6 benefícios da leitura que você vai gostar de conhecer

· 20 de setembro de 2018
Se quisermos aproveitar ao máximo da leitura, é importante que o livro seja físico, pois os formatos eletrônicos não nos proporcionam os mesmos benefícios.

Ler um bom livro é algo que muitas pessoas gostam e fazem como uma atividade normal. Isso nos ajuda a fugir das cargas diárias que se acumulam durante o dia. Neste artigo, falaremos sobre 6 benefícios da leitura que você vai gostar de conhecer.

Muitas vezes, não conhecemos todos os benefícios da leitura para o organismo. Acredite ou não, ler um pouco diariamente fornece excelentes benefícios para a saúde.

O poeta inglês Joseph Addison estava certo quando disse: “Ler é para a mente o que o exercício físico é para o corpo”. Com esta lista dos benefícios que a leitura traz, você não vai querer deixar passar mais de um dia sem ler.

1. Os benefícios da leitura: diminui o nível de estresse

A leitura, como hobby e não como uma tarefa, ajuda a reduzir efetivamente o acúmulo de estresse no corpo. Ao relaxar, os níveis do hormônio cortisol, a principal causa do estresse, são reduzidos.

  • Com apenas 6 minutos de leitura relaxada por dia, você pode reduzir consideravelmente o nível de estresse.
  • Essa atividade diminui a tensão nos músculos e ajuda a manter a frequência cardíaca em um nível normal.

Um benefício de grande importância, uma vez que o estresse é uma das principais causas do surgimento de diferentes tipos de doenças.

2. Melhora a qualidade do sono

Outro dos benefícios da leitura é que quando ela é realizada à noite antes de dormir, ajuda o cérebro a relaxar e esquecer as tensões acumuladas durante o dia. Assim, nosso corpo e nossa mente conseguem descansar melhor durante a noite.

É importante que você saiba que, se for ler antes de dormir, deve estar com um livro físico. Sem tablets nem computadores, já que estes são os piores inimigos do descanso.

Recomendamos que leia: Dormir faz bem à saúde? 

Um dos benefícios da leitura é o bom descanso

Foi comprovado através de pesquisas que os tablets ou telefones produzem uma luz azul que nos impede de dormir adequadamente. Isso diminui os níveis de melatonina, um hormônio essencial para o corpo saber quando é hora de dormir.

3. A leitura atrasa a deterioração cognitiva

Ler é uma boa maneira de manter as funções ativas do cérebro. Ajuda em alto grau quando a velhice se aproxima e nosso cérebro começa a ser afetado.

  • Ler um pouco a cada dia faz com que as conexões neuronais sejam maiores, trabalha a memória em alto nível e os danos ao cérebro são apresentados de forma mais lenta.

De fato, tem sido comprovado por várias pesquisas científicas que manter o cérebro ativo ajuda a retardar o estágio da demência senil e prevenir o aparecimento de doenças como a doença de Alzheimer.

Podemos trabalhar a memória com leituras ou outras atividades, como palavras cruzadas ou xadrez.

4. A leitura melhora o vocabulário

Ler livros diferentes nos ajuda a conhecer tópicos e palavras que nem sabíamos que existiam. E isso nos estimulará a investigar mais, aumentando assim nosso léxico, que está diretamente relacionado com o bom rendimento intelectual.

Portanto, é aconselhável começar com os hábitos de leitura desde cedo para que as crianças os adotem como algo normal e como hobby.

5. Melhora as relações sociais

Uma pessoa que tem o hábito de ler, provavelmente tenha lido um grande número de livros sobre vários tópicos ao longo de sua vida. Além de um extenso vocabulário, seus tópicos de conversação serão numerosos.

Confira também 6 erros que destroem as relações familiares

Moça usufruindo dos benefícios da leitura

Além disso, suas habilidades de se expressar e se comunicar serão cada vez melhores.

6. Aumenta a concentração

Ao ler, uma pessoa se torna capaz de se concentrar completamente na atividade que está fazendo, sem estar ciente de tudo o que acontece ao seu redor.

Desta forma, ela trabalha a sua concentração, desenvolvendo a capacidade de terminar cada atividade que começa. Isso, por sua vez, ativa sua objetividade e permitirá que você tome melhores decisões.

Se você ainda não tem o hábito de ler, recomendamos que você comece e reforce a cada dia esse hábito em seus filhos. Com isso, você estará melhorando significativamente a qualidade de vida deles e a sua. Não deixe de tirar proveito dos benefícios da leitura.