e atividades relacionadas. É possível atingir a concentração plena, mas você tem que fazer a sua parte.

Outros métodos para organizar a vida

Pode acontecer de você sempre esquecer algo ou que o que compartilhamos com você não seja suficiente. Você também pode recorrer a:

  • Ter tudo em mãos. Não perca tempo procurando algo para escrever, uma nota solta ou uma senha de e-mail. Caso esteja no seu escritório, tudo que você usa diariamente deve estar organizado na sua mesa e pronto para ser usado.
  • Priorizar. Evite participar de eventos inesperados que não sejam urgentes. Se você estiver trabalhando e alguém ligar apenas para tomar um café e bater um papo, seja honesto e diga de forma assertiva que você está ocupado e indisponível no momento.
Como organizar a agenda?
Ter uma agenda e planejar tarefas pode nos ajudar a organizar melhor a rotina.
  • Tenha uma agenda. Não subestime o poder da agenda. Elas são muito úteis para organizar prioridades e não deixar passar nenhum compromisso. Não confie apenas que a sua memória se lembrará de tudo sozinha. O ideal é você anotar o que precisa fazer.
  • Adote bons hábitos. Se você começar a criar hábitos úteis, não perderá um único minuto do dia.
  • Distribua o tempo. Tente reservar um momento para cada tarefa. Por exemplo: caminhar, 15 minutos; ler, meia hora; revisar notificações e responder mensagens no celular, 25 minutos; escrever um relatório por 1 hora, e assim por diante.
  • Dormir. Isso é muito importante para você ter um melhor rendimento durante o dia. Desligue seu celular e durma. Além disso, lembre-se de manter uma alimentação saudável ​​para ter uma boa saúde.

É possível organizar a vida se você fizer a sua parte

Lembre-se de que, se você organizar a sua vida, sentirá que as coisas estão fluindo melhor e reduzirá os seus níveis de ansiedade. Muitas vezes, você fica sobrecarregado quando tem muitas coisas para fazer e não sabe por onde começar.

Leve essas dicas em consideração e aplique-as à sua vida diária. Não levará muito tempo para notar os seus benefícios.

Pode interessar a você...
Como o bem-estar físico e emocional estão ligados?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como o bem-estar físico e emocional estão ligados?

O bem-estar físico e emocional estão estreitamente ligados. Por isso, é bom conhecer algumas dicas para se cuidar por dentro e por fora.



  • FEAPS. (2007). Planificación Centrada en la Persona. Cuadernos de Buenas Prácticas FEAPS.
  • García Pérez, C. (2017). ADMINISTRACIÓN DEL TIEMPO. Ingenio y Conciencia Boletín Científico de La Escuela Superior Ciudad Sahagún. https://doi.org/10.29057/ess.v4i7.2058
  • MENGUAL RECUERDA, A., Juárez Varón, D., Sempere Ripoll, M., & Rodríguez Villalobos, A. (2012). La gestión del tiempo como habilidad directiva. 3C Empresa, Investigación y Pensamiento Crítico.
  • Sauter, S. L., Murphy, L. R., Hurrell, J. J., & Jr, J. J. H. (2010). Factores psicosociales y de organización. Enciclopedia de Salud y Seguridad En El Trabajo.