9 hábitos saudáveis para viver por mais tempo

· 7 de dezembro de 2014
A ginástica mental nos ajuda a desenvolver nossas capacidades e evita a deterioração prematura das funções cognitivas. Basta ler e exercitar a mente para manter longe as doenças degenerativas.

O estilo de vida que levamos e nossos hábitos estão muito relacionados com o estado de nossa saúde e a forma como envelhecemos, tanto a nível mental como físico.

Está comprovado que existem muitos hábitos saudáveis que ajudam a gozar plenamente da vida. Trazem qualidade para a saúde, mantendo-nos jovens por mais tempo e aumentando a expectativa de vida.

O envelhecimento faz parte de nosso ciclo de vida e é algo inevitável para todos. No entanto, existem hábitos de vida que podem acelerar este processo. Como consequência, podem afetar a saúde, fazendo-nos parecer esteticamente com mais idade e encurtar nossos anos de vida.

Por sorte, também existem hábitos ideais para manter nosso organismo jovem em todos os sentidos e gozar de boa saúde ainda que os anos passem. A seguir, deixamos os melhores hábitos saudáveis para viver por mais tempo.

Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável deve ser levada com moderação e variedade. O organismo precisa de tudo um pouco e cada um dos alimentos incorpora algo positivo todos os dias. Ainda que existam alguns alimentos mais recomendados que outros, o melhor é ter uma dieta balanceada e variada.

É importante, portanto, optar por consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Também é importante recordar que os excessos são nocivos em todos os sentidos, principalmente com relação às gorduras e comida “fast-food” em geral.

Tenha bons hábitos de higiene diária

Lavar as mãos está entre os bons hábitos para viver mais

Todos sabem que nosso corpo requer uma boa higiene diária para eliminar patógenos que podem afetar a saúde. É importante limpar muito bem todo nosso corpo e dar um cuidado muito especial a cada zona de acordo com suas necessidades. Por exemplo, a zona íntima requer um cuidado mais especial, o mesmo que a boca e as mãos.

Faça exercícios regularmente

Está 100% comprovado que o exercício favorece tanto a saúde física como a mental. Na atualidade, a tecnologia facilitou muito os trabalhos cotidianos que exigiam atividade física. Por isso, nós mesmos devemos assumir o compromisso com nosso corpo e optar por incluir regularmente uma boa rotina de exercícios.

Isso nos ajudará a manter um bom estado físico, um peso equilibrado e prevenir doenças.

É muito fácil fazer exercícios e certamente você poderá desfrutar deles. Opte por caminhar mais, correr, nadar, dançar, entre outros.

Quer envelhecer bem? Então não deixe de ler: 5 hábitos para que fazer exercícios depois dos 50 não seja um problema

Previna os acidentes domésticos

Praticar esportes está entre os bons hábitos para viver mais

Muitas vezes afetamos nossa saúde com acidentes domésticos que sabemos que podemos prevenir. Portanto, evite as situações de risco, peça ajuda no caso de ter que fazer algum trabalho pesado e sempre tome as medidas de prevenção necessárias para fazer suas atividades de casa e no trabalho.

Evite o consumo de álcool e cigarros

A maior parte dos jovens associa o consumo de álcool com a diversão e com festa. Beber álcool desde cedo é algo que vai deteriorando a saúde e com o tempo aparecem graves consequências que são difíceis de tratar.

O álcool é uma substância tóxica para o organismo e pode causar dependência. Por outro lado, o cigarro é outro dos vícios que mais afetam as pessoas hoje em dia.

Sabemos que o tabaco apresenta muitos aspectos negativos para a saúde e pode levar inclusive à morte. É importante aprender a deixar este vício e optar por uma vida mais saudável, livre do cigarro.

Faça exercícios mentais

Exercícios mentais são hábitos para a longevidade

Assim como o corpo, a mente também necessita se exercitar para que não se deteriore tão rápido e se mantenha ativa mesmo que os anos passem. Fazer ginástica mental é muito fácil e nos ajuda a desenvolver mais habilidades. Basta ter bons hábitos como ler, fazer jogos mentais, escrever, concentrar-se em algo, entre outros.

Não deixe de ler também: 4 exercícios para não perder a lucidez na velhice

Desfrute de seu tempo livre

Uma das formas de conservar a juventude, manter a boa saúde e conseguir uma melhor qualidade de vida, é aprendendo a desfrutar do tempo livre. Realize atividades que sejam gratificantes e divertidas.

Compartilhar tempo com os amigos ou a família, viajar, ir a uma festa ou em geral fazer qualquer atividade fora da rotina, é uma grande forma de desfrutar plenamente a vida.

Evite o estresse

Evitar o estresse e adquirir bons hábitos

Hoje em dia, o estresse é a doença que afeta a maior parte das pessoas. O ambiente, a tecnologia e muitos outros fatores, expõem a pessoa a cair mais facilmente no estresse, na ansiedade, na depressão. Todos esses sintomas desequilibram nosso organismo, tanto a nível físico como emocional.

Beba mais água

A água é vida e sabemos que grande parte de nosso corpo é composto por ela. Portanto, incluir pelo menos dois litros de água por dia contribui para melhorar a saúde, nos mantêm hidratados, nos ajuda a mostrar uma pele mais jovem e em geral, possui muitos benefícios para um melhor funcionamento do organismo.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, leia nossos próximos artigos com mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.

Andreu Pardo, G. (2003). Consideraciones generales sobre algunas de las teorías del envejecimiento. Revista Cubana de Investigaciones Biomedicas. https://doi.org/1561-3011

Eugenia, D. M., & Álvarez, P. (2011). Envejecimiento Y Longevidad. Gaceta Medica de Mexico.