Método SAVERS: hábitos que vão mudar a sua vida

05 Outubro, 2020
O método SAVERS, ou "O Milagre da Manhã", é uma maneira de começar o dia que consiste em 6 etapas para executar todas as manhãs. Saiba mais detalhes sobre ele neste artigo.

O método SAVERS se baseia em seis exercícios matinais para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais. Mais do que um método, é uma filosofia de vida que mudará a maneira como você vê as coisas e se concentra nas suas metas. Saiba tudo sobre ele a seguir.

O que é o método SAVERS?

O método SAVERS, ou “O Milagre da Manhã”, foi criado por Hal Elrod e publicado no livro The Miracle Morning. Nele, o autor explica os seis passos que você deve dar na primeira hora da manhã para focar sua vida e alcançar tudo o que quiser.

Hal Elrod sofreu um grave acidente do qual milagrosamente se recuperou com quase nenhuma sequela. Neste livro, ele fala sobre a sua experiência e o que tem conseguido com a sua filosofia de vida, realizando esse ritual.

O nome do método reflete cada letra inicial das 6 etapas que você deve executar durante a manhã. Estas são:

  1. S de silence (silêncio)
  2. A de afirmation (afirmação)
  3. V de visualization (visualização)
  4. E de exercise (exercício)
  5. R de reading (leitura)
  6. S de scribing (escrita)

Ele se baseia na crença de que o transcorrer do dia vai ser influenciado pela forma como o começamos. Assim, se começarmos o dia focados no que queremos obter, será mais fácil alcançar os nossos objetivos.

Pelo contrário, se passarmos os primeiros momentos do nosso dia prestando atenção em outras coisas menos importantes, como verificar o WhatsApp ou o e-mail, nos desviaremos mais vezes do nosso objetivo ao longo do dia.

Acordar com objetivos
O método SAVERS defende um começo do dia pensado e meditado para atingir as metas propostas.

Leia também: 5 hábitos para ter mais energia no dia a dia

Quais são os passos a seguir?

A primeira coisa que é preciso saber sobre esse método é que você terá que acordar uma hora mais cedo todas as manhãs. Para alguns, esse é um esforço desnecessário, mas o autor destaca como essencial ter o tempo certo para executar todas as etapas.

1) Silêncio

Trata-se de permanecer em silêncio nos primeiros 5 minutos após acordar. Isso reduzirá nossos níveis de estresse e ansiedade. Esses minutos podem ser dedicados à meditação, a refletir e a se concentrar na respiração ou em estabelecer um propósito.

2) Afirmação

É baseado na repetição de certas frases, propósitos ou objetivos que nos fazem sentir melhores em relação a nós mesmos. Podemos usar frases que nos venham à mente ou frases de músicas ou de leituras.

A base é repeti-las todos os dias para melhorar o nosso humor e a nossa autoestima. Com elas, começaremos o nosso dia com muito mais força e energia para alcançar o que nos propusemos a fazer.

3) Visualização

Esta etapa também levará cinco minutos. Vamos nos dedicar a nos visualizarmos como se já tivéssemos alcançado o objetivo que estabelecemos para nós mesmos.

Pode parecer estranho, mas repetindo frases que nos lembrem que podemos fazê-lo e imaginando que o fizemos, será mais fácil focarmos em alcançar o objetivo.

4) Exercício

Dedicaremos pelo menos 20 minutos a esta etapa. Nestes 20 minutos, escolheremos algum tipo de exercício que gostamos de praticar. Isso servirá para ativar nosso corpo e nos encher de energia.

O mais recomendado é que seja um exercício aeróbico, o que nos ativará mais ainda. Apesar disso, podemos realizar qualquer exercício que nos faça sentir bem, seja uma pequena aula de ioga, pilates ou corrida.

Meditar com o nascer do sol
Fazer 20 minutos de exercício pela manhã faz parte do método.

5) Leitura

Assim como com o exercício físico, também passaremos 20 minutos lendo algo de que gostamos. Pode ser o jornal, um romance que nos intriga ou qualquer texto que motive ou concentre nossa mente.

6) Escrita

Por fim, passaremos aos 20 minutos finais deste ritual. Ao escrever, pretendemos redigir ideias que venham à nossa mente, propósitos que tenhamos, ou simplesmente manter um diário pessoal.

Devemos fazê-lo manualmente, em um caderno dedicado exclusivamente a esse fim.

Não deixe de ler: 9 hábitos saudáveis para viver por mais tempo

O método SAVERS dentro da rotina

O autor, e muitos seguidores, garantem que, realizando essa rotina continuamente, sua vida e sua maneira de ver as coisas vão melhorar. Assim, será mais fácil alcançar os objetivos.

No entanto, somente você tem o poder em sua vida, e ele deve ser usado minuciosamente para realizar esta ou outras rotinas que o façam alcançar os seus objetivos. Pode não ser exatamente como o autor descreve, mas você pode adaptar os seus princípios à sua vida diária.

  • The Miracle Morning | Changing the World One Morning at a Time [Internet]. [cited 2020 Apr 30]. Available from: https://www.miraclemorning.com/
  • Sok, Sohyune, Kyung Soon Yang, and Kwuy Bun Kim. “The effect of morning stretching on depression and motivation of rehabilitation for stroke patients.” J Korean Acad Adult Nurs 17.4 (2005): 573.
  • Daurat, A., et al. “Detrimental influence of bright light exposure on alertness, performance, and mood in the early morning.” Neurophysiologie Clinique/Clinical Neurophysiology 26.1 (1996): 8-14.
  • Evans, Gary W., Richard E. Wener, and Donald Phillips. “The morning rush hour: Predictability and commuter stress.” Environment and behavior 34.4 (2002): 521-530.